Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Obesidade infantil: conheça 10 formas de combatê-la

25 de abril, 2023

por

Compartilhe:

A obesidade infantil é uma das questões mais preocupantes na Saúde Pública. Isso porque tem causas variadas e está relacionada a diferentes fatores, principalmente à dieta e ao sedentarismo. Contudo, é possível incentivar a adoção de boas práticas que podem favorecer o combate a essa condição.

Tendo isso em vista, você conhecerá 10 formas de combater a obesidade em crianças. Para isso, selecionamos as melhores alternativas para a construção gradual de uma rotina alimentar mais saudável, com vistas à melhoria da saúde da família. Acompanhe!

Panorama da Obesidade infantil no Brasil

Em termos globais, a obesidade em crianças já é a doença crônica de maior incidência. Tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu o tema em campanhas nas escolas e ampliou a discussão nos congressos mundiais de atualização médica.

No Brasil, as estatísticas da obesidade infantil exigem a adoção de medidas mais eficazes para o controle dessa doença. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério de Saúde, são 3,1 milhões de crianças brasileiras no sobrepeso ou obesas

Considerando o poder transformador da educação no incentivo a mudanças no estilo de vida, é necessário ter mais campanhas preventivas nas escolas a fim de conscientizar os pequenos quanto à importância de cuidar da saúde. Essa responsabilidade deve envolver os pais, professores e profissionais da saúde.

Riscos da obesidade infantil

Durante a pandemia, adultos e crianças passaram por mudanças no corpo e na mente, inclusive quanto ao ganho de peso corporal. Além das perdas significativas causadas pelo coronavírus, ele também contribuiu para piorar a situação: a necessidade de isolamento durante a doença contribuiu para o sedentarismo.

Com isso, os riscos relacionados ao ganho de peso aumentaram. Entre os mais relevantes para a saúde infantil destacam-se:

  • distúrbios do sono;
  • maior risco de diabetes;
  • impactos na autoestima;
  • implicações na vida social, como o enfrentamento do bullying;
  • maior tendência ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • elevada tendência de desenvolver problemas emocionais, como ansiedade e depressão.

10 formas de como combater a obesidade infantil

Listamos as melhores alternativas para auxiliar no combate à obesidade infantil. Confira:

  1. incentive as crianças a adotarem hábitos saudáveis desde bem pequenas;
  2. converse com a criança sobre a importância nutricional dos alimentos;
  3. leve os pequenos às feiras livres e hortifrutis para que eles conheçam novos vegetais;
  4. explore as belas cores das frutas, hortaliças e legumes e capriche na montagem dos pratos; 
  5. evite o consumo de alimentos industrializados;
  6. prepare lanches mais saudáveis para consumir na escola;
  7. evite a frequência de fast foods;
  8. estimule a prática de exercícios, brincadeiras e jogos que movimentem o corpo;
  9. reduza o tempo de uso de tecnologias;
  10. seja um exemplo em casa e ajude a criança a pensar a alimentação saudável como algo de rotina.

Vale destacar, por fim, que o exemplo dos pais e responsáveis é, sem dúvidas, uma medida de grande impacto na saúde infantil. Sendo assim, procure estimular ações que favoreçam o combate à obesidade infantil. Conheça os benefícios do Cartão de TODOS e cuide da saúde e do bem-estar de toda a família.

Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais e acompanhe mais novidades! Estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook!

Tags: