Em levantamento realizado pelo Linkedin,maior rede profissional do mundo, o setor de conteúdo e marketing digital teve um aumento nas contratações de 75% em 2020. A pandemia do coronavírus acelerou o processo de transformação digital e o mercado para quem trabalha com internet expandiu ainda mais.
A demanda por esses profissionais cresceu, mas a qualificação é fator determinante para atuar nessa área. Em um contexto em que as mudanças ocorrem todos os dias e de forma repentina, estar atualizado a tudo que acontece no meio digital é um dos principais recursos para se destacar.
Conheça as diferentes áreas de atuação:
-
Analista de Mídias Sociais
Essa é uma das profissões que mais crescem no mercado digital. O “social media” é responsável por gerenciar as redes sociais de uma organização ou influenciador e produzir conteúdo para Instagram, Facebook, TikTok, etc. Entre as principais responsabilidades do Analista de Mídias Sociais estão:
– Agendamento de posts em múltiplas plataformas;
– Produção de conteúdo;
– Responder comentários e dúvidas dos clientes/fãs;
– Acompanhar tudo que a web está produzindo;
– Mensuração de resultados;
-
Analista de SEO
Você sabe como os sites são escolhidos para aparecerem nas primeiras posições quando buscamos algo no Google?
Esse é o papel do Analista de SEO. A partir da aplicação de técnicas de otimização, esse profissional irá criar estratégias para que seu conteúdo esteja nas primeiras páginas das buscas.
Para atuar na área é preciso muito conhecimento nas ferramentas de SEO e uma escrita impecável.
-
Produtor de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma das formas mais eficientes de atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante (artigos em blog, vídeos, ebooks, etc). O principal objetivo é se tornar uma autoridade no seu segmento. Criar conteúdo gera credibilidade e aproxima os clientes da marca e do propósito da empresa.
Assim, quem atua nessa área é responsável por produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo fortalecendo a reputação da corporação.
-
Analista de Mídia Paga
A Mídia Paga tem como objetivo veicular conteúdo relevante para o seu público-alvo e como resultado alcançar novos clientes.
Resumindo: são os anúncios que você paga para que a sua empresa apareça no feed ou nas buscas online.
Em um curto espaço de tempo, você alcança milhares de pessoas dando visibilidade para sua empresa. Um bom profissional dessa área está sempre atualizado com as tendências do Marketing Digital e novas estratégias dentro dessas plataformas.
Entre as responsabilidades de um Analista de Mídia Paga estão:
– Planejamento e criação de campanhas patrocinadas;
– Gerenciamento e mensuração de resultados;
Quem pode trabalhar com Marketing Digital?
Você pode trilhar vários caminhos para trabalhar com Marketing Digital. É importante ter em mente que conhecer o comportamento do consumidor, pensamento estratégico e organização são competências essenciais para quem pretende trabalhar na área.
Além da graduação em Marketing, existem várias opções de cursos que podem te dar base para exercer essa função. Graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas são alguns dos exemplos de possibilidades para você.
O mercado está aquecido e existe uma grande carência de profissionais qualificados na área. Você pode se especializar por meio de uma pós-graduação ou um MBA. Cursos livres e profissionalizantes também são uma ótima opção para você se qualificar e se destacar.
Acesse nosso blog e esteja por dentro de todas as novidades e tendências do mercado.