Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como ganhar renda extra pela internet? Confira 6 opções

4 de maio, 2023

por

Compartilhe:

Às vezes, o salário é apertado para pagar todas as contas. Também acontece de ele acabar na metade do mês, e é por isso que muita gente busca uma renda extra para ter um pouco mais de tranquilidade.

Mesmo quem tem uma rotina corrida pode conseguir um dinheiro a mais no mês. Afinal, existem diversas formas de trabalhar pela internet para conseguir essa renda extra no conforto da sua casa.

Gostou da ideia? Então continue lendo e veja a importância de buscar alternativas de renda e como você pode explorar a internet para complementar o seu salário.

Por que encontrar formas de ganhar renda extra?

Ter um salário fixo é muito importante porque esse dinheiro com certeza vai cair na conta para bancar as despesas do mês. Mas não podemos negar que imprevistos acontecem, então, é importante se preparar para eles.

As economias domésticas e também as escolhas inteligentes, como ter um cartão com cashback, ajudam bastante a preservar o orçamento doméstico. Mas é válido buscar formas de complementar o dinheiro da família para ter um orçamento maior.

A renda extra é uma grande aliada nessas situações. Com ela, você pode criar uma reserva de emergência, ter um valor a mais para usar caso seja preciso, por exemplo, fazer um reparo na casa, a manutenção do carro, pagar um curso para os filhos ou até mesmo se alguém precisar de tratamento médico.

Fazer renda extra proporciona um pouco mais de segurança financeira para que você não precise fazer dívidas, caso surja alguma situação imprevista. Mas você também pode buscar uma renda extra para concretizar um plano.

Pode ser uma viagem com a família, uma festa especial de aniversário, comprar um eletrodoméstico com valor mais alto ou qualquer outro plano que desejar. Assim, em vez de contar com o dinheiro do salário, pode juntar esse valor a mais para obter conquistas sem comprometer o orçamento da casa.

Quais são as melhores formas de fazer renda extra na internet?

Com toda a tecnologia a nossa disposição atualmente, ficou ainda mais fácil obter uma renda extra. Você não precisa nem sair de casa para isso, já que existem várias opções para ganhar dinheiro pela internet. Veja algumas alternativas fáceis de colocar em prática.

1. Responda pesquisas

Essa é uma forma muito prática de obter uma renda extra na internet. Você só vai precisar dedicar alguns minutos do seu dia para responder perguntas de questionários sobre temas dos mais variados.

Para cada pesquisa respondida, você recebe uma recompensa, que pode ser tanto em dinheiro quanto em pontos, que serão resgatados ou trocados por produtos e itens diversos. O sistema de pagamento e também o valor recebido por cada pesquisa respondida variam dependendo da plataforma ou aplicativo utilizado.

Uma alternativa é o Google Recompensas, também conhecido como Google Opinion Rewards. Você pode usar ainda o Toluna Influencers ou o Quiz.

2. Venda produtos pelo Instagram

O Instagram é uma rede social muito popular e que você pode usar além do entretenimento. É possível oferecer produtos por meio deste canal. Existe a possibilidade de fazer de modo informal, utilizando o seu perfil pessoal para vender, ou então criar um perfil comercial.

Nesse caso, é preciso ter também um perfil no Facebook, já que existe uma conexão entre as duas plataformas. Os anúncios dos produtos que serão vendidos no Instagram, nesse caso, devem estar anunciados no Gerenciador de Negócios do Facebook. Assim você cria o seu próprio e-commerce!

3. Abra uma loja virtual

Agora, se quiser se profissionalizar ainda mais, você pode fazer renda extra na internet criando a sua própria loja virtual. O tipo de produto que será vendido depende daquilo que desperta o seu interesse ou das oportunidades que você encontrar no mercado.

Vale ressaltar que para abrir uma loja virtual é preciso estruturar com mais cuidado o novo negócio. Será necessário registrar um domínio de site e contratar uma plataforma para publicar os produtos, além de pensar na parte logística e de atendimento aos clientes.

4. Venda produtos por marketplace

Se você achou um pouco complexo fazer renda extra montando a sua própria loja virtual, então saiba que ainda tem mais uma opção: a parceria com uma plataforma de marketplace para anunciar os seus produtos nesse site.

O marketplace funciona como uma espécie de shopping virtual. Ali, diversas empresas, lojas e vendedores podem criar os seus catálogos de produtos, geralmente sem pagar nada por isso. O site só costuma cobrar uma comissão por cada venda realizada.

A vantagem é que você não precisa se preocupar com a estrutura da loja porque tudo já está disponível de forma gratuita na plataforma. Caso faça uma venda, basta reservar o valor da comissão que será disponibilizado na plataforma.

A preocupação maior que você precisa ter é com o controle do estoque de produtos e com o envio da mercadoria. Dependendo da plataforma, é possível obter esse tipo de suporte também para facilitar a gestão do seu negócio.

5. Ofereça aulas

Você tem algum tipo de conhecimento que poderia ser útil para outras pessoas? Pode ser nas matérias de escola mesmo, como português, matemática e história. Você fala um segundo idioma? Talvez entenda sobre música, artesanato ou possa trabalhar com algum tipo de consultoria.

Se você tem um conhecimento que pode ajudar alguém a esclarecer dúvidas e desenvolver habilidades, isso pode ser oferecido pela internet como aulas particulares. Não é preciso agendar encontros presenciais, pois existem ferramentas de videochamadas gratuitas que podem ser utilizadas para oferecer esse tipo de serviço a distância.

6. Faça trabalhos freelancer

Dependendo da habilidade que você tiver, também pode fazer trabalhos do tipo freelancer. Algumas pessoas escrevem textos para sites e blogs, outras administram redes sociais, tem também aquelas que fazem edição de fotos e até quem faz as próprias fotografias e disponibiliza para outras pessoas comprarem na internet.

Dá para fazer edição de vídeos, trabalhar com locução, enfim, tudo vai depender da habilidade ou do conhecimento que você tem e que pode ser oferecido como um tipo de produto ou serviço para outras pessoas ou empresas.

Vale a pena ter renda extra pela internet?

A resposta é sim! Vale muito a pena ter uma renda extra pela internet devido à praticidade que esse canal oferece. Você consegue alcançar inúmeras pessoas ou empresas, aumentando as suas possibilidades de ganho.

Além disso, a internet oferece muitos recursos e ferramentas que podem ser utilizados de forma gratuita. Às vezes não é preciso nem mesmo fazer investimentos para começar a ganhar dinheiro.

As despesas também são pequenas, já que você precisa só de energia elétrica e de um aparelho com conexão com a internet. Dependendo do tipo de renda extra que você vai fazer, alguns minutos por dia são suficientes, e tudo pode ser feito no conforto da sua casa.

Buscar uma opção de renda extra pode trazer uma tranquilidade maior para você em relação ao dinheiro. Como explicamos, é uma forma de ter uma reserva de emergência ou fazer planos sem a necessidade de contar apenas com o salário. Basta vencer a procrastinação, traçar as suas metas, escolher a melhor forma de ganhar dinheiro e começar!

Já que você quer ganhar dinheiro de forma independente, pode ser que tenha aptidão para empreender. Veja quais são as vantagens de ser empreendedor e se vale a pena no seu caso!

Tags: