Já ouviu falar em saúde preventiva? Como o próprio nome já diz, é a união de cuidados voltados para evitar complicações que podem afetar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.
Afinal, é possível procurar um médico para agir com prevenção, antes que um problema, de fato, surja. Essa atitude é capaz de proporcionar muitos benefícios à saúde, além de contribuir para uma maior longevidade.
Quer saber mais sobre o que é saúde preventiva e por que esse assunto está sendo tão falado ultimamente? Acompanhe este post e entenda!
O que é saúde preventiva?
A Medicina Preventiva é uma das áreas da saúde que mais recebeu visibilidade nos últimos anos. Isso porque antecipar e solucionar problemas, se possível antes mesmo que eles causem prejuízos, traz uma enorme vantagem para todos os envolvidos.
Como mencionamos a saúde preventiva diz respeito a uma série de cuidados que ajudam a evitar o surgimento de uma doença. Desse modo, é possível economizar, ter mais tranquilidade com relação ao próprio bem-estar e garantir uma maior qualidade de vida.
Qual é a sua importância?
Prevenir uma determinada complicação de saúde, muitas vezes, é mais simples do que tratar. Esse é o caso, por exemplo, de diversas doenças crônicas, sejam elas físicas ou mentais.
Fazer a manutenção dos hábitos do dia a dia, transformando-os em práticas mais saudáveis, como a alimentação equilibrada, a realização de exercícios físicos e o controle do estresse, pode ser o suficiente para contribuir para a prevenção de transtornos como:
- diabetes;
- colesterol alto;
- sedentarismo;
- hipertensão;
- obesidade;
- depressão;
- ansiedade.
Vale ressaltar que o Brasil apresenta índices elevados de casos diagnosticados em todas as doenças que citamos. Dessa forma, uma medida eficiente encontrada para reduzir as consequências graves e investir no bem-estar da população foi a conscientização sobre a necessidade da prevenção.
Como investir em saúde preventiva?
A boa notícia é que você pode agir por conta própria para se prevenir de um conjunto de problemas de saúde. Como visto, alguns hábitos saudáveis podem ser grandes aliados nessa missão.
A seguir, confira alguns cuidados que você precisa ter com a saúde física e mental, a fim de evitar o desenvolvimento de diversas doenças!
Check-up anual
Você sabia que, para um adulto saudável, a frequência recomendada de consultas ao médico é de uma vez ao ano? Ao seguir essa orientação, você consegue acompanhar de perto o estado de saúde e ouvir a opinião de um profissional especializado.
O check-up envolve consultas com um clínico geral, caso você não faça o acompanhamento de alguma outra doença, e exames de check-up, como:
- exames de urina;
- hemoglobina;
- glicemia;
- colesterol;
- triglicérides;
- entre outros que o profissional achar necessário solicitar.
Além disso, para as mulheres, é importante realizar o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, uma vez ao ano. A mamografia também é necessária para o público feminino acima dos 50 anos, a cada 2 anos, ajudando na prevenção ao câncer de mama.
Os homens também têm exames específicos que precisam fazer parte do check-up. O de próstata, que deve ser realizado uma vez ao ano a partir da faixa etária dos 40 anos, é um exemplo.
Alimentação saudável
O organismo, por si só, produz algumas substâncias essenciais. Mas ele também precisa receber energia para a manutenção das suas funções. Nesse contexto, a alimentação é a principal via de entrada dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.
Tendo em vista a sua importância para a qualidade de vida e o bem-estar, vale dizer que quanto mais saudável for a alimentação, maiores serão os benefícios para a saúde.
Além disso, por meio da alimentação é possível prevenir diversas doenças. Por outro lado, quando o cardápio do dia a dia está desregulado e há o consumo excessivo de sódio, gorduras e açúcares, transtornos como o diabetes, as doenças cardiovasculares e a obesidade podem surgir.
Desse modo, nada melhor do que prezar por uma alimentação saudável. A dieta equilibrada é aquela que não contém excessos, nem restrições. Isso sem contar que envolve pratos com bastante variedade de nutrientes, como porções de:
- carboidratos — presentes em grãos, frutas, legumes e vegetais;
- proteínas — encontradas em carnes, leguminosas, ovos e laticínios;
- fibras — estão em frutas, leguminosas e grãos (de preferência, produtos integrais);
- vitaminas — presentes em frutas, vegetais, legumes, carnes, cereais, laticínios e ovos;
- minerais — encontrados em alimentos como frutos do mar, leite, oleaginosas, frutas e legumes.
Prática de exercícios
A prática regular de atividades físicas também é uma ótima aliada na prevenção de doenças. Manter o corpo em movimento faz com que a saúde cardíaca se regule e diversas outras funções do organismo trabalhem em harmonia.
O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a prática de 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada a alta, como:
- dança;
- ciclismo;
- corrida;
- natação.
No entanto, é possível alternar esses exercícios com os treinos de fortalecimento muscular. Assim, você obtém massa magra, protege as suas articulações de lesões e melhora o condicionamento físico.
Cuidados com a saúde mental
Como você viu, não é apenas a saúde física que é relevante nos cuidados preventivos. O bem-estar mental é tão importante quanto, pois existem diversos transtornos crônicos que afetam diretamente o estado psicológico de uma pessoa.
Vale ressaltar também que transtornos como a ansiedade e a depressão podem gerar sintomas físicos de forma somatizada. Sendo assim, problemas de ordem física se refletem no mental e vice-versa.
A redução do estresse é um dos principais cuidados a serem tomados. Evitar situações que tiram o seu equilíbrio psicológico no dia a dia permite uma maior sensação de bem-estar e organização mental.
Contar com ajuda profissional é outro passo importante. Um psicólogo é capaz de ouvir as necessidades de cada indivíduo e encontrar soluções para superar os principais desafios, estimulando os cuidados com a saúde mental.
Quais são os benefícios de investir em saúde preventiva?
Investir na sua própria saúde é uma excelente escolha. Assim, você tem a possibilidade de desfrutar de benefícios como:
- maior disposição;
- satisfação pessoal;
- redução de doenças.
- melhora na autoestima e na autoaceitação;
- economia com os gastos de saúde.
Gostou da proposta da saúde preventiva? Então, não deixe de começar a investir no autocuidado e adotar alguns hábitos importantes para evitar as complicações. Além disso, aproveite o Cartão de TODOS para ter ainda mais vantagens na atenção ao bem-estar.
Quer saber quais são os benefícios do Cartão de TODOS? Então, confira todos os ganhos em qualidade de vida que o programa oferece!