Quando estamos no meio de uma multidão e gritamos, dificilmente quem queremos chamar nos ouvirá. Agora, se você estiver na sua casa e tentar falar com alguém é muito mais fácil de sua mensagem ser entendida por quem está recebendo seu diálogo.
De forma parecida, é o marketing digital. Que permite decidirmos o público que realmente quer nos ouvir sem ser necessário passar sua ideia para quem irá te ignorar.
O que é Marketing Digital
Em termos técnicos, o Marketing Digital (mkt digital) é o conjunto de estratégias online que uma organização ou pessoa utiliza para ter alcance abrangente de sua marca. Fazendo a ter maior relevância, conquistando mais clientes e tendo relacionamento mais próximo dos seus compradores.
Entendimento claro do seu público
Utilizar o marketing digital permite que você segmente seu público e entenda qual sua real necessidade. No ambiente online existem ferramentas onde se pode selecionar as características, de acordo com seu público consumidor, como idade, região, interesses e outras condições que possam ser importantes para o seu negócio.
Essa segmentação faz com que a comunicação possa ser direcionada aos interessados em seu produto ou serviço, destinando o orçamento em possíveis clientes de acordo com a necessidade de seu empreendimento.
Destacando-se na multidão
Apesar de ser uma área que movimenta mais de 16 bilhões de reais no Brasil. Apenas 33% do investimento das empresas é no marketing online. Isso quer dizer que ainda existe um espaço muito grande para sua companhia atuar e tornar-se visível para diferentes grupos.
Quando buscamos um produto ou estamos com dúvida pesquisamos onde? Provável que sua resposta tenha sido no Google, atualmente o maior buscador online do mundo. Estar em destaque neste motor de busca fará com que além daqueles que já conhecem seu empreendimento, se consiga atingir novos públicos e assim aumentar sua autoridade online através das mídias sociais, blogs e e-mails especialmente aqueles que utilizam da estratégia de comprar curtidas no Instagram como fator de visibilidade nesta rede social.
Baixo investimento
Ao contrário do que alguns empreendedores imaginam, o preço pelo marketing digital é mais acessível do que se pensa. Não é necessário aplicar todo o faturamento de uma empresa para ter presença no ambiente digital.
Criar canais de comunicação nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e várias outras), pode ser feito gratuitamente e consegue-se utilizar materiais para analisar seu alcance digital.
Estabelecer tais estratégias de marketing digital é indispensável para sair na frente da concorrência. A cada dia são criadas novas tecnologias, que deixam os dispositivos atuais para trás e assim precisamos nos desenvolver diariamente.