Ter uma boa saúde sexual é muito importante para a qualidade de vida. Porém, infelizmente, muitos casais sofrem com um problema comum: a ejaculação precoce. Embora pouco comentado de forma geral, esse distúrbio é uma das principais queixas nos consultórios médicos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um em cada quatro homens tem ejaculação precoce no Brasil. Para saber melhor sobre o problema, suas causas e tratamentos, acompanhe as respostas às dúvidas mais recorrentes.
1 – O que é ejaculação precoce?
É caracterizada quando a ejaculação ocorre poucos instantes após a penetração, ou até mesmo antes, sem que o homem tenha controle disso. Para ocorrer o diagnóstico é preciso que o episódio se repita com frequência, causando insatisfação ao casal.
2 – Quais as causas?
De acordo com os médicos especialistas, as principais causas estão ligadas às questões psicológicas e emocionais como ansiedade, estresse ou medo. No entanto, também existem questões genéticas e problemas de saúde que podem influenciar, como doenças na próstata, por exemplo. Por isso, é sempre importante buscar a avaliação médica.
3 – Em que idade costuma ocorrer? Qual o perfil dos pacientes?
Essa disfunção é mais comum de ocorrer durante a adolescência devido às alterações hormonais, à falta de experiência e ao medo do mau desempenho que podem desencadear um estado de ansiedade que acelera o momento da ejaculação. No entanto, o problema também pode acometer homens de qualquer idade, sem perfil definido, em decorrência das causas emocionais ou fisiológicas mencionadas acima.
4 – Como acabar com a ejaculação precoce? Quais são os tratamentos atuais?
O tratamento pode incluir o uso de técnicas e exercícios de autocontrole que podem ser realizados em casa, medicamentos e também psicoterapia. Para definir o melhor tratamento, antes de tudo, é preciso que o urologista defina a causa do problema. Atualmente, há muitos tratamentos: desde a recomendação de anestésicos tópicos que diminuem a sensibilidade do pênis até o uso de antidepressivos para abaixar o nível de ansiedade e ter melhor controle da ejaculação.
5 – Existe alguma forma de evitar a ejaculação precoce?
Ter um bom diálogo entre o casal é muito importante para que o homem possa relaxar, reduzir a ansiedade e, assim, diminuir as chances de ter a ejaculação precoce. A compreensão do(a) parceiro(a) é fundamental nesse momento. Aprender a controlar a ejaculação, treinando para conseguir retardar o orgasmo durante a masturbação, também é um exercício indicado.
Fontes: UOL – Drauzio Varella e Tua Saúde