Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Manual do Linkedin: guia completo de como criar um perfil atrativo

29 de abril, 2021

por

Compartilhe:

Mas afinal, o que é o Linkedin? Lançado em 2003 e comprado pela Microsoft em 2016, a empresa é a maior rede profissional do mundo. No Brasil, a plataforma está em terceiro lugar em número de usuários, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. São mais de 40 milhões de brasileiros com um perfil na rede. 

Sua missão é simples: conectar profissionais de todo o mundo com foco no crescimento de suas carreiras. Um local onde empresas podem buscar colaboradores e colaboradores podem buscar oportunidades.

Rede Social   Rede Profissional

O linkedin não é uma rede social. Não se esqueça que ela é sua carta de apresentação para a empresa, é como o mercado de trabalho te enxerga. Então, evite erros gramaticais, informações muito pessoais, discussões e discursos de ódio contra empresas e colegas. Esses são erros que podem e irão te desclassificar de diversos processos seletivos.

Tecnología digital internet jugar mostrar contacto Foto gratis

Quer fazer parte dessa rede? O primeiro passo é criar um perfil atrativo. Confira as nossas dicas:

  • Tenha uma boa foto de perfil

Nunca se esqueça que o Linkedin é uma rede profissional e não social. Assim, precisamos utilizá-lo para fortalecer nossa imagem profissional. Nada de foto na praia ou fotos com muito efeito. A primeira impressão é a que fica, logo, sua foto de perfil deve ser como você deseja se apresentar para o mercado de trabalho

Evite selfies e mantenha sua foto sempre atualizada. Peça para alguém te ajudar com a fotografia e de preferência, opte por um fundo neutro e não muito chamativo, paredes mais claras que não irão tirar o foco de você.

  • Faça um resumo atraente

O resumo é uma das partes mais importantes do seu perfil, essa é uma das primeiras coisas que qualquer recrutador observa. Assim, dedique bastante tempo para contar sua história da melhor maneira possível. Ele é seu cartão de visitas. Se diferencie e saiba se vender. 

Nesse espaço, não esqueça de três pontos-chave:

 – Quais são seus objetivos profissionais?

 – Quais são suas experiências profissionais que merecem mais destaque?

 – Quais são as minhas habilidades e competências ?

Além disso, saiba organizar suas informações de maneira lógica e objetiva. Coesão e coerência textual são essenciais. 

Ps: As palavras-chaves no Linkedin são utilizadas para identificar sua área de atuação e a sua profissão.  Ao utilizá-las no decorrer do seu resumo, o algoritmo do Linkedin dará mais visibilidade ao seu perfil.

  • Escolha um bom título profissional

O seu título no Linkedin é o seu slogan. É a primeira coisa que as suas conexões irão ver em seu perfil, então é preciso estar de acordo com como você define seu perfil profissional. Você pode colocar apenas o seu cargo atual, mas se você deseja se destacar, tente ser um pouco mais criativo. Descreva suas habilidades, a área em que atua e o que você faz de melhor, assim, seu perfil despertará o interesse de quem visita o seu perfil. Para isso, busque por palavras-chaves que as pessoas utilizam para pesquisar coisas relacionadas a sua área de atuação. 

  • Experiências Profissionais

Você é bom mesmo no que faz? Os recrutadores estão interessados, na maior parte do tempo, em saber como foi sua carreira até aqui. Daí a importância de sempre manter atualizada suas experiências profissionais da maneira mais organizada possível. Em cada experiência, detalhe e descreva em tópicos, de forma clara e sucinta, o que você fez de mais importante na empresa, isso inclui: responsabilidades, conquistas e atividades cotidianas. 

  • Defina suas habilidades e competências

Pequenos detalhes fazem muita diferença no que diz respeito ao perfil profissional no Linkedin. É nesse campo que você destaca o que há de melhor em você. Seus pontos fortes e o que tem se destacado nos locais em que você já passou. 

Escolha ao menos cinco competências, entre técnicas e sociais. Busque quais são as habilidades mais procuradas por recrutadores na área e no cargo que você exerce ou quer exercer e as adicione caso se encaixem com suas características pessoais. Inclusive, suas conexões também podem recomendar essas competências em seu perfil. 

  • Hora das conexões

Chegou a hora de aumentar a sua rede de contatos no Linkedin. A maior rede profissional do mundo, possibilita criar conexões estratégicas e direcionadas que irão destacar seu perfil para recrutadores e outras pessoas. Inicie adicionando colegas e pessoas que você já conhece. Amigos, parceiros de trabalho e da faculdade e antigos chefes. Você pode utilizar o email para fazer os convites ou buscar pelo nome na área de pesquisa. Reserve um tempo para buscar conexões na sua área de interesse. Não se sinta intimidado em adicionar pessoas que você admira ou que são destaque na área em que você deseja trabalhar. Não se esqueça que o networking é um dos intuitos do Linkedin.

Curtiu as dicas? Você sabia que a Prepara TODOS tem um curso completo de Linkedin para você aprender a destacar seu perfil na rede? Acesse já!

Tags: