Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Entenda o que é sopro no coração e quais cuidados adotar

10 de maio, 2023

por

Compartilhe:

Você sabe o que é sopro no coração? Embora muita gente ouça falar dessa condição ou conheça alguém diagnosticado com ela, sua definição pode causar dúvidas. Afinal, apesar de ser um problema comum, não há tanta informação acessível sobre ele como existe sobre a pressão alta, por exemplo.

Para começar, o sopro no coração pode ser totalmente inofensivo, sobretudo quando é identificado logo após o nascimento. Porém, também pode ser um indicativo de cardiopatias mais graves, isto é, de doenças no coração e no sistema vascular.

Continue a leitura para entender quando o sopro no coração é sinal de alerta!

O que é sopro no coração?

Em definição, sopro cardíaco é como se chama o ruído produzido nas estruturas do coração na passagem do fluxo sanguíneo. Esse barulho pode ser facilmente identificado durante a ausculta do coração com o estetoscópio, um procedimento comum e presente em consultas de rotina e check-ups médicos.

Esse ruído, por si só, não é considerado um problema de saúde, mas pode ser indicativo de um. Por isso, é importante identificar se o sopro é fisiológico ou patológico. Veja:

  • fisiológico — também chamado de “sopro inocente”, é inofensivo e muito comum após o nascimento devido à imaturidade do sistema cardiovascular do bebê. Nesse caso, o ruído tende a sumir naturalmente;
  • patológico — é a complicação de alguma cardiopatia, como febre reumática, doenças degenerativas no coração e alterações congênitas na estrutura da valva aórtica.

Quais os principais sintomas?

O sopro no coração não apresenta nenhum outro sintoma além do próprio ruído. Porém, quando se trata de uma complicação patológica, é comum que o sopro apareça associado a outros sintomas, tais como:

  • falta de ar;
  • tosse persistente;
  • dor no peito;
  • transpiração intensa;
  • tonturas;
  • falta de apetite.

Quais cuidados adotar?

Quando falamos do sopro inocente em crianças, os cuidados envolvem apenas o acompanhamento regular com o médico pediatra, até que o ruído desapareça. Nesse caso, como não há nenhuma complicação no coração, a criança pode ter uma rotina normal.

Já no sopro patológico, é preciso primeiro identificar a cardiopatia por trás do ruído para, então, realizar o tratamento adequado. Para isso, o médico cardiologista deve proceder com exames de imagens complementares, como o ecocardiograma e o raio-X de tórax. Dependendo da gravidade, a doença pode exigir medicamentos e até cirurgias.

Qual a importância de contar com profissionais de confiança?

Como você viu, o sopro cardíaco pode tanto ser completamente inofensivo como ser um importante sinal de que algo não vai bem com o coração. Assim, o acompanhamento com profissionais de confiança faz toda a diferença na hora de identificar o tipo de sopro e adotar as melhores condutas.

Conseguiu entender o que é sopro no coração? Agora você já sabe que o ruído é bastante comum entre recém-nascidos e, normalmente, não afeta em nada o funcionamento do sistema vascular. Entretanto, é preciso verificar se não há nenhum problema por trás. Nesse sentido, é essencial ter o hábito de acompanhar a saúde regularmente.

Então, que tal ter acesso descomplicado a diversos serviços de saúde com excelentes descontos? É fácil: entre em contato conosco e conheça o Cartão de TODOS!

Tags: