A realização da prova do ENEM é só a primeira etapa do vestibular. Para aqueles que buscam vagas em universidades de todo o país, o período de inscrições no SISU, PROUNI e FIES é tão ou mais importante do que o exame. Recentemente, nós fizemos um texto explicando cada uma dessas siglas. Hoje, vamos nos dedicar ao primeiro deles, o SISU!
Chegou a hora!
Nesta semana, foram liberadas para consulta as notas dos candidatos que compareceram ao ENEM. O próximo passo, será a abertura das inscrições do SISU, o Sistema de Seleção Unificada, que vão acontecer entre os dias 6 e 9 de abril (aloooou, já é semana que vem. Se liga!).
Geralmente, o SISU tem duração de uma semana, mas neste ano serão apenas três dias. Por isso, mais do que nunca, é preciso ficar esperto e não dar vacilo na hora de se inscrever.
- Escolha bem as suas opções:
Na hora de realizar a inscrição, você deverá indicar uma primeira e uma segunda opções de curso. Vale colocar o mesmo curso em uma mesma universidade, mas com turnos diferentes; o mesmo curso em universidades distintas ou, ainda, cursos completamente diferentes, só não vale colocar “qualquer coisa”. É muito importante escolher duas opções que você realmente deseje!
Além disso, esteja atento às suas prioridades. Coloque como primeira opção aquela que, de fato, for a sua primeira opção! Isso porque, caso você esteja dentro da nota de corte, será chamado para a opção 1 e perderá a chance de disputar a vaga da opção 2.
- Sua escolha é viável?
Uma das vantagens do SISU é, como o próprio nome diz, ser unificado. Isso faz com que, através de um mesmo exame e de uma mesma nota, você possa disputar vagas em universidades de todo o país.
Às vezes, o curso que é muito disputado em uma cidade tem uma relação candidato x vaga mais tranquila em outra. Isso faz com que muitos candidatos optem por universidades de fora das suas regiões.
É importante, no entanto, verificar se esta é uma escolha viável. Mudar para uma cidade/estado diferente pode não ser um caminho simples ou barato. Por isso, tome essa decisão seguro de que ela é possível.
- Pesquise:
Você só saberá se sua nota está acima do limite de corte durante o período das inscrições, pois isso varia de ano a ano, de acordo com o número e a nota dos candidatos. No entanto, é possível pesquisar as notas de corte dos anos anteriores para ver se a sua está dentro da média.
Isso vai facilitar a sua escolha e te ajudar a mudar de opção, caso seja necessário.
- Acompanhe a sua inscrição!
Como falamos acima, o SISU, em 2021, ficará aberto pelo período de três dias e você poderá realizar a sua inscrição em qualquer um deles. Porém, é muito importante não deixar tudo para o último dia, Assim, você saberá se está dentro da disputa de vaga, de acordo com a nota de corte, ou se é necessário rever a sua escolha.
Boa sorte!!!