“Vestibular tem todo ano!”
Era assim que a geração dos nossos pais falava antigamente.
Hoje, a realidade dos estudantes que desejam ingressar no ensino superior é diferente. A maior parte das universidades federais do país usa como exame de acesso às suas vagas o ENEM em vez de provas personalizadas para cada instituição.
O vestibular mudou, mas uma coisa continua igual: tem todo ano!!!
E o INEP, instituto responsável pelo ENEM, já divulgou o calendário do exame para 2021.
Então, vem com a gente conferir as principais informações!
Inscrições:
As inscrições começaram no dia 30 de junho (quarta-feira) e se encerram hoje, 14 de julho.
Qualquer pessoa pode se inscrever, mas poderão concorrer às vagas das universidades (via SISU, FIES ou Prouni) apenas aqueles que já tiverem concluído o ensino médio. Os outros candidatos são considerados “treineiros” e usaram o exame apenas para adquirir experiência.
Pessoas com necessidades especiais
O INEP assegura atendimento aos candidatos que apresentem necessidades especiais para realizar a prova, tais como: deficiência visual, física, auditiva, intelectual ou, ainda, gestantes, lactantes, idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade.
Para esses casos, o candidato deverá informar a sua condição no ato da inscrição e apresentar documento que comprove e justifique a solicitação (como, por exemplo, um laudo médico).
Tratamento pelo nome social
Os participantes que desejarem ser reconhecidos socialmente de forma consonante com a sua identidade de gênero podem fazer uma solicitação junto ao INEP.
O pedido deve ser feito entre os dias 19 e 23 de julho através da página do participante.
Taxa de inscrição
As inscrições para o ENEM não são gratuitas. O valor da taxa é de R$ 85,00 e deve ser pago até o dia 19 de julho. O boleto é gerado após a inscrição, que só será confirmada após o pagamento.
É muito importante que os candidatos guardem o comprovante de pagamento e acompanhem o status da inscrição através da página do participante.
Provas
As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e serão distribuídas da seguinte forma:
-
1º dia:
– Linguagens, códigos e suas tecnologias – língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol – o idioma deve ser escolhido pelo participante no momento da inscrição), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
– Ciências humanas e suas tecnologias – história, geografia, sociologia e filosofia.
– Redação
-
2º dia:
– Ciências da natureza e suas tecnologias – biologia, física e química
– Matemática e suas tecnologias – matemática
ENEM digital
Assim como no ano passado, este ano, os candidatos poderão optar por realizar a versão digital do exame. Ela será feita em alguns locais destinados à realização deste modelo, nos mesmos dias em que será aplicada a versão impressa.
Serão disponibilizadas 101.100 (cento e uma mil e cem) inscrições para o ENEM digital. O candidato que tiver o desejo de participar deste modelo deverá indicá-lo no ato da inscrição.
Só poderão participar do ENEM digital os candidatos que forem concluintes ou que já tiverem terminado o ensino médio.
Conte sempre com a PreparaTODOS e boa sorte!