Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

4 sintomas da anemia infantil para ficar de olho

A preocupação dos pais com a saúde dos filhos parece nascer mesmo antes de eles virem ao mundo, não é verdade? Desde a gestação isso passa a ser um cuidado recorrente. Pensando nisso, vou tratar de um assunto importante: os sintomas da anemia infantil.

A anemia é uma doença conhecida na vida adulta, mas que também pode afetar as crianças. Muita gente não sabe disso e acaba convivendo com o problema sem buscar o tratamento adequado.

Para evitar que isso aconteça na sua família, preparei um post cheio de informações e dicas. Vamos conferir?

O que é anemia infantil?

A anemia nada mais é do que a baixa concentração de hemoglobina no sangue, que é a proteína presente nas células sanguíneas e que ajuda no transporte do oxigênio pelo corpo humano.

A recorrência da anemia pode ser considerada comum em todas as faixas etárias. Porém, ainda que não seja algo tão grave inicialmente, a médio ou longo prazo é capaz de prejudicar o desenvolvimento e o bem-estar da pessoa diagnosticada como anêmica.

No caso das crianças e dos adolescentes, a condição é bastante preocupante porque eles estão em desenvolvimento e precisam de energia. Se falta hemoglobina no sangue, consequentemente há baixa oxigenação, o que vai afetar o dia a dia. Afinal, os pequenos precisam ter as células bem "alimentadas" para realizar as atividades cotidianas, certo?

Quais são as causas da anemia infantil?

Em geral, a anemia é um quadro que se desenvolve pela falta de ferro, o que leva o nome de anemia ferropriva. Esse é o nutriente essencial para a formação das hemoglobinas, e claro que a sua carência não é positiva para o corpo.

É possível também que as causas da anemia estejam ligadas à deficiência das vitaminas B9 e B12. Em situações mais atípicas, o problema pode ser genético, estar relacionado com outras doenças ou até ser ocasionado por um grande sangramento (que vai baixar a quantidade da hemoglobina de forma considerável).

Como não dá para prever o que acontece com cada paciente, é fundamental procurar atendimento médico para que o caso seja avaliado. Somente um diagnóstico preciso pode indicar os melhores tratamentos.

Portanto, fica a dica de que monitorar a saúde é indispensável em qualquer faixa etária! Não basta fazer um controle eficaz da glicose, é necessário olhar para todos os nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. As consequências de não fazer isso são muitas, como imunidade baixa e contração de outras doenças mais graves.

Quais são os principais sintomas da anemia infantil?

Além de exames regulares e do acompanhamento médico, observar os sintomas no dia a dia é outra atitude que faz toda a diferença para identificar mais rapidamente a doença. Por isso, trouxe aqui quais são os 4 principais sinais da anemia infantil que você precisa conhecer!

1. Excesso de sono e cansaço

Os filhos podem ficar cansados por diversos motivos, mas quando o sono e o cansaço se tornam excessivos, pode ser um sinal de alerta.

Com o menor transporte de oxigênio para as células, é bastante comum sentir cansaço, apatia e falta de energia. Aliás, isso é realmente o que acontece dentro do corpo da criança, como se faltasse combustível para realizar as atividades que fazem parte da sua rotina.

2. Falta de apetite

Outro sintoma de anemia infantil bastante comum é a falta de apetite. A pessoa anêmica não deixa de comer totalmente, só que vai perdendo a vontade e o prazer pela comida.

A queda da hemoglobina influencia o organismo da criança de diferentes maneiras, sendo uma delas o impacto no sistema límbico — que é responsável pelas emoções e comportamentos. Então, as partes gustativas podem ser afetadas, o que acaba comprometendo seu apetite.

O problema começa a se tornar uma bola de neve, pois a falta de uma alimentação adequada e nutritiva vai acentuar ainda mais os outros sintomas, como a falta de energia para realizar as tarefas do dia a dia.

Nos jovens, o desenvolvimento físico e intelectual é prejudicado se o quadro anêmico não é descoberto a tempo. Isso pode trazer complicações graves no futuro.

3. Falta de ar

Imagine como um maratonista se sente depois de correr mais de 40 km. Nem precisa de tanto assim para sentir cansaço e falta de fôlego depois de praticar uma atividade física intensa, certo?

Ficar ofegante significa que o organismo demanda mais oxigênio do organismo em um curto intervalo de tempo, principalmente após realizar um grande esforço. A questão é que quem tem anemia pode se sentir assim sem ter feito nada, devido à escassez de hemoglobina.

A sensação de falta de ar é preocupante e gera muitos desconfortos ao longo do dia. Aqueles que têm uma rotina agitada facilmente conseguem perceber que algo não está normal ao ficarem esgotados e com a respiração falha por pouca coisa.

O detalhe é que adultos conseguem observar com maior facilidade que as crianças. Portanto, elas nem sempre vão entender e expressar que algo não está indo bem.

4. Dificuldade para aprender

Esse é mais um sinal que muitas vezes passa despercebido pelos pais, professores ou familiares da criança que tem anemia infantil. É claro que as dificuldades de aprendizagem existem independentemente de qualquer doença, mas a falta do ferro talvez seja a grande causa de notas baixas, sabia?

O que acontece é que uma junção de fatores atrapalha os estudos: cansaço, falta de foco, baixa concentração, sonolência, indisposição etc. Poucos são os estudantes que conseguem vencer tudo isso e manter um bom desempenho na escola. Até que o problema seja identificado em um exame de hemograma, pode parecer desinteresse pelos estudos ou simplesmente falta de dedicação.

Caso perceba qualquer um desses sintomas da anemia infantil de forma recorrente, não deixe de procurar ajuda para evitar as complicações dessa doença — principalmente para não prejudicar o desenvolvimento de uma criança. Muitas vezes é simples reverter o quadro e conquistar a qualidade de vida de volta!

Gostou do conteúdo? Aqui no blog do Cartão de TODOS você encontra diversas dicas de saúde e bem-estar. Continue acompanhando e aproveite para aprender sobre o TDAH em crianças!

Tópicos: Saúde


Posts recentes

Saúde financeira pessoal: confira sua importância e como organizá-la

read more

7 dicas de jardinagem para ter plantas e flores bonitas em casa

read more

Como aprender o básico sobre economia: 5 dicas práticas para o dia a dia

read more