As ações de conscientização pelas cores tem sido de grande ajuda para todo mundo. Há 20 anos, nos Estados Unidos, foi lançada a Campanha Outubro Rosa, para gerar consciência sobre a prevenção do câncer de mama.
No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa foi realizada em 2002 quando o Obelisco do Ibirapuera foi inteiramente iluminado de rosa. A partir daí várias cidades do país passaram a organizar campanhas semelhantes com mutirão de exames, distribuição de folhetos explicativos, organização de corridas entre outros eventos.
A mobilização e engajamento passou a ser geral. Tanto que organizações médicas, ONGs e grupos da sociedade civil organizada passaram a estabelecer cores para os meses do ano com o objetivo de difundir, quebrar preconceitos e ampliar a prevenção de doenças. Então em janeiro, fontes afirmam que duas cores ficaram estabelecidas: o verde para o câncer de colo de útero e o branco para o glaucoma.
Estas ações sempre terão um papel muito significativo pois com elas é possível registrar mudanças de comportamento da sociedade. E o Cartão de TODOS se preocupa com a saúde do país. Quer que todos se conscientizem para fazer sempre os exames que precisam e assim possam proteger a vida com todo cuidado e carinho.