Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

O que fazer para ganhar dinheiro extra? Confira 6 ideias incríveis

17 de maio, 2023

por

Compartilhe:

Com o custo de vida cada vez mais alto, é importante encontrar maneiras não só de economizar em casa, mas também de melhorar a renda para não ter que fazer muitos cortes no orçamento doméstico. Se você está se perguntando o que fazer para ganhar dinheiro extra, saiba que existem várias possibilidades para você explorar.

Além de conseguir arcar com as despesas sem dificuldades, você ainda pode usar essa estratégia para criar uma reserva financeira. Ter algumas economias é fundamental para ter condições de tirar seus planos do papel e para conseguir lidar com as emergências sem muitos problemas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 ótimas ideias do que fazer para ganhar dinheiro extra que você pode começar a testar. Confira!

1. Revenda produtos

Trabalhar com a revenda de produtos é praticamente um clássico entre as ideias de como obter uma renda extra, pois existem muitas empresas que adotam esse sistema para comercializar sua produção. Em geral, a remuneração corresponde a uma porcentagem do valor de cada item vendido, de modo que o seu faturamento depende do quanto você consegue vender.

Um nicho que costuma render muito bem é o de revenda de cosméticos e outros produtos de cuidado pessoal. Como muitos dos itens são de uso diário, as pessoas compram com frequência para repor os que vão acabando, o que significa que você pode formar uma base de clientes bastante fiel.

2. Trabalhe como freelancer

As oportunidades do que fazer para ganhar dinheiro extra como freelancer são as mais diversas. Isso porque, por definição, ser freelancer é simplesmente trabalhar de forma autônoma, independente. Ou seja, ser contratado para realizar atividades específicas, sem ter um vínculo empregatício com o contratante, que pode ser uma empresa ou apenas uma pessoa.

Por isso, as oportunidades, para você, vão depender das suas habilidades, do que você sabe fazer. É possível trabalhar com serviços de redação e revisão de textos, tradução, design, edição de vídeos, transcrição de áudios, gestão de redes sociais, entre muitas outras possibilidades.

3. Venda doces e salgados

Mais uma alternativa interessante para fazer uma boa renda extra é trabalhar com alimentos. Você pode fazer doces, como brigadeiros e trufas, e lanches salgados para oferecer às pessoas no seu local de trabalho ou de estudos, além de na vizinhança. Com o tempo, pode até aceitar encomendas de quantidades maiores para aumentar a renda.

Esse é um ramo em que dá para usar bastante a criatividade e até apelar para a memória afetiva dos clientes. Aqueles famosos quitutes do tempo da vovó, como os biscoitos caseiros, deixam as pessoas com água na boca. Também vale a pena explorar tendências como receitas veganas e sem glúten, que muita gente tem dificuldade de encontrar no mercado.

Vale destacar que, caso não saiba cozinhar muito bem, você ainda tem a chance de trabalhar com alimentos. É só comprar doces e/ou salgados de um fornecedor para revender. Além disso, você pode fazer cursos de confeitaria e aprender algumas técnicas para começar a trilhar um caminho nesse ramo.

4. Faça artesanato

Você gosta de trabalhos manuais? Talvez aí esteja uma boa ideia do que fazer para ganhar dinheiro extra. Esse é o tipo de atividade que muitas pessoas têm como hobby e nem se dão conta de que pode ser uma boa fonte de renda. Peças em crochê, tricô, biscuit, madeira, tecidos e muitos outros materiais costumam atrair o público.

Uma dica importante é escolher um nicho de mercado. Se quiser trabalhar com biscuit, por exemplo, uma alternativa é fazer peças decorativas para festas de aniversário. Se prefere pintura em tecido, algo que tem muita saída são panos de prato e outras peças para a cozinha.

5. Desenvolva um curso digital

Essa é uma ideia um pouco mais complexa, mas que vale a pena considerar, se você está em busca do que fazer para ganhar dinheiro extra. Trata-se de transformar algum conhecimento que você domina em um curso que vai ser vendido em formato digital. Pode ser um curso sobre como vender usando redes sociais, por exemplo. Ou de como fazer algum artesanato.

É claro que você vai precisar de um investimento inicial para produzir o conteúdo do curso, principalmente se incluir vídeos. Porém, a vantagem é que depois o mesmo material poderá ser vendido para um número ilimitado de alunos sem você ter trabalho adicional, além de divulgar, o que faz com que seja uma fonte de renda muito interessante.

6. Receba hóspedes

Caso você tenha um espaço disponível, uma casa, apartamento ou até mesmo um simples quarto desocupado, a ideia é anunciá-lo em plataformas de aluguel por temporada. Você vai ganhar dinheiro extra simplesmente hospedando turistas por curtos períodos de tempo.

Para fazer isso com segurança, tenha o cuidado de receber hóspedes que chegaram até você por meio de plataformas sérias ou de indicações de pessoas de confiança. Assim, você evita problemas com o pagamento e deixa as regras de convivência bem claras desde o princípio.

As ideias do que fazer para ganhar dinheiro extra que trouxemos aqui são apenas algumas possibilidades. A depender das suas habilidades e do que gosta de fazer, você pode tentar outros caminhos para ter mais uma fonte de renda. Vale a pena usar a criatividade e descobrir o que pode funcionar melhor para o seu perfil.

Afinal de contas, ter uma segunda ou até terceira atividade traz muito mais flexibilidade e conforto para a sua gestão financeira pessoal. Você pode economizar para fazer uma viagem, um curso, uma reforma em casa ou simplesmente quitar as dívidas e se livrar desse tipo de problema. Tudo isso sem comprometer a renda principal que é voltada para as despesas fixas.

Depois de todas essas dicas sobre o que fazer para ganhar dinheiro extra, é só você começar a fazer um planejamento para colocar a ideia escolhida em prática e aumentar a sua renda. Com esforço e dedicação, você certamente vai alcançar todos os seus objetivos para melhorar a sua realidade e da sua família.

Quer continuar se informando? Leia também o nosso post sobre o modelo de trabalho híbrido e entenda como isso funciona!

Tags: