Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Saiba quais os tipos de hérnia mais comuns e como se diferenciam

29 de junho, 2023

por

Compartilhe:

Existem diferentes tipos de hérnia e saber identificar cada uma é fundamental para melhor entendê-las. A hérnia é uma condição médica em que um órgão interno ou tecido se projeta por uma abertura ou fraqueza em um músculo ou tecido circundante, causando desconforto, dor e outros sintomas, e pode exigir tratamento médico ou cirúrgico.

É importante diferenciar os tipos de hérnia porque cada uma pode ter causas e sintomas diferentes, bem como opções de tratamento específicos. Identificar corretamente também pode ajudar a prevenir complicações graves, como estrangulamento da hérnia. Saiba mais acompanhando o artigo.

Inguinal 

A hérnia inguinal acontece quando uma porção do intestino ou outros tecidos abdominais se projetam por uma fraqueza ou abertura na parede muscular da região da virilha, conhecida como anel inguinal.

Essa condição pode causar dor, desconforto e protuberância na virilha e requer tratamento médico ou cirúrgico. A hérnia inguinal é uma condição mais comum em homens do que em mulheres.

Epigástrica

Esse tipo de hérnia ocorre quando uma porção do tecido adiposo ou dos músculos da parede abdominal se projeta por uma fraqueza ou abertura na linha média superior do abdômen, acima do umbigo.

Essa condição pode causar dor ou desconforto abdominal e protuberância visível na área afetada. A hérnia epigástrica requer tratamento cirúrgico se causar sintomas significativos ou risco de complicações, como estrangulamento da hérnia.

De hiato

A hérnia de hiato é uma condição médica em que uma porção do estômago se projeta por uma abertura na diafragma, a camada muscular que separa o tórax do abdômen, e entra na cavidade torácica.

Ela causa sintomas como azia, refluxo gastroesofágico, dificuldade de engolir e dor no peito. A hérnia de hiato pode ser tratada com mudanças no estilo de vida, medicação e, em casos graves, cirurgia.

Incisional

A hérnia incisional é uma condição médica em que uma porção do tecido abdominal se projeta através de uma cicatriz de uma cirurgia abdominal anterior. Isso acontece quando a cicatriz não se cura completamente e a pressão intra-abdominal faz com que o tecido empurre através da incisão.

Os sintomas podem incluir dor, desconforto e protuberância na área afetada. A hérnia incisional pode ser tratada tratamento cirúrgico para reparar a incisão e fortalecer a parede abdominal.

De disco

É o tipo de hérnia mais conhecida, que ocorre quando o núcleo pulposo, que é o material gelatinoso encontrado dentro dos discos intervertebrais que atuam como amortecedores entre as vértebras da coluna vertebral, se projeta além do anel fibroso que os envolve.

Isso pode causar compressão ou irritação de nervos adjacentes, resultando em dor, formigamento, fraqueza muscular ou outras alterações sensoriais ou motoras, dependendo da localização da hérnia. A hérnia de disco pode ser tratada com mudanças no estilo de vida, fisioterapia, medicamentos ou, em casos graves, cirurgia.

Geralmente, um cirurgião geral é o profissional que trata os diferentes tipos de hérnia, embora outros especialistas de áreas médicas, como um gastroenterologista ou um especialista em dor, possam estar envolvidos no tratamento, dependendo do tipo e da gravidade da hérnia e dos sintomas associados. Procure sempre por profissionais capacitados.

E você, sofre com algum tipo de hérnia? Compartilhe sua experiência deixando o seu comentário!

Tags: