O mês de outubro chegou e, com ele, os tons de rosa também começam a aparecer em campanhas, na internet e pelas cidades. Isso porque este mês é conhecido, mundialmente, por alertar as mulheres sobre um frequente problema de saúde: o câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres, com cerca de 2,3 milhões de casos novos estimados em média ao ano em todo o mundo. No Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Diante desse cenário, não há dúvidas de que a prevenção e o diagnóstico precoce, por meio do autoexame e de exames preventivos, como a mamografia, são o melhor caminho.
Afinal, todos os especialistas concordam: quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de cura – Confira, a seguir, algumas informações que você precisa saber sobre essa doença!
Como prevenir?
As medidas mais recomendadas para a prevenção do câncer de mama são a realização de exames preventivos, como o de toque e a mamografia, além da adoção de hábitos saudáveis, como:
- Ter uma alimentação balanceada
- Realizar a prática de exercícios físicos regularmente
- Evitar o tabagismo e o excesso de bebidas alcóolicas
- Consultar-se, pelo menos, uma vez ao ano, com um ginecologista de sua confiança, para acompanhamento da sua saúde hormonal e da saúde das suas mamas
Sinais e sintomas
O câncer de mama é uma doença que pode ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.
Por isso, o autoexame e o exame de mamografia anual, recomendado pelo Ministério da Saúde para mulheres de 50 a 69 anos, são as principais formas de detectar a doença.
Os sintomas mais comuns (e que devem ser observados, principalmente, durante o autoexame) são:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Como fazer o autoexame?
Para realizar o autoexame, basta você observar suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), atentando-se se há ou não a presença de pequenas alterações. Caso haja alguma alteração, você deve procurar os serviços de saúde o quanto antes para uma avaliação diagnóstica.
Não tenha medo: sua postura atenta em relação à saúde das suas mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.
Cartão de TODOS apoia o Outubro Rosa
Como forma de apoiar a Campanha Outubro Rosa, neste mês as clínicas AmorSaúde, parceiras do Cartão de TODOS, estão oferecendo programas combinados de consulta e exames de rotina, como mamografia, hemograma, glicemia, colesterol, colpocitologia (Papanicolau) entre outros, por meio de combos promocionais, visando facilitar o acesso aos serviços de saúde de qualidade e incentivar a promoção da saúde das mulheres.
Para conhecer os combos promocionais de consultas e exames ofertados a preços populares às mulheres no mês de outubro, consulte uma das 380 clínicas da rede AmorSaúde espalhadas por todo o Brasil.