Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Vitamina C: o que é e qual a sua importância para o corpo?

Em algum momento de sua vida você já ouviu falar sobre os benefícios da vitamina C, não é? Esse é um composto bem famoso pela ação que tem no corpo humano, sendo que seu consumo é muito importante para manter a saúde e o bem-estar.

Como a sua composição se dissolve facilmente em água, o corpo humano não produz de forma natural essa vitamina. Por isso, é importante consumir alimentos ou suplementos nutricionais — nesse caso, apenas quando há a orientação feita por um nutricionista — para sintetizá-la.

Neste post, quero mostrar a importância que a vitamina C tem em seu corpo e dar algumas dicas de como consumi-la no dia a dia. Vem comigo?

O que é vitamina C

Também chamada de ácido ascórbico, essa é uma das vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma de suas principais funções é contribuir para a formação de componentes fundamentais, como músculos, vasos sanguíneos e estruturas ósseas.

Para os jovens, adultos e idosos, a quantidade diária ideal de vitamina C é em torno de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres. Durante a infância, a porção indicada é menor, por volta de 30 mg. Além disso, grávidas e lactantes precisam de uma maior dose, acima de 85 mg ao dia.

A importância dessa vitamina

A vitamina C não é importante apenas para a formação de estruturas necessárias ao nosso corpo. Ela também é um elemento antioxidante, que ajuda as células a combater o efeito dos radicais livres. Essa propriedade auxilia na prevenção de diversas doenças severas, como câncer, Alzheimer, AVC, problemas cardiovasculares, entre outras.

Essa vitamina ainda tem um grande impacto no aumento da disposição, tanto é que o seu déficit provoca mudanças de humor e fadiga, elevando as chances de desenvolver transtornos mentais, como depressão.

Isso ocorre porque a vitamina C ajuda na absorção do ferro no organismo, o que é fundamental para evitar a queda dos níveis de glóbulos vermelhos (principais responsáveis pelo transporte de oxigênio) no sangue e, consequentemente, a anemia. Por esse motivo, ela ajuda na cicatrização.

Esse composto também está relacionado com a produção de colágeno, uma proteína essencial à saúde de diversos tecidos do corpo, como pele, cabelos, dentes e unhas. Ou seja, essa vitamina tem uma grande importância para o organismo humano, participando de diversos processos.

Uma doença que está associada ao déficit de vitamina C é o escorbuto, embora seja muito rara. Nesse caso, as pessoas apresentam problemas de cicatrização, deformidade dentária, baixa disposição, queda da imunidade, hemorragias e problemas de pele.

7 alimentos com vitamina C

Como você pôde ver, a vitamina C tem uma grande importância em diversos processos do corpo humano. Tendo em vista que ela não é sintetizada naturalmente no organismo, nada melhor do que apostar em algumas receitas e alimentos contendo essa substância.

Vale a pena reforçar que ter uma dieta balanceada, dando atenção aos nutrientes que está consumindo, é uma boa atitude para ter uma saúde de qualidade. Sendo assim, uma dica ótima é buscar uma alimentação equilibrada e nutritiva a fim de evitar diversas complicações.

Entre os principais alimentos com alto teor de vitamina C, podemos citar:

  • laranja — essa fruta pode ser consumida tanto pura quanto em receitas como suco, bolos e geleias;
  • couve — quando cozida, a couve perde um pouco de seu potencial nutricional, por isso vale a pena consumi-la crua em saladas;
  • goiaba — uma outra fruta que pode ter diversas finalidades em seu cardápio, sendo uma sobremesa nutritiva e um bom ingrediente para tortas, doces e geleias;
  • pimentão — esse fruto faz toda a diferença na preparação de diversos pratos, adicionando um sabor único, tanto em sua forma crua quanto cozida ou assada;
  • acerola — uma fruta ótima para ser consumida no verão, seja em sua forma pura, seja em sucos e outras receitas;
  • brócolis — esse é um alimento que enriquece qualquer cardápio devido às suas propriedades nutricionais, além de combinar com muitas receitas;
  • salsa — um tempero aproveitado para dar um toque extra nos mais variados pratos.

Benefícios da vitamina C

Você já viu o que a vitamina C pode fazer em seu organismo, então confira quais são os seus benefícios diretos. Um dos principais é o aumento da imunidade. Por conta disso, muitas pessoas costumam indicá-la (até mesmo em sua forma suplementar) para tratar sintomas de resfriados — coriza e tosse persistente, por exemplo.

No entanto, é importante explicar melhor como se dá esse efeito e fazer um alerta sobre essa prática. A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema de defesa do seu corpo, porém, quando ele já está doente, ela não vai contribuir para a melhora.

Ou seja, esse é um elemento usado na prevenção de infecções respiratórias, como o resfriado, mas não tem ação em seu tratamento. Além disso, é importante não consumir suplementos ou medicamentos populares sem prescrição médica.

Outro benefício dessa substância é o de controlar a glicose. Ainda que ela não esteja diretamente relacionada à prevenção do diabetes, alimentos com alto teor de vitamina C, como o brócolis, ajudam a reduzir o índice glicêmico.

Por ser um ácido, muitas pessoas acham que esse consumo não vai fazer bem para a saúde gastrointestinal. No entanto, as suas doses normais não causam nenhum agravamento de doenças gástricas — inclusive, inibe o crescimento de bactérias que promovem infecções estomacais.

Malefícios do consumo em excesso

Assim como em tudo na vida, é preciso ter equilíbrio no consumo de vitamina C. O ideal é não consumir doses diárias acima das recomendadas, exceto no caso de recomendação médica, gestantes, lactantes e fumantes — a nicotina elimina uma parte dessa substância.

O consumo em excesso de ácido ascórbico pode provocar problemas gastrointestinais, como dores locais, flatulência, vômito e diarreia, além de estimular a formação de cálculo renal provocado por doses muito altas

É por esse motivo que é preciso ter cuidado com o consumo de suplementos, como o comprimido efervescente. Então, sempre procure a orientação de um nutricionista para saber a dose certa a ser consumida.

Este post foi interessante? Se sim, aproveite e compartilhe essas informações importantes com os seus amigos nas suas redes sociais!

Tópicos: Saúde


Posts recentes

Cartão de TODOS promove intercâmbio cultural por meio da culinária

read more

4 sintomas da anemia infantil para ficar de olho

read more

O Cartão de TODOS cobre exames? Entenda

read more