A chegada da época do bom velhinho motiva muita gente a se aventurar na cozinha. A ideia é testar novos pratos para receber os convidados ou levar um quitute até a casa dos anfitriões. Seja qual for o ponto de encontro das festividades, sempre é bom ter algumas receitas de Natal na manga.
Este post reúne sugestões para todos os gostos, com doces e salgados que costumam agradar diferentes paladares. Assim, queira você algo simples para cozinhar com as crianças ou um menu mais elaborado, poderá adaptar as escolhas ao tipo de ceia que a família deseja.
Que tal começar? Veja a importância do planejamento e algumas dicas do que servir na data!
Por que aproveitar o Natal para reunir a família?
Nada desperta tanto o interesse pela conversa quanto uma mesa repleta de boa comida. Nos dias especiais, enquanto degustam as delícias elaboradas com tanto carinho, as pessoas conseguem colocar as notícias em dia, se lembrar dos bons momentos e dar muitas risadas.
Isso explica por que pensar em receitas de Natal é uma ótima forma de aproveitar a companhia de quem a gente gosta. Cozinhar também é um ato de amor, principalmente quando envolve atenção a cada detalhe — como o ingrediente preferido de alguém ou uma sobremesa que atravessa gerações.
Quem quer se divertir com a família pode envolver diferentes membros do grupo no preparo dos pratos ou pedir ajuda para a montagem do local das refeições. A ideia é promover a integração durante a espera pela ceia e aguçar os sentidos que ajudam a abrir o apetite, como o olfato e o paladar.
Quais são as melhores receitas de Natal?
Há milhares de produtos e especiarias para definir o cardápio. Se ainda assim você ficar na indecisão, sugiro que pesquise exemplos de menus e altere o que for necessário. As dicas vão evitar preocupações excessivas com comida e permitir que a turma passe tempo de qualidade na celebração de Natal.
Confira algumas receitas que fazem sucesso.
Canapés de atum
É sempre legal ter algo para petiscar antes do prato principal, certo? Nesse momento, os famosos canapés são bem-vindos porque proporcionam uma degustação rápida e sem sujeira. As pessoas conseguem pegar com as mãos e provar em poucas mordidas. Você vai precisar de:
- 1 lata de atum escorrido;
- 4 colheres (sopa) de requeijão;
- 2 colheres (sopa) de molho inglês;
- 2 colheres (sopa) de catchup;
- salsinha a gosto;
- 1 embalagem de barquetes para canapés.
Disponha as barquetes em uma travessa. Em seguida, misture todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Com uma colher, vá preenchendo as massas até o topo. Se quiser, decore o topo dos canapés com folhinhas de manjericão fresco.
Farofa de bacon
Ela absorve a gordura das carnes e causa uma explosão de sabores na boca, tanto que ganha destaque entre as receitas de Natal. É um prato que costuma agradar crianças e adultos, por isso, aposte sem medo. Os ingredientes incluem:
- 500 g de farinha de mandioca;
- 150 g de bacon;
- 100 g de linguiça calabresa defumada;
- 1 cebola grande;
- 2 dentes de alho;
- 3 colheres de sopa de azeite ou manteiga;
- 1/2 xícara de azeitonas;
- 1 pimentão pequeno;
- sal e cheiro verde a gosto;
- 2 ovos cozidos picados.
Corte os embutidos em cubinhos e frite com a gordura escolhida. Acrescente a cebola e o alho picados e deixe dourar. Coloque o pimentão e as azeitonas em pequenos pedaços, depois, vá jogando a farinha. Mexa sem parar até que a farofa fique levemente tostada. Desligue e finalize com os ovos e o cheiro verde.
Salada refrescante
Quer uma receita rápida para deixar o cardápio mais saudável? Você vai ver que essa salada é muito simples de fazer e certamente vai enriquecer o prato dos convidados. Veja a lista de produtos:
- 2 tomates grandes maduros;
- 2 cebolas roxas;
- 2 pêssegos maduros;
- 1/2 xícara de manjericão fresco;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico;
- sal a gosto.
Para começar, corte o tomate em pedaços grandes, o pêssego em fatias finas e a cebola em lâminas. Com as mãos, rasgue as folhas de manjericão e junte aos demais ingredientes. Tempere com um pouco de sal, mexa bem e disponha em uma vasilha, mantendo a salada na geladeira até o momento de servir.
Arroz à grega
Um cereal tão comum na mesa dos brasileiros ganha um toque a mais com legumes e frutas secas. O arroz à grega é um clássico das receitas de Natal e valoriza o menu tanto na questão de sabor quanto na estética. Para fazer, você vai precisar dos seguintes alimentos:
- 1 pimentão verde;
- 1 pimentão vermelho;
- 1 cenoura;
- 1 lata de ervilhas;
- 1 xícara (chá) de uva-passa;
- 1 cebola;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres (sopa) de óleo;
- 2 xícaras (chá) de arroz;
- 4 xícaras (chá) de água fervente;
- sal a gosto.
Pique os pimentões e a cenoura em tiras finas. Leve-os para uma panela com meia colher de óleo e refogue. Desligue o fogo, junte as passas e reserve.
Em outra panela, adicione o restante do óleo para fritar o alho e a cebola picados em cubinhos. Quando estiverem transparentes, coloque o arroz e refogue até que os grãos fiquem brilhantes. Em seguida, jogue a água fervente com sal e deixe cozinhar.
Na metade do cozimento do arroz, coloque os legumes que estavam reservados e mexa bem devagar. Tampe a panela e aguarde a secagem completa da água. Tire a panela do fogo e deixe descansar por 5 minutos antes de levar à mesa.
Frango assado com batatas
Quer uma alternativa às carnes recheadas com diferentes alimentos? Você pode assar um frango inteiro com os legumes favoritos da família. A sugestão aqui inclui batatas, pois elas têm um sabor suave que cai bem com qualquer proteína. Anote os ingredientes:
- 1 frango inteiro, limpo e descongelado;
- 2 cebolas grandes;
- 5 dentes de alho;
- 3 caldos de galinha;
- 12 batatas;
- açafrão, orégano e sal a gosto.
Disponha o frango em uma travessa funda e, com uma faca, faça vários furos na carne. Isso vai potencializar a absorção do caldo que dá o sabor.
Em um liquidificador, coloque uma cebola, os dentes de alho e os temperos a gosto. Cubra com água e bata até misturar bem. Despeje esse caldo sobre o frango até cobrir. Se achar necessário, coloque um pouco mais de água, pois a carne deve ficar submersa.
Cubra a tigela com plástico filme e leve à geladeira para descansar 24 horas. Tire o frango do caldo (reserve esse líquido) e coloque-o em uma travessa forrada com papel-alumínio. Recheie a carne com uma cebola picada, depois amarre as pernas da ave com um barbante.
Acomode as batatas em torno do frango e regue tudo com uma parte do caldo do tempero. Cubra com papel-alumínio e asse em forno preaquecido a 180°C por uma hora. Depois desse tempo, remova o papel-alumínio e deixe assar por aproximadamente 2 horas, até dourar.
Rabanada
Pãezinhos fritos e envoltos em açúcar são uma perdição. E como tendem a ser preparados apenas em datas especiais, você não vai prejudicar sua saúde por degustar algumas porções. Confira o passo a passo dessas delícias:
- 5 unidades de pão francês;
- 400 ml de leite integral;
- 2 ovos peneirados;
- açúcar;
- canela;
- óleo suficiente para fritar.
Corte os pães em fatias grossas e coloque de molho no leite. Bata os ovos com um garfo e depois coloque o óleo para aquecer. Esprema as fatias e, em seguida, mergulhe-as no ovo batido. Frite cada fatia até os dois lados ficarem dourados e transfira para uma tigela com papel toalha.
Deixe a gordura escorrer um pouco e passe as fatias em uma vasilha preenchida com açúcar e canela, polvilhando até que as rabanadas fiquem totalmente cobertas. Sirva ainda quentinho.
Deu água na boca só de pensar? Vale dizer que parte do sucesso das receitas de Natal depende de um bom planejamento das compras na véspera da celebração. Assim, procure definir os pratos com antecedência e elaborar uma lista detalhada para não sair do mercado com dúvidas.
Ainda não acompanha as redes sociais do Cartão de Todos? Visite agora os perfis do Instagram e do Facebook.