Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Qual o preparo para colonoscopia? Veja como é feito

26 de abril, 2023

por

Compartilhe:

Sabia que investir na saúde do intestino impacta positivamente o seu bem-estar? Esse órgão tem papel crucial na absorção de água e nutrientes que mantêm o corpo em pleno funcionamento. Mas, afinal, será que o preparo para colonoscopia deve fazer parte da prevenção de doenças?

Trata-se de um exame usado para investigar uma série de alterações no cólon e no reto, o que facilita o diagnóstico de possíveis enfermidades. Se você nunca fez o procedimento e tem dúvidas sobre sua necessidade, não se preocupe, pois vamos tirar as principais dúvidas relativas ao assunto.

Continue a leitura e informe-se!

Quando fazer colonoscopia?

Esse exame é recomendado nos casos em que o paciente apresenta mudanças constantes ou permanentes nos hábitos intestinais. A partir de sintomas relatados, como dor abdominal e evacuação com sangramento, o médico poderá indicar um preparo para colonoscopia.

Considerando que o câncer de cólon é uma doença hereditária, as pessoas que têm histórico na família também devem incluir o procedimento entre as práticas preventivas. O objetivo é analisar toda a estrutura que compõe o intestino para verificar se apresenta pólipos e outras alterações.

A colonoscopia consiste em um exame de imagem e pode ser solicitada por clínicos gerais, proctologistas, oncologistas e gastroenterologistas. Ou seja, é uma aliada da saúde das pessoas por evitar que problemas na região do cólon passem despercebidos.

Quais doenças o exame identifica?

Muitas enfermidades podem ser descobertas a partir desse procedimento, a exemplo da retocolite ulcerativa, diverticulose, doença de Crohn, câncer de cólon e tuberculose intestinal. No processo, os médicos procuram por pequenos tumores, sangramento anormal e outros sinais preocupantes.

O exame também facilita a investigação de problemas autoimunes, como a doença celíaca, além de complementar a investigação de vários sintomas. Isso explica por que é recomendado quando alguém apresenta anemia de origem desconhecida ou está com diarreia por muitos dias.

Em todo caso, o preparo para colonoscopia ocorre após agendamento médico, que pode envolver análise clínica e entrevista para levantamento de informações do paciente. Esse exame é considerado invasivo e suas práticas variam conforme o caso, tanto que o médico o utiliza para coleta de biópsia e remoção de pólipos.

A colonoscopia pode, ainda, atuar como método terapêutico nas situações em que há sangramento de vasos ou descompressão de volvo intestinal. Nesses casos, o profissional de saúde aproveita o procedimento para cauterizar tecidos específicos e, assim, evitar o agravamento de qualquer problema.

Como é o preparo para a colonoscopia?

Muitas pessoas ficam receosas quanto ao procedimento, mas ele tende a ser tranquilo. É claro que o paciente precisa cumprir as recomendações médicas e fazer a sua parte para aumentar as chances de sucesso. Confira, a seguir, os principais passos que envolvem o preparo.

Alimentação de fácil digestão

A dieta na véspera do exame deve ser leve e, preferencialmente, baseada em líquidos. Os pacientes recebem a lista de refeições permitidas logo na consulta médica, por isso, é crucial prestar atenção a todos os detalhes.

Você deve evitar alimentos com muita fibra, pois podem causar constipação. Como a ideia é esvaziar o intestino, deixe de lado os grãos, os cereais e outros ingredientes que aumentam o bolo fecal.

Aumento da ingestão de líquidos

Uma hidratação caprichada é muito bem-vinda nos dias que antecedem o exame. Tanto que o preparo para colonoscopia envolve a ingestão de muita água, chás e sucos naturais.

evite leite, refrigerantes e outras bebidas gaseificadas, pois podem promover estufamento e tornar o procedimento mais desconfortável.

Uso de laxantes para facilitar a evacuação

Soluções laxativas ajudam no preparo para o exame, por isso, são recomendadas por muitos médicos. O consumo deve ocorrer 48 horas antes do procedimento para promover diarreia e a eliminação de fezes. 

Redução na dose de certos medicamentos

O médico deve ter conhecimento de todos os remédios que você usa. Isso porque alguns medicamentos precisam ter suas doses ajustadas ou eliminadas antes do exame, como é o caso das drogas que agem na coagulação.

Quanto tempo dura o procedimento?

Embora o preparo para colonoscopia leve alguns dias, a realização do exame dura entre 20 e 60 minutos. Porém, se a limpeza do cólon não estiver adequada, o médico poderá pausar o procedimento e remarcá-lo para outro dia. Isso explica por que é tão importante cumprir os cuidados solicitados.

Durante o processo, o profissional verá toda a mucosa do intestino grosso em tempo real, com imagens que favorecem a detecção de qualquer anormalidade. Para maior conforto, o paciente pode receber uma sedação leve ou profunda, de acordo com indicação baseada em diferentes fatores (nível de ansiedade e peso corporal, por exemplo).

Em geral, o exame é indolor e causa apenas desconforto abdominal. O paciente é orientado a ficar de lado enquanto a equipe médica monitora seus sinais vitais. É após a administração de soro e medicamentos que o médico fará a introdução do colonoscópio pelo ânus, progredindo até atingir as regiões desejadas.

Se perceber mudanças em qualquer estrutura, o profissional poderá removê-las ou coletar parte do material para análise posterior. O resultado dessa avaliação demora alguns dias para ser liberado e pode passar pelo olhar de um médico patologista.

Quais são os cuidados após o exame?

A colonoscopia é um exame bastante seguro e dificilmente gera motivo para preocupação. Vale destacar que, nos casos em que o paciente utiliza sedação, pode ser necessário permanecer na clínica entre 1 e 2 horas após o procedimento. Mesmo que possa ir para casa, sua recuperação total só se dará no dia seguinte.

Não se deve dirigir após a colonoscopia, muito menos operar máquinas pesadas. Quanto à alimentação, o paciente pode comer normalmente, dando preferência a lanches leves. Se houver retirada de pólipos, o médico poderá indicar uma dieta especial por alguns dias, até se certificar de que o corpo está preparado para outras refeições.

Uma pequena perda de sangue é comum após o exame, assim como o aparecimento de cólicas e flatos. Se sentir sensação de estufamento, o paciente deve fazer caminhadas para promover a eliminação rápida dos gases. No mais, é só ter paciência que os sintomas incômodos logo tendem a desaparecer.

Viu como o preparo para colonoscopia é relativamente tranquilo? Lembre-se de que o contato com o profissional responsável é muito importante nos primeiros dias depois do exame. Essa troca deve ser um momento para relatar qualquer alteração e tirar dúvidas que você possa ter sobre a área médica.

Se gostou deste artigo, deixe um comentário e compartilhe suas opiniões com os demais leitores!

Tags: