Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Outubro Rosa: Cartão de TODOS engaja-se nessa importante campanha

8 de outubro, 2020

por

Compartilhe:

O mês de outubro chegou e, com ele, o movimento mundialmente conhecido por alertar as mulheres sobre um grave problema de saúde: o câncer de mama. Com o tema “Quanto antes melhor”, a Campanha Outubro Rosa deste ano ressalta, mais uma vez, a importância do diagnóstico precoce, buscando identificar o mais cedo possível qualquer anormalidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Somente em 2020 são estimados 66.280 novos casos no País.

Diante desse cenário, não há dúvidas de que a prevenção e o diagnóstico precoce são o melhor caminho. Afinal, todos os especialistas concordam: quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de cura.

Surgimento do Outubro Rosa

A ideia do movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, quando alguns estados americanos começaram a realizar ações isoladas de combate ao câncer de mama em outubro. Somente depois, com a aprovação do Congresso Americano, é que o mês se tornou, oficialmente, dedicado à prevenção da doença.

Já o laço cor-de-rosa, que simboliza mundialmente o movimento, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. A partir de então, para sensibilizar a população, as entidades passaram a enfeitar as cidades com os laços rosas e entregá-los em eventos como corridas, desfiles de moda, campeonatos e também em lojas.

Posteriormente, a ideia se espalhou pelo mundo e hoje diversos países já aderiram à luta por essa causa. No Brasil, a primeira iniciativa de destaque ocorreu em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Em 2008, diversas entidades ligadas ao câncer de mama se uniram para iluminar de rosa os monumentos e prédios das suas respectivas cidades. Entre eles, um dos símbolos mais conhecidos do País, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), ganhou as luzes rosas do movimento.

Como prevenir

Apesar de as causas do câncer de mama estarem relacionadas a diversos fatores, os especialistas orientam que alguns cuidados básicos e hábitos saudáveis podem ser muito úteis para prevenir o aparecimento de tumores. Acompanhe os aconselhamentos dos profissionais.

  • Controle o seu peso com uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e vegetais. Evite o excesso de sal, açúcar e comidas industrializadas.
  • Faça exercícios físicos regularmente.
  • Evite o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas.
  • Fique atenta ao histórico familiar. Uma das causas mais comuns de câncer de mama é o hereditário.
  • Tenha cuidado com a reposição hormonal, converse sempre com o seu médico.
  • Procure o ginecologista pelo menos uma vez ao ano e, se observar alguma alteração em suas mamas, agende uma consulta imediatamente.

 

Cartão de TODOS apoia o Outubro Rosa

Como forma de apoiar a Campanha Outubro Rosa, neste mês as clínicas AmorSaúde, parceiras do Cartão de TODOS, estão oferecendo programas combinados de consulta e exames de rotina, como mamografia, hemograma, glicemia, colesterol, entre outros, por meio de combos promocionais, visando incentivar a promoção da saúde das mulheres nesse período tão simbólico e importante.

Para conhecer os combos promocionais de consultas e exames ofertados a preços populares às mulheres no mês de outubro, consulte uma das 260 clínicas da rede AmorSaúde espalhadas por todo o Brasil.

Assim como na Campanha Guerreiras da Superação, do Cartão de Todos, a Campanha Outubro Rosa, das Clínicas AmorSaúde, também é estrelada pela médica Thelma Assis, a Thelminha, vencedora da última edição do Big Brother Brasil. Com o slogan “Amiga, se toque”, a campanha lembra às mulheres de todo o País, especialmente àquelas que têm mais de 35 anos, sobre a importância de se precaver com o autoexame e outras rotinas preventivas.

Fontes: Inca, Instituto Oncoguia e Outubro Rosa.

Tags: