Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Descubra o que o ginecologista faz na primeira consulta

16 de maio, 2023

por

Compartilhe:

Você sabe o que o ginecologista faz na primeira consulta? Esta é uma dúvida muito frequente entre as mulheres e o medo do desconhecido, a vergonha e a desinformação faz com que muitas não procurem por atendimento adequado.

Mesmo com a orientação de que a primeira consulta ginecológica deve acontecer aos 12 anos, muitas mulheres apenas procuram por atendimento quando percebem algo errado, colocando em risco sua saúde.

Pensando nisso, preparamos este artigo para acabar com esta dúvida e mostrar a importância de realizar consultas regulares. Acompanhe!

Qual é a necessidade de cuidar da saúde ginecológica?

Cuidar da saúde ginecológica é muito importante para o bem-estar das mulheres de todas as idades, pois permite prevenir e detectar precocemente problemas que podem afetar a saúde geral e reprodutiva, garantindo uma vida saudável e plena.

As consultas regulares com o ginecologista permitem que as mulheres recebam orientações e tirem suas dúvidas sobre ciclo menstrual, métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com a saúde reprodutiva e geral.

Exames de rotina, como o Papanicolau, permitem detectar alterações no colo do útero que podem indicar a presença de doenças, como o câncer de colo do útero. Além disso, exames de imagem, como a ultrassonografia pélvica, ajudam a detectar a presença de cistos ovarianos e outras condições que afetam os órgãos reprodutivos femininos.

Qual é o procedimento padrão da primeira consulta ginecológica?

A primeira consulta ginecológica pode ser um momento de muita ansiedade para algumas mulheres, mas é fundamental que elas se sintam confortáveis e seguras durante todo o processo, que confiem no médico e não omitam informações.

O procedimento padrão da primeira consulta ginecológica geralmente envolve os seguintes passos:

Anamnese

É uma etapa importante da consulta ginecológica que permite ao médico coletar informações sobre a história médica e ginecológica da paciente, identificando possíveis fatores de risco e orientando sobre cuidados de saúde. Aqui estão alguns dos itens que podem ser abordados durante a anamnese:

  • História menstrual: o médico pode perguntar sobre a idade da primeira menstruação, (menarca), regularidade do ciclo menstrual, duração e quantidade de sangramento, presença de cólicas menstruais e outros sintomas relacionados ao ciclo;
  • antecedentes familiares: é um levantamento sobre o histórico de doenças na família, como câncer de mama ou de ovário, para avaliar o risco da paciente para essas condições;
  • uso de contraceptivos: o médico pode perguntar sobre o uso de contraceptivos, incluindo pílulas anticoncepcionais, DIU, preservativos, pílula do dia seguinte e outros métodos;
  • vida sexual: são perguntas sobre a vida sexual da paciente, incluindo número de parceiros, práticas sexuais, uso de preservativos, entre outras. É importante lembrar que todas as informações fornecidas são sigilosas e serão utilizadas apenas para que o médico entenda e conheça melhor as condições da paciente;
  • histórico de doenças ginecológicas: são os históricos de infecções ginecológicas, alterações no ciclo menstrual, no colo do útero ou outros problemas de saúde que a paciente possa ter apresentado anteriormente;
  • história obstétrica: se a paciente já teve filhos ou gestações anteriores, o médico pode perguntar sobre o parto, a saúde do recém-nascido e outras informações relevantes;
  • histórico médica geral: o médico pode perguntar sobre outras condições médicas que a paciente possa ter, como diabete, hipertensão ou outras doenças crônicas que possam afetar a saúde ginecológica.

Exame físico

A avaliação física permite ao médico examinar os órgãos genitais e identificar possíveis alterações ou problemas de saúde. Todos os procedimentos feitos durante a avaliação física são realizados com o máximo de respeito e privacidade.

O médico deve explicar o que está sendo feito durante o exame e esclarecer quaisquer dúvidas que a paciente possa ter. Aqui estão alguns dos procedimentos que podem ser realizados durante a avaliação física em uma consulta ginecológica:

  • Exame das mamas: o médico pode examinar as mamas para detectar possíveis nódulos, alterações na pele ou outras anomalias;
  • exame pélvico: exame da vulva, vagina, colo do útero e útero com o auxílio de um espéculo e um colposcópio, a fim de avaliar possíveis anomalias e identificar alterações no tecido cervical que possam indicar câncer ou outras doenças;
  • testes de DST: é comum solicitar testes de doenças sexualmente transmissíveis (DST), incluindo clamídia, gonorreia e HIV, para detectar possíveis infecções;
  • ultrassom: ultrassom pélvico permite avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos, incluindo ovários, útero e trompas de Falópio.

Coleta de material para exames

Durante o exame físico, o médico pode coletar amostras de células do colo do útero para o exame de Papanicolau, caso a paciente não tenha realizado o exame no último ano. Além disso, pode ser coletado sangue e urina para avaliar a função renal, hepática e outras condições médicas;

Orientação e prescrições

Fornecimento de orientações sobre cuidados ginecológicos, prevenção de doenças, métodos contraceptivos e outros assuntos que a paciente possa levantar. Também pode prescrever medicamentos ou indicar a realização de exames complementares, caso necessário.

Qual é a importância desse tipo de acompanhamento para a saúde feminina?

Cuidar da saúde ginecológica é tão importante quanto cuidar da saúde em geral e o acompanhamento deve acontecer regularmente para a prevenção e detecção precoce de doenças e anomalias ginecológicas, e não apenas quando algo está errado.

Aqui estão algumas das principais razões pelas quais o acompanhamento ginecológico é importante para todas as mulheres:

  • Orientações;
  • prevenção de doenças;
  • detecção precoce do câncer;
  • orientação sobre saúde sexual;
  • informações sobre planejamento familiar;
  • orientações sobre a menopausa.

As mulheres devem realizar consultas e exames ginecológicos regularmente e seguir as orientações do seu médico para garantir sua saúde e claro para isso todas podem contar com o Cartão de TODOS para encontrar os melhores ginecologistas e realizar todos os exames necessários, sejam de rotina ou não.

Agora que você já sabe o que o ginecologista faz na primeira consulta e a importância de realizar consultas regulares, não precisa mais ter receio! Por mais que algumas questões sejam um pouco constrangedoras, são necessárias e todas as informações levantadas ficam apenas entre você e o seu médico.

Não deixe para amanhã os seus cuidados com a sua saúde ginecológica, lembre sempre que prevenir é o melhor remédio. Cuide de você e de sua saúde!

Acompanhe nossos conteúdos curtindo nossa página no Facebook!

Tags: