Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

7 filmes essenciais para você aprender mais sobre a história do Brasil

12 de agosto, 2021

por

Compartilhe:

Conhecer os principais acontecimentos da história do país é muito importante para a nossa vida em sociedade. E o melhor é que dá para aprender um pouco sobre esses períodos marcantes no sofá da sua sala e com um balde de pipoca na mão, sabia?

Assim como há uma grande oferta de livros on-line para estudar quando e onde você quiser, também existem muitos filmes sobre a história do Brasil que podem ser acessados com facilidade. Eles são excelentes pedidas para aumentar o seu conhecimento de uma maneira descontraída.

Gostou da ideia? Então, dê só uma olhada nesta lista com 7 filmes que tratam de alguns dos principais momentos da história do nosso país!

1. Desmundo (2003)

Tendo como pano de fundo o Brasil recém-colonizado, em 1570, Desmundo retrata a vida de Oribela (Simone Spoladore), órfã portuguesa enviada ao Brasil para se casar com um colono. Essa era uma prática comum da época que refletia a tentativa de evitar o nascimento de filhos entre colonizadores e índias.

Obrigada a se casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), a jovem sofre uma série de violências, das quais ela tenta fugir disfarçando-se de homem e contando com a ajuda de uma índia e de outro português.

O filme levanta questões sobre o tratamento das mulheres na época e as várias formas de escravidão desse período, por meio de um trabalho técnico de reconstituição histórica extremamente detalhista.

2. Sinhá Moça (1953)

Dirigido pelo argentino Tom Payne e baseado no livro de mesmo nome de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, o filme retrata a trajetória de luta abolicionista de Sinhá Moça (Eliane Lage). Para defender seus ideais contrários ao regime escravocrata, a jovem entra em diversos conflitos, até mesmo com a sua família.

Premiada em diversos festivais ao longo do século XX, incluindo o Leão de Bronze, em Veneza, é uma das produções brasileiras mais reconhecidas internacionalmente. Assim, é uma boa pedida para driblar a fadiga da pandemia e curtir uma sessão de cinema em casa.

3. Getúlio (2014)

Getúlio é certamente um dos filmes obrigatórios desta lista sobre a história do Brasil, já que tem como tema o suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas (Tony Ramos), um dos acontecimentos mais marcantes do nosso passado. 

No longa, são retratados os últimos dias de vida do então presidente, que correspondem ao momento final da crise do governo Vargas, conhecida como “Crise de Agosto”. Também há foco na trama que levou ao famoso atentado da Rua Tonelero, com alvo em Carlos Lacerda (Alexandre Borges). 

O filme consegue introduzir de um jeito imparcial e realista os contextos histórico e político da época, ótimo para complementar os estudos da chamada Era Vargas.

4. Os Anos JK: Uma Trajetória Política (1980)

Na linha do tempo da história política do Brasil, o suicídio de Vargas é sucedido pelo governo de Juscelino Kubitschek, sempre lembrado pelo lema “50 anos em 5”. No documentário Os Anos JK, dirigido por Silvio Tendler, acompanhamos a trajetória desse presidente.

O curta passa pela estreia política de Juscelino, seu plano de governo ambicioso, a construção de Brasília, chegando à perda de direitos políticos pelo ex-presidente. Essa indicação é excelente para conhecer melhor os acontecimentos dessa fase tão significativa da história do país, já que a produção conta com imagens e depoimentos oficiais de arquivos.

5. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Um dos filmes votados pelos membros do Oscar para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 2008, O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias é um drama idealizado e dirigido por Cao Hamburger, tendo como protagonista o garoto Mauro, de 12 anos.

O pequeno é enviado para ficar com o avô paterno quando os pais de Mauro precisam sair de férias, desculpa dada à criança quando são obrigados a fugir devido à perseguição sofrida durante a ditadura militar. No entanto, o avô de Mauro falece no mesmo dia em que a criança chega à casa dele, levando o menino a se abrigar com seu vizinho solitário. 

O longa percorre os dias de Mauro, entre suas alegrias ao acompanhar a Copa do Mundo de 1970 e suas tristezas devido à situação em que se encontra. É um filme sensível que nos mostra pelo olhar de uma criança alguns dos principais acontecimentos dessa fase de nossa história, perfeito para assistir com a família.

6. Polícia Federal: A Lei é Para Todos (2016)

Já chegando mais perto de nossos dias, o filme Polícia Federal: A Lei é Para Todos é dirigido por Marcelo Antunez e tem como tema os bastidores da Lava Jato, a maior operação brasileira contra a corrupção. 

Essa é uma boa indicação para quem gosta de um suspense policial regado a cenas de ação, incluindo perseguições a carros e diálogos investigativos protagonizados pelos delegados principais. Além disso, o filme ajuda a entender melhor o contexto da operação.

Vale ressaltar que não se trata de um retrato documental, portanto, há tanto referências a personagens reais quanto acontecimentos ficcionais. Um ponto forte do filme é a problematização sobre o tema da corrupção por meio de um roteiro que se esforça para ser apartidário.

7. Quanto Vale Ou é Por Quilo? (2005)

Por fim, o longa Quanto Vale Ou é Por Quilo percorre um pouco de toda a história do Brasil. Usando o recurso de histórias intercaladas, o diretor Sérgio Bianchi coloca em diálogo o antigo comércio de escravos e os esquemas de corrupção encobertos, sobretudo, no terceiro setor.

O filme é uma adaptação livre do conto “Pai Contra Mãe”, de Machado de Assis, e aborda um assunto tão forte, como a exploração da miséria pela classe média, com bastante leveza, ironia e humor. O resultado é um longa provocador e muito divertido, ideal para combater o estresse ao mesmo tempo que pode ajudar você a desenvolver um senso mais crítico.

Ótimas indicações, não é? Com o sucesso das plataformas de streaming, fica fácil assistir a esses filmes sobre a história do Brasil e aprender enquanto se diverte e se emociona. Outra grande vantagem proporcionada pelas tecnologias digitais é a possibilidade de fazer uma faculdade EAD e conquistar seu tão sonhado diploma com toda a flexibilidade da educação a distância.

Gostou das dicas? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam esses filmes?

Tags: