Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Saiba como fazer um currículo matador e  ser chamado para entrevistas

Conquistar aquela tão sonhada vaga de emprego e ter uma carreira de sucesso é o sonho da maioria das pessoas, sem dúvida. No entanto, poucos sabem quanto um currículo bem elaborado pode fazer toda a diferença.

Como os processos seletivos estão cada vez mais concorridos, ter um currículo que se destaque entre os demais é indispensável. Afinal, é por meio desse documento que as empresas terão o contato inicial com o candidato e poderão chamá-lo para a entrevista.

Por isso, confira algumas dicas essenciais para fazer um currículo matador.


Seja claro e objetivo

O currículo deve ter no máximo duas páginas, com informações claras e objetivas. O ideal é que o candidato consiga transmitir o seu potencial, ressaltando suas habilidades profissionais de forma direta.


Adeque o seu currículo de acordo com a vaga

Um dos erros mais comuns que os candidatos cometem é enviar o mesmo currículo para vagas e empresas diferentes. Para chamar a atenção do recrutador e ser selecionado para a entrevista, é importante que em seu currículo o candidato demonstre que é qualificado para a determinada vaga. Ou seja, se a vaga é para a área de vendas, é melhor ressaltar suas experiências no ramo comercial e seus cursos relacionados a isso.


Fique atento às informações principais

Como já dissemos, o currículo deve ser claro e objetivo, mas não podem faltar as informações básicas. O documento deve conter:


- dados pessoais: nome completo, nacionalidade, estado civil, endereço, telefone e e-mail. Uma dica muito interessante é também ficar atento ao endereço de e-mail, para passar credibilidade. Por exemplo, não é recomendado usar leticiagatinha@...;

  • objetivo profissional: indicar o cargo que deseja ocupar. Por exemplo: coordenador administrativo ou estágio em marketing;
  • resumo de qualificações: destacar em um ou dois parágrafos as suas principais qualificações de acordo com o cargo pretendido. Procure responder à questão: Por que a empresa deve contratar você e não o outro candidato?
  • formação acadêmica: coloque o nome da instituição de ensino, curso, data de início e término;
  • experiência profissional: comece pelas experiências profissionais mais recentes para as mais antigas e que se adequem à vaga pretendida. O ideal é que sejam colocados os três, ou no máximo, quatro últimos trabalhos, com o nome da empresa, cargo ocupado, atividades desempenhadas, quando entrou e quando saiu;
  • informações complementares: destaque os outros cursos e informações que possam chamar a atenção do recrutador, como seu nível de proficiência em idiomas, qual conhecimento em informática, se tem disponibilidade para viagens ou para mudança de cidade.


Não se esqueça da revisão final

Por último, não se esqueça de revisar, pelo menos, umas duas vezes tudo o que foi escrito, para não ter erros de português. Se for possível, também é recomendado que o candidato peça para que um amigo mais experiente veja seu currículo e avalie se está adequado.

Fontes: Catho e Vagas.com

Tópicos: Emprego, Currículo, Carreira

Nova call to action

Posts recentes

Cartão de TODOS promove intercâmbio cultural por meio da culinária

read more

4 sintomas da anemia infantil para ficar de olho

read more

O Cartão de TODOS cobre exames? Entenda

read more