Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Como funciona uma faculdade EAD? Confira!

Se você pensa que já passou o tempo de voltar a estudar porque sua jornada é uma correria com os filhos e todas as tarefas domésticas, há uma alternativa para a sua situação. Estou falando da faculdade EAD (ensino a distância), que pode ser o caminho ideal para se qualificar e conquistar o tão sonhado diploma.

Isso mesmo! Dá para estudar da sua casa, bastando organizar bem o seu dia. Além disso, tem a vantagem de, hoje, estarem disponíveis cursos de diferentes áreas, ou seja, você vai encontrar aquele que se encaixa no seu perfil.

Tem interesse em saber como funciona essa modalidade de ensino EAD para começar a trilhar sua carreira? Acompanhe as informações, a seguir, e descubra de que forma essa flexibilidade ajudará você!

Afinal, como funcionam as faculdades EAD?

Muita gente escuta falar de faculdade EAD, mas fica na dúvida em como funciona na prática. Será que serve para todo mundo, mesmo para quem tem o dia cheio de outras obrigações? Serve sim, aliás, essa é uma proposta voltada justamente às pessoas que querem estudar, mas têm a rotina muito agitada, devido ao trabalho, ao cuidado dos filhos ou pais, entre outras tarefas.

É o chamado ensino digital. Com ele, é possível acompanhar o curso pelo seu notebook, tablet ou, até mesmo, smartphone. Olha que legal: você acessa uma plataforma virtual e consegue assistir às aulas nos horários mais adequados do seu dia.

Dessa forma, você vai no seu ritmo e, se precisar revisar qualquer ponto, pode manter a tranquilidade, porque os conteúdos ficam sempre disponíveis. Em caso de alguma dúvida, é só falar com os tutores.

Viu só como a tecnologia pode dar aquela força para você se qualificar? A grande vantagem é que não é preciso ir diariamente até a faculdade para ter as aulas, pois é tudo remoto. O aluno só precisa ir à instituição de ensino em dias de avaliações ou atividades mais práticas, dependendo do curso escolhido.

Por que o EAD pode ser uma boa opção para quem parou de estudar?

Existem diferentes motivos que fazem uma pessoa parar de estudar. A vida vai trilhando outros caminhos e parece que buscar uma qualificação, ainda mais o Ensino Superior, torna-se algo distante.

No entanto, dá para mudar essa história por meio da faculdade EAD, pois essa modalidade oferece uma série de facilidades para quem quer retomar os estudos com o pé direito e já planejar formas de aumentar a renda a partir de uma melhor qualificação. Veja a seguir!

Versatilidade para assistir às aulas

O primeiro ponto é que você consegue dar conta das suas atividades, como olhar as crianças e cuidar da casa, mesmo fazendo a faculdade. Já que curso é digital, não tem um horário fixo para entrar e assistir a uma aula, por exemplo.

Dá para estudar logo pela manhã ou à noite, ou seja, nos horários em que o seu dia está mais tranquilo. Caso a semana tenha sido muito agitada, é possível se dedicar no sábado ou domingo para fazer as leituras e outras atividades propostas.

O EAD é um formato de ensino bastante flexível, que vai ajudar você a ter uma qualificação e construir um currículo matador.

Plataforma fácil de acessar

Você pode manter o sossego pelo fato de usar a tecnologia para estudar, pois as plataformas dos cursos são muito fáceis de mexer. Em pouco tempo, você fica craque, adquirindo até habilidades digitais, o que soma pontos para a sua carreira e o seu marketing pessoal.

Melhor custo-benefício

Será que eu consigo pagar uma faculdade EAD? Sei que a vida não está fácil para as famílias, então, como custear as mensalidades?

É importante saber que os cursos no formato on-line, geralmente, têm valores menores que aqueles no formato presencial. Afinal, a instituição de ensino não precisa dispor de toda uma infraestrutura de salas de aulas e outros espaços, pois você estuda pelo seu computador.

Além disso, como não é preciso se deslocar todos os dias até a faculdade, você economiza com o transporte. Sem falar que muitas instituições oferecem programas de bolsas e descontos, dando aquele impulso para começar a investir no seu futuro, podendo até ser o que faltava para empreender.

Cursos reconhecidos pelo MEC

Saiba ainda que, apesar de ser EAD, essas faculdades têm a mesma qualidade da modalidade presencial. Outra questão é que o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, assim, é válido para você conquistar boas vagas de emprego.

Como escolher a melhor instituição de ensino?

Bateu o interesse com a possibilidade de fazer um curso superior no formato digital? Então, confira algumas dicas na hora de escolher a instituição de ensino:

  • descubra se o curso é reconhecido pelo MEC;
  • analise a grade curricular da graduação escolhida;
  • verifique se os professores têm boa qualificação;
  • pesquise sobre o suporte on-line que o aluno recebe;
  • veja se há a possibilidade de conseguir bolsas de estudo.

Você pode buscar essas informações no site da própria faculdade, na página do MEC ou, ainda, conversando com alunos e ex-alunos da instituição de ensino pelas redes sociais.

PreparaTODOS

Uma dica para quem quer ingressar nos cursos profissionalizantes, aproveitando as tendências do mercado, são os cursos do PreparaTODOS. Uma oportunidade para construir uma carreira de sucesso em áreas que estão em alta.

Como se matricular na faculdade EAD?

Se você escolheu o curso superior e a faculdade, qual é o próximo passo? Basta descobrir como é o vestibular da instituição escolhida, preparar-se para a aprovação e, se tudo der certo, fazer a matrícula. Muitos locais aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou realizam o vestibular on-line.

Após a aprovação, verifique os documentos necessários para enviar (inclusive aqueles para receber algum desconto) e já anote na agenda quando as aulas vão começar. Agora é só incluir os estudos na sua rotina que, em pouco tempo, você conquistará o diploma superior.

Não deixe seu sonho de lado! Aproveite a flexibilidade da faculdade EAD para dar um passo importante na sua vida. Você pode retomar os estudos de onde parou, estabelecendo seu próprio ritmo com as aulas on-line. Além de ser um investimento, é um esforço que valerá muito a pena no seu futuro pessoal e profissional.

Gostou das informações deste artigo? Quer mais dicas para o seu crescimento profissional? É fácil: basta acompanhar os novos conteúdos seguindo as páginas do Cartão de Todos no Facebook e no Instagram!

Tópicos: EAD


Posts recentes

6 mitos e verdades sobre o anticoncepcional: acabe de vez com suas dúvidas

read more

Afinal, como cuidar da saúde sem sair de casa? Descubra!

read more

Seu IMC está normal? Saiba como calcular esse índice

read more