É muito comum ouvir dos estudantes: estou doido para acabar logo isso! Mas será que existe exatamente um fim quando pensamos em educação? Sim, certamente conseguimos encerrar ciclos – a fase escolar, a graduação, a pós… -, no entanto, se pensarmos na ampliação dos nossos conhecimentos, o processo de aprendizagem, então, nunca tem fim.
A educação continuada
Então, vamos entender o significado desse termo. Como o próprio nome diz, trata-se de um processo contínuo de aprendizagem. Assim, a pessoa que investe em educação continuada não encerra os seus estudos com o término dos ciclos de ensino mais tradicionais. Pelo contrário, se mantém em busca de novos conhecimentos para estar sempre atualizada em relação à sua área de atuação.
E por que isso é tão importante?
Você já ouviu falar no mundo VUCA? Não? Aqui em nosso blog temos um texto bem completo falando sobre isso. Que tal dar uma olhada?
VUCA é uma sigla criada para representar as características do mundo atual. Cada letra refere-se a uma palavra (inglês):
V – Volatilidade
U – Incerteza (uncertainty)
C – Complexidade
A – Ambiguidade
Desde o século XVIII, quando as primeiras modificações sociais mais fortes começaram a acontecer, o mundo se transformou profundamente.Essas mudanças se intensificaram, em dimensão e tempo, a partir do século XX com a chegada da Revolução Digital. Pense comigo: o mundo que conhecíamos há cerca de 30 anos não é o mesmo que encontramos hoje.
Isso nos mostra que a realidade atual é marcada pela versatilidade e pela instabilidade. Nada nos garante que o que faz sentido hoje continue a fazer daqui a alguns anos.
Por isso, o profissional que quiser se manter com boas oportunidades no mercado de trabalho deve se atualizar constantemente. Todos os dias surgem novas tecnologias, novas teorias, novas técnicas… A maneira com que resolvemos um problema hoje, definitivamente não será a mesma amanhã. Nesse sentido, a educação continuada é a sua grande aliada.
Vamos pensar em um exemplo bastante ilustrativo: há pouco mais de 30 anos, as redações de jornais e revistas eram repletas de máquinas de escrever. Era através delas que os jornalistas escreviam as suas matérias – um grande avanço tecnológico até então. Foi aí que surgiram os computadores que, logo na sequência, tornaram-se populares. Qual era a vantagem desse aparelho em relação ao anterior? Bom, para os escritores, ele trazia mais conforto para apagar erros e formatar páginas. Agora, imagine um profissional que, em face da chegada dessa nova tecnologia, se recusasse a se atualizar? Afinal, a máquina de escrever continuava ali, sendo útil e servindo ao propósito da escrita. Em quanto tempo você acha que ele perderia oportunidades no seu espaço de trabalho?
Esse exemplo ilustra bem o que acontece de maneira geral em nossa vida profissional quando abrimos mão da educação continuada: nos tornamos obsoletos!
Como investir na minha educação continuada?
- Pós-graduação:
Essa é uma boa maneira de adquirir novos conhecimentos e se manter atualizado depois de concluir a graduação. Existem dois modelos de pós: as chamadas latu sensu (do latim, “em sentido amplo”), são programas de especialização, tal como os MBAs, e geralmente são mais voltados ao mercado de trabalho; já as chamadas stricto sensu (do latim, “em sentido específico”), referem-se aos programas de mestrado e doutorado, usualmente mais voltados para a pesquisa e para o universo acadêmico.
- Cursos profissionalizantes:
Você pode achar que, por já ter uma profissão, não faz sentido investir em um curso profissionalizante. Muitos deles, no entanto, ajudam o profissional a descobrir novas técnicas e a ampliar o seu repertório de atuação.
Em nossa plataforma, você encontra mais de 1250 cursos desta categoria para investir em você e no seu crescimento pessoal.
- Cursos de idiomas:
Em um mundo globalizado, conhecer e dominar novos idiomas é essencial para ampliar as possibilidades de comunicação e, consequentemente, abrir novas portas no universo profissional.
Na PreparaTODOS, você encontra cursos de inglês, espanhol, francês e italiano para investir no seu crescimento pessoal e profissional.
Agora que você já entendeu a importância da educação continuada, que tal começar hoje? Conte sempre com a gente e voe alto na sua carreira!
Acesse já nosso blog e tenha acesso aos melhores conteúdos de educação em empregabilidade.