Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Descubra quais são as profissões do futuro e como se preparar!

Mudanças sempre moveram o mercado de trabalho, de forma positiva ou negativa. Por isso, uma prática que não pode faltar na rotina de quem deseja ter destaque é pesquisar tendências. Ao observar as áreas que estão em alta, você consegue identificar as principais apostas para as profissões do futuro.

Ter essa noção é valioso para toda pessoa que pretende conquistar seu espaço e ter sucesso. Afinal, a análise orienta tanto a escolha de cargos quanto uma possível transição de carreira. Seja qual for a atuação dos seus sonhos, você precisa se preparar quanto antes.

Neste artigo, vou abordar a importância de construir um bom perfil e os passos que podem deixar o processo mais fácil. Confira!

Por que se preparar para o mercado de trabalho?

Basear suas escolhas naquilo que as empresas e os recrutadores procuram é uma excelente estratégia para garantir destaque. Embora seja beneficiado com novas oportunidades e tipos de negócios, o mercado também envolve muita concorrência para a obtenção de reconhecimento.

Nesse sentido, se você faz questão de construir uma carreira sólida e capaz de gerar satisfação, precisa acompanhar o cenário atual. Previsões relacionadas às áreas e profissões do futuro também são valiosas porque funcionam como indicadores dos melhores caminhos profissionais.

Portanto, quem tiver informações atualizadas sobre as tendências e novidades poderá acertar em cheio ao buscar uma faculdade. Cursos, treinamentos e demais processos de preparo devem estar voltados ao que o mercado vem exigindo, de modo a aumentar as chances de conseguir um emprego.

Quais são as principais profissões do futuro?

Muitos fatores interferem no apontamento das carreiras que terão destaque. Nos últimos meses, o mundo precisou enfrentar a pandemia e todos os desafios trazidos com ela. E até o momento, diversas atividades sofreram impactos devido à necessidade de distanciamento social.

Por conta dessa situação complicada, duas áreas tendem a crescer bastante nos próximos anos: a tecnologia e a saúde. Médicos e enfermeiros, por exemplo, serão cada vez mais valorizados por exercerem funções relativas à proteção e à melhoria da saúde populacional.

Cabe destacar que diferentes cargos tradicionais terão suas tarefas adaptadas para o ambiente on-line. Assim, vão englobar uma espécie de ramo digital para que os profissionais já inseridos no mercado continuem exercendo suas atividades, mesmo de forma remota ou no conforto de casa.

Abaixo, você confere bons exemplos de profissões que vão continuar em alta.

Desenvolvedor de software

O profissional da área se responsabiliza por programar sistemas com a escrita de códigos digitais. O objetivo é desenvolver programas para rodar em celulares, computadores e demais dispositivos. É um cargo importante para garantir a manutenção e a testagem de ferramentas usadas por empresas.

Analista de Big Data

Outro trabalho de destaque entre as profissões do futuro é aquele desempenhado pelo especialista em gestão de dados. Esse profissional consegue, a partir da análise de informações específicas, propor ideias inovadoras que gerem diferenciais e favoreçam todo tipo de negócio.

Analista de marketing digital

Com o aumento da leitura de notícias e do consumo de produtos e de serviços pela internet, a tendência é que a demanda por especialistas em marketing digital aumente. Cursos da área preparam pessoas para desenvolver as melhores soluções às empresas que investem na internet.

Criador de conteúdo

Produzir vídeos, escrever textos, compor tutoriais e compartilhar experiências são atividades em progresso. Afinal, permitem trabalhar de qualquer lugar e dividir ideias com grupos de diversas regiões do mundo. Ser criador de conteúdo, inclusive, é uma boa forma de fazer marketing pessoal e influenciar pessoas.

Professor on-line

Outro cargo entre as profissões do futuro é o de educador. Com pessoas passando mais tempo em casa e cumprindo suas tarefas pela internet, espera-se que atividades relacionadas ao ensino fiquem concentradas em plataformas digitais. Os professores podem fazer muita coisa on-line, desde lecionar até vender cursos e promover eventos.

Como se preparar para o mercado de trabalho?

Não existe um único caminho para construir um perfil adequado. Algumas práticas, no entanto, são essenciais para quem procura destaque. Independentemente da função principal da sua carreira, você precisa se adequar às mudanças que vêm moldando o mercado de trabalho.

Veja as melhores ações para garantir o seu preparo desde já!

Domine as tecnologias

A internet, seus recursos e todos os aparelhos necessários para acessá-la ocupam parte importante do dia das pessoas. Cada vez mais, usamos o ambiente on-line para lazer, estudo e trabalho, ou seja, não é mais um espaço limitado à interação de pessoas.

Tenha em mente que boa parte das profissões do futuro serão exercidas por meio de ferramentas digitais. Logo, é crucial que você domine a navegação em sites, as funcionalidades das redes sociais e os instrumentos usados em atividades remotas, como as videoconferências.

Teste novas formas de trabalho

A pandemia só acelerou o processo de transformação digital. Se muitas tarefas vinham sendo cumpridas no meio on-line, a tendência é que esse comportamento continue nos próximos anos. Sendo assim, é importante que você experimente novas formas de trabalhar e fazer as atividades.

Isso inclui testar a modalidade home office, por exemplo. Muitas empresas já permitem que seus funcionários desempenhem atividades do conforto de casa, ao longo da semana ou em dias limitados. Nesse sentido, vale a pena mostrar que você tem condições de cumprir uma rotina profissional remotamente.

Invista em cursos específicos

O aprendizado constante é uma das melhores coisas que você pode fazer por sua atual e futura carreira. Investir em capacitações permite desenvolver habilidades, aprimorar talentos e ganhar experiências que, lá na frente, podem ser bastante valorizadas pelas empresas e equipes de recrutamento.

Alguns cursos indicados para as carreiras que estão em alta envolvem: Publicidade e Marketing, Educação e Pedagogia e Programação e Desenvolvimento.

A plataforma PreparaTODOS é um espaço de educação e empregabilidade no qual você encontra ampla variedade de cursos para se desenvolver. As opções, que incluem idiomas, preparatórios e profissionalizantes, estão alinhadas às exigências do mercado e contam com os diferenciais da modalidade EAD: qualidade de ensino, flexibilidade e certificados válidos em todo o Brasil.

Vale a pena ingressar nos cursos da plataforma para estudar quando e onde quiser, sem se preocupar com limites de horários e conflitos de rotinas. É a escolha ideal para não adiar seu preparo e construir um caminho adequado até a carreira desejada nas profissões do futuro.

Conseguiu identificar quais opções têm a ver com os seus objetivos profissionais? Aproveite e acesse o PreparaTODOS para encontrar o seu curso ideal!


Posts recentes

6 mitos e verdades sobre o anticoncepcional: acabe de vez com suas dúvidas

read more

Afinal, como cuidar da saúde sem sair de casa? Descubra!

read more

Seu IMC está normal? Saiba como calcular esse índice

read more