Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Entenda qual é a realidade atual dos refugiados no Brasil

31 de agosto, 2022

por

Compartilhe:

Já imaginou não poder mais viver no lugar onde você nasceu e onde estão toda a sua família, amigos e tudo o que você construiu ao longo da vida? Infelizmente, essa é a realidade de muitos indivíduos que, sem ter outra escolha, tiveram que se tornar refugiados no Brasil e em outros países ao redor do mundo.

Entender o que leva alguém a deixar a sua terra natal para trás e recomeçar a vida do zero em uma nação distante é fundamental para acolher esse grupo que é tão vulnerável. Com o apoio adequado, os refugiados podem não só reconstruir as próprias vidas, mas também contribuir para uma sociedade cada vez melhor.

Neste post, vamos trazer alguns dados para te ajudar a entender qual é a situação dos refugiados no Brasil, além de informações importantes sobre como é possível apoiar essas pessoas. Quer entender melhor desse assunto? Acompanhe a leitura!

Qual é a realidade dos refugiados no Brasil?

Segundo o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), o Brasil recebeu 29.107 novas solicitações da condição de refugiado apenas em 2021. No mesmo ano, 3.086 pessoas obtiveram esse reconhecimento — já foram mais de 60 mil desde 1985. Dessas 3.086, cerca de metade tinha 5 a 14 anos de idade.

A quantidade de reconhecimentos de refugiados no Brasil em 2020, no entanto, foi muito maior: 26.653 indivíduos. Isso ocorreu devido ao alto fluxo de pessoas vindas da Venezuela nos anos anteriores, o que também fez com que os estados da região norte do país recebessem a maior parte das solicitações. Em 2021, Acre e Roraima foram os mais buscados.

Os venezuelanos compõem a grande maioria dos refugiados no Brasil, seguidos por sírios, congoleses e angolanos. No total, o país já reconheceu pessoas de 77 países como refugiadas, sendo que indivíduos de 117 nacionalidades fizeram a solicitação apenas em 2021.

O que leva uma pessoa a se tornar refugiada?

Diante desses números, é muito importante entender quais razões podem levar alguém a solicitar o refúgio e obter esse reconhecimento. Entre os refugiados no Brasil, um dos principais motivos são os problemas econômicos — que é o caso dos venezuelanos —, devido a uma alta taxa de desemprego e de pessoas em situação de extrema pobreza.

Além da crise econômica, as principais causas do aumento de refugiados no Brasil e no mundo são:

  • conflitos armados;
  • violação de direitos humanos;
  • perseguição política;
  • perseguição religiosa;
  • perseguição por gênero e sexualidade;
  • perseguição por raça.

De modo geral, é possível afirmar que o medo em relação à própria integridade é a grande razão por trás dos pedidos de refúgio. Quando uma pessoa não se sente mais segura na região onde nasceu, ela é obrigada a buscar outro lugar onde possa viver com segurança e ter acesso a melhores oportunidades.

Por que é importante apoiar os refugiados?

Quando se fala em apoiar os refugiados, pode parecer que se trata apenas de fazer uma espécie de trabalho de caridade. No entanto, vale ressaltar que buscar refúgio é um direito assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Consequentemente, os países precisam se organizar para acolher essas pessoas.

Isso significa que, além de recebê-las, é essencial coordenar ações para integrá-las em seu novo lar. Com isso, os refugiados passam a contribuir socialmente como quaisquer outros cidadãos, já que trabalham, pagam impostos e trazem uma bagagem cultural que só tem a contribuir para mais diversidade e respeito na sociedade.

Quando é o Dia do Refugiado?

O Dia Mundial dos Refugiados é celebrado todos os anos no dia 20 de junho. Essa data foi definida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para homenagear as pessoas que, apesar da difícil situação de refúgio, contribuem para as sociedades que as recebem e acolhem.

Mais do que uma data para lembrar esse grupo, o Dia do Refugiado é uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre o assunto e reforçar a importância das iniciativas que oferecem apoio e acolhimento a essas pessoas.

Por que contar com o Planeta de TODOS?

Assim como é importante que cada pessoa se sensibilize com a realidade dos refugiados, as empresas também precisam ter essa consciência social. É desse senso de responsabilidade que surgem iniciativas como as do Planeta de TODOS, uma ONG (organização não governamental) brasileira que presta assistência aos refugiados no Brasil, na Itália e na Grécia e é apoiada pelo Cartão de TODOS.

Os refugiados que são assistidos pelo Planeta de TODOS vêm de países como Afeganistão, Síria, Paquistão, Irã e Venezuela, ou seja, de regiões de conflitos onde essas pessoas se encontravam em extrema vulnerabilidade. Para auxiliá-los, o Planeta de TODOS desenvolve uma série de iniciativas, como as que destacaremos a seguir.

Assistência social

O projeto oferece todo o suporte para que os refugiados tenham os documentos necessários para que sua situação legal no novo país seja regularizada. Com isso, é possível procurar emprego e participar ativamente da sociedade.

Inclusão no mercado de trabalho

O Planeta de TODOS oferece orientações e aulas para que os refugiados consigam passar por entrevistas de emprego e conquistar vagas no mercado. Desse modo, essas pessoas podem garantir o próprio sustento e começar a construir uma nova história de vida.

Moradia temporária

Já pensou em como deve ser a sensação de insegurança de uma pessoa que chega a outro país sem saber onde vai ficar? Para apoiar os refugiados nesse período de adaptação, o Planeta de TODOS dispõe de um espaço físico seguro e acolhedor, com regras de convivência que ajudam a estabelecer uma rotina pacífica entre os residentes.

Educação

O idioma é uma barreira que os refugiados enfrentam no esforço para se adaptar em uma terra estrangeira. Em vista disso, o ensino do idioma local e do inglês é mais uma das iniciativas de inclusão social do Planeta de TODOS. As aulas são gratuitas e os alunos recebem certificado ao final do curso, o que é um documento bastante útil no mercado de trabalho.

Ações como essas são fundamentais para que seja possível acolher adequadamente os refugiados no Brasil e em outras partes do mundo. É por isso que o Cartão de TODOS se preocupa tanto em expandir cada vez mais a atuação do Planeta de TODOS, que já impactou e continua impactando as vidas de inúmeros jovens em situação de refúgio.

Quer saber mais sobre como o Cartão de TODOS e as suas iniciativas fazem a diferença na sociedade? Acesse o nosso site e conheça o nosso trabalho!

Tags: