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Saúde física e autocuidado mental: como mantê-los em dia?

Já parou para pensar na relação entre saúde física e autocuidado mental? Dar atenção para as suas necessidades psicológicas, mentais e do corpo é fundamental para ter mais qualidade de vida e bem-estar no dia a dia.

Atualmente, em meio aos compromissos da rotina, é comum desviar o foco do autocuidado, por conta das preocupações cotidianas. No entanto, isso se torna um grande problema a longo prazo, favorecendo o aumento do estresse e prejudicando o bem-estar.

Desse modo, como encontrar um equilíbrio de vida e dar mais atenção para a saúde física e autocuidado? Acompanhe este post e saiba mais!

Qual é a relação entre saúde física e autocuidado?

Pode não parecer, mas ao dar atenção para as necessidades da sua mente e do seu corpo, todo o bem-estar melhora. Por exemplo, suponha que você esteja com uma rotina muito atarefada e, por conta disso, não está tendo uma boa noite de sono.

Ao longo dessa rotina, é possível notar uma queda na produtividade e uma maior dificuldade de manter a concentração nas tarefas que precisa realizar, não é mesmo? Isso sem contar que a fadiga vem rapidamente e novas dores podem surgir pelo corpo. Isso se deve ao fato de que você não conseguiu se dar o devido descanso.

Nesse caso, uma prática de autocuidado seria não negligenciar a sua necessidade de ter longas horas de sono. Assim, os objetivos seriam alcançados com menos chances de passar por desgastes físicos e emocionais.

É por esse motivo que cuidar da saúde mental e do bem-estar do corpo é fundamental para ter mais qualidade de vida, foco, produtividade e disposição para ir em busca dos seus objetivos.

Quais são os benefícios de praticar o autocuidado?

Mas o que uma pessoa ganha quando cria hábitos de autocuidado? Um dos principais é a oportunidade de desenvolver práticas benéficas à saúde, que trazem ótimos efeitos a curto, médio e longo prazo.

Dentre os principais benefícios de dar atenção às necessidades do corpo e da mente, é possível citar:

  • diminuição dos riscos de desenvolver doenças crônicas;
  • menores custos com a saúde;
  • aumento da longevidade;
  • melhora da autoestima;
  • maior criatividade e produtividade;
  • melhora da cognição;
  • redução do estresse e da ansiedade;
  • promoção do bem-estar no dia a dia.

O autocuidado tem ainda mais efeitos na promoção da saúde da mulher. Afinal, o aumento do estresse pode trazer problemas na regulação hormonal, alterando o comportamento do ciclo menstrual e da ovulação. Pode até mesmo aumentar as chances de infertilidade.

Como praticar o autocuidado? 

Tendo em vista os benefícios proporcionados pelo autocuidado, chegou a hora de descobrir o que você pode fazer no seu dia a dia para dar mais atenção ao seu corpo e à sua mente. A seguir, veja algumas sugestões!

Tire um tempo para você

Ter um tempo diário para dar atenção às suas necessidades, nem que seja apenas alguns minutos, é fundamental. Um momento de solitude é importante para administrar melhor as emoções, planejar a rotina de maneira mais equilibrada e entender como você está se sentindo.

Por isso, é bom reservar um tempo para cuidar de você, seja um banho mais longo, um tempo para a leitura ou mesmo uma caminhada pelo bairro. Essas práticas, por mais simples que sejam, têm um enorme efeito no seu bem-estar.

Medite

Outra prática muito interessante para adotar no dia a dia é a meditação. Por meio dessa atividade, é possível aprender a entender melhor os seus pensamentos, regular as emoções, desacelerar e, principalmente, relaxar.

A meditação também tem resultados positivos no aumento da atenção, memorização, aprendizagem e empatia. Desse modo, vale a pena tirar alguns minutos do seu dia para se concentrar nos seus pensamentos e respiração.

Defina metas

Definir metas, por menores que sejam, ajuda a manter a motivação ao longo da rotina. Melhor ainda quando esses objetivos são semanais, pois ajudam a estipular e organizar como serão os seus próximos dias.

Experimente definir algumas metas para cumprir ao longo da semana, como beber dois litros de água diariamente, ter uma alimentação mais saudável, diminuir o tempo no celular ou ler uma determinada quantidade de páginas de um livro.

Passe tempo com a família

Passar tempo de qualidade com as pessoas queridas também faz uma enorme diferença no seu bem-estar. Isso sem falar que, ao se aproximar da família, é possível criar laços ainda mais estreitos e conhecer melhor quem você ama.

Por isso, experimente fazer uma refeição em família ou alguma atividade em conjunto. Ao criar esse hábito, você vai conseguir notar os impactos positivos que estar em companhia das pessoas amadas traz para o seu bem-estar.

Pratique exercícios físicos

A prática regular de atividade física é um dos principais hábitos para cuidar do seu corpo e da sua mente, principalmente se está aliada a uma alimentação equilibrada, com menos açúcares, gordura e sódio.

Além disso, fazer exercícios físicos não significa que é necessário praticar alguma atividade que você não gosta. Atualmente, é possível encontrar as mais variadas opções para colocar o corpo em movimento, inclusive, sem precisar sair de casa.

Fazer caminhada, andar de bicicleta, fazer yoga, dançar, realizar exercícios aeróbicos, praticar algum esporte: todas essas são alternativas que você pode buscar para movimentar o corpo e evitar inúmeras doenças.

Tenha um hobby

Outro hábito que faz muito bem para a sua saúde mental é a adoção de um hobby. Encontre um ou mais passatempos que ajudem você a desligar da rotina e relaxar. A partir disso, tente incluí-los no seu dia a dia, de modo que seja sempre possível ter um tempo de autocuidado.

Você pode começar um novo hobby ou resgatar um antigo. Sabe aquela atividade que fazia muito bem a você, mas que, por algum motivo, foi necessário parar de realizar? Veja a oportunidade de retomar esse passatempo e observe como a sua disposição e satisfação com a vida podem melhorar consideravelmente.

Ao aprender a dar mais atenção para a saúde física e autocuidado, você é capaz de aproveitar muito mais benefícios e qualidade de vida. Por esse motivo, comece agora mesmo a colocar essas dicas em prática e cultive mais bem-estar na sua rotina.

Este post serviu de inspiração para praticar o autocuidado? Então, que tal criar o hábito de leitura? Aproveite a visita e confira também 30 livros on-line gratuitos que você não pode deixar de ler!


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