Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Livros de colorir são uma boa atividade para adultos?

7 de junho, 2022

por

Compartilhe:

Brincar com papel e lápis de cor sempre foi uma atividade comum na rotina da criançada. No entanto, não faz muito tempo que as principais bancas e papelarias começaram a apresentar livros de colorir para adultos. Você já teve a oportunidade de explorar esses materiais?

Há quem goste de usá-los para passar tempo ou aprimorar habilidades artísticas. Seja qual for a razão por trás do seu interesse, o fato é que a pintura traz vários benefícios — a começar pelo baixo custo e a praticidade de cumprir tudo no conforto de casa.

Quer saber se compensa investir no seu próprio kit? Então vem com a gente para decidir!

Colorir é uma boa atividade para adultos?

A boa notícia é que pessoas de todas as idades podem tirar proveito desse trabalho recreativo. A pintura sobre folhas impressas ativa a parte física e mental do corpo, sendo uma excelente alternativa para os adultos que buscam formas simples de relaxar.

Variar as tarefas cotidianas é uma estratégia eficaz para eliminar o tédio e combater a fadiga. Logo, pode ser útil separar alguns minutos do dia para colorir e, com calma, contemplar o resultado desse processo. É um momento para você quebrar um pouco a rotina de trabalho ou estudo e recuperar as energias!

Por que vale a pena investir em livros de colorir?

Para desacelerar o ritmo, aumentar o foco e se concentrar no presente, os livros de colorir são uma ótima opção. Ao apostar nesse tipo de pintura, você poderá experimentar efeitos semelhantes àqueles proporcionados pela meditação. Veja abaixo os principais benefícios.

Alívio do estresse

O ato de pressionar o lápis contra o papel ajuda a descarregar sensações negativas, como raiva, irritabilidade e tristeza. Sem contar que, para colorir, é necessário planejar o uso de diferentes tonalidades. Isso faz com que você se acalme, reordene os pensamentos e deixe os problemas de lado para obter o melhor resultado.

Retorno à infância

Quem não se emociona ao lembrar das brincadeiras antigas que marcaram a infância? Pois saiba que colorir livros pode trazer certa nostalgia e enriquecer sua imaginação. Enquanto preenche as figuras e testa diferentes composições, você se reconecta com a criança interior para explorar talentos que ficaram para trás.

Estímulo ao cérebro

Outro benefício de providenciar livros de colorir está na melhora da função cerebral. Isso porque a pintura estimula diferentes partes do sistema nervoso, tanto aquelas ligadas ao pensamento lógico quanto as áreas associadas à criatividade. A ativação de ambas favorece a memória e a coordenação motora.

Redução da ansiedade

Executar uma tarefa agradável ameniza o desconforto causado pelas preocupações excessivas. Portanto, colorir pode ser uma terapia na hora que a insônia, a aflição ou uma dor de cabeça teima em incomodar. A proposta é distrair a mente e evitar que os dilemas do dia a dia tomem todo o seu tempo.

Como escolher bons livros para colorir?

Uma boa dica para acertar na compra desse tipo de material é pensar nos seus temas favoritos. Afinal, existem desenhos para todos os gostos, com figuras que exibem desde mandalas e outros padrões geométricos até cenários inspirados em pontos turísticos famosos ou paisagens naturais.

Se tiver dúvidas, faça uma pesquisa rápida por vários modelos e identifique as imagens que mais despertam a sua vontade de pintar. Os livros podem ser encontrados tanto em livrarias físicas quanto em sites de editoras e comércios eletrônicos famosos, como Amazon e Mercado Livre.

E aí, gostou de saber que uma atividade tão lúdica está atrelada a diversos benefícios? Sua saúde vai agradecer pelo uso dos livros de colorir, principalmente se a pintura for combinada a outros programas voltados para o lazer e o descanso.

Que tal conferir outros artigos como este pelas redes sociais? Curta nossa página no Facebook e acompanhe as publicações!

Tags: