Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Janeiro Branco: entenda o que é e quais os objetivos dessa campanha

8 de junho, 2023

por

Compartilhe:

Várias campanhas acontecem ao longo do ano, em que cada mês ganha uma cor diferente que simboliza o assunto em questão, como no caso do novembro rosa. Mas a primeira a campanha que abre o ano é o janeiro branco, você já ouviu falar?

A saúde mental é um tema que tem ganhado cada dia mais destaque devido a sua importância. Por muito tempo, temas relacionados a questões da saúde mental foram deixados de lado por preconceitos arraigados na sociedade.

Mas felizmente essa realidade está mudando, e hoje percebemos que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. É como diz a tão famosa frase: mente sã, corpo são. Saiba mais sobre a campanha acompanhando o artigo!

O que significa Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que acontece durante todo o mês de janeiro. Foi criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia-MG e se expandiu para outras cidades e estados do Brasil.

Durante o mês de janeiro, diversos profissionais da área da saúde mental promovem ações para alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e de buscar ajuda profissional quando necessário.

Entre as atividades realizadas durante a campanha estão palestras, workshops, divulgações em mídia social, eventos comunitários, além de outras iniciativas que buscam incentivar as pessoas a cuidar da saúde mental e emocional.

Quais são os objetivos da campanha?

O principal objetivo do Janeiro Branco é promover a reflexão e a conscientização sobre a importância da saúde mental, quebrando o estigma em relação aos transtornos mentais e promovendo a ideia de que é possível falar sobre emoções, buscar ajuda e prevenir problemas emocionais. Veja alguns dos principais objetivos.

Explorar a simbologia do mês de janeiro

A escolha do mês de janeiro para essa campanha tem uma simbologia especial relacionada ao início de um novo ano. Janeiro é o primeiro mês do ano e representa um novo começo, um período de renovação e de oportunidades para estabelecer novas metas e objetivos.

É um momento propício para refletir sobre a vida e para fazer planos para o futuro. Nesse sentido, o Janeiro Branco surge como um convite para as pessoas dedicarem um tempo para cuidar de sua saúde mental e emocional, incluindo a busca por terapias, atividades de lazer e autoconhecimento.

Além disso, o mês de janeiro também coincide com o período das férias escolares e também de muitas empresas, o que pode favorecer a realização de atividades que contribuam para o bem-estar mental, como viagens em família, práticas esportivas, leitura, entre outras.

Quebrar paradigmas

A quebra de paradigmas se refere à necessidade de mudar a forma como a sociedade enxerga e lida com as questões relacionadas à saúde mental. Tradicionalmente, as questões de saúde mental são tratadas como tabu, sendo pouco discutidas e frequentemente associadas a preconceitos e estigmas.

Muitas pessoas ainda acreditam que falar sobre problemas emocionais é sinal de fraqueza ou de falta de controle, o que pode dificultar a busca por ajuda e tratamento. 

Por esse motivo, a quebra de paradigmas propõe uma mudança de perspectiva, incentivando as pessoas a olharem para a saúde mental como uma questão tão importante quanto a saúde física, tratando-a com a mesma naturalidade.

Melhorar a saúde mental

A saúde mental é um aspecto importante da saúde geral de uma pessoa, e pode ser afetada por diversos fatores, como estresse, traumas, problemas pessoais e profissionais, entre outros. Quando a saúde mental é afetada, pode levar a uma série de problemas, como ansiedade, depressão, transtornos alimentares e vícios.

A melhora da saúde mental é fundamental para uma vida plena e saudável, permitindo que as pessoas tenham mais equilíbrio emocional e qualidade de vida, e o Janeiro Branco tem como objetivo incentivar a busca por esse equilíbrio.

Por que ter atenção com a saúde mental?

A saúde mental inclui aspectos como o bem-estar emocional, a capacidade de lidar com situações de estresse, a autoestima, o autoconhecimento, as relações interpessoais saudáveis e a capacidade de enfrentar desafios e adversidades.

Quando a saúde mental está em equilíbrio, as pessoas conseguem enfrentar melhor as dificuldades e manter uma qualidade de vida mais satisfatória, equilibrada, saudável e produtiva.

Quando a saúde mental está prejudicada, podem surgir problemas como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, vícios, entre outros. Esses problemas não afetam apenas o bem-estar emocional, mas também podem levar a complicações físicas, como doenças cardíacas, obesidade e hipertensão.

Algumas formas de manter a saúde mental incluem:

  • praticar atividades que promovam o bem-estar emocional, como meditação, exercícios físicos, praticar esportes, hobbies, entre outros;
  • estabelecer relações interpessoais saudáveis e cultivar amizades e relações familiares positivas;
  • manter uma alimentação saudável e equilibrada, que favoreça o funcionamento do corpo e do cérebro;
  • dormir bem e ter um sono de qualidade;
  • buscar ajuda profissional sempre que necessário, como em casos de ansiedade, depressão e outros problemas emocionais.

De que forma contribuir para o Janeiro Branco?

Como em todas as campanhas, a participação de todos é muito importante para as ações chegarem até as pessoas que precisam! Além da divulgação das ações, cada um pode contribuir:

  • estimulando o diálogo aberto e sem preconceitos sobre as questões relacionadas à saúde mental;
  • auxiliando na desmistificação das doenças mentais, mostrando que elas podem afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, classe social ou gênero;
  • incentivando a busca por tratamento e apoio emocional, seja por meio de terapias, medicamentos ou outras formas de cuidado;
  • promovendo a educação emocional desde cedo, incluindo o ensino de habilidades socioemocionais nas escolas e na sociedade em geral.

O Janeiro Branco é fundamental para ajudar a sociedade a compreender que a saúde mental é um tema de extrema importância e que a prevenção e o cuidado são fundamentais para uma vida plena e saudável. 

A campanha traz uma oportunidade para refletir sobre a saúde mental e emocional e para tomar medidas concretas para melhorar a qualidade de vida de todos. Por esses motivos, o Janeiro Branco se tornou uma campanha importante para incentivar as pessoas a cuidar da saúde mental e emocional no início e ao longo de todo o ano.

Fique por dentro de todas as campanhas relacionadas à saúde mental e física nos acompanhando em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e também no LinkedIn

Tags: