Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Insônia: tire suas dúvidas e conheça dicas para combater esse mal

2 de outubro, 2020

por

Compartilhe:

Descansar e ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde de todos, não há dúvidas. No entanto, a realidade de muitas pessoas passa bem longe disso. E, infelizmente, a insônia tem se tornado um problema cada vez mais comum no País. De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de pessoas sofrem com esse mal.

Ao contrário do que muita gente pensa, a insônia não se caracteriza apenas pela dificuldade em iniciar o sono, mas também pelo despertar precoce, quando a pessoa acorda no meio da noite e demora para voltar a dormir ou costuma acordar várias vezes durante a noite, tendo um sono de má qualidade. As causas podem ser variadas, desde motivos psíquicos e emocionais como ansiedade, estresse e depressão, causas orgânicas como hipertireoidismo, apneia do sono e até predisposição genética.

Prejuízos para a saúde

Se as causas podem ser incertas, dependendo de um diagnóstico médico, as consequências são incontestáveis. Ter um sono de má qualidade afeta tanto a saúde mental, prejudicando a memória, a aprendizagem e o humor, quanto a saúde física no geral, afetando até o sistema imunológico.

De acordo com os especialistas, o ideal é procurar o médico se a pessoa tiver insônia ao menos três vezes na semana, durante um período de três meses. Além de algumas mudanças comportamentais que são indicadas (como na lista abaixo), os tratamentos podem incluir medicamentos como antidepressivos e terapia.

Veja algumas simples mudanças que podem combater a insônia e melhorar a qualidade do seu sono:

• procure ter horários regulares para dormir e levantar;
• limite o consumo de cafeína, presente no café, chá, refrigerantes de cola, chocolate, principalmente depois das 18h;
• tente se desconectar antes de ir para a cama: pare de ver o celular pelo menos meia hora antes;
• tome um banho morno antes de dormir para ajudar a relaxar o corpo;
• escolha o colchão adequado para seu peso e altura;
• experimente tomar chás à base de ervas como camomila, erva-doce e erva-cidreira, que apresentam funções calmantes;
• não permaneça na cama se não conseguiu dormir depois de 30 minutos deitado, pois isso pode aumentar a ansiedade, a irritação e, consequentemente, a insônia. Procure ler um livro ou fazer outra atividade para relaxar.

Fontes: Drauzio Varella UOL e Revista Associação Brasileira do Sono.

Tags: