Nos anos 1990, a MTV Brasil veiculava a seguinte provocação em sua programação: “Desliga a TV e vai ler um livro!” A chamada “geração Coca-cola” imprimia uma imagem de alienação por não se interessar por aquilo que era considerado culto e construtivo.
Cerca de 30 anos depois, a nossa percepção sobre cultura pop e cultura erudita adquiriu novos contornos. Hoje, cada vez mais, compreendemos que elas não ocupam lados opostos, mas complementares e que podem, inclusive, dialogar entre si!
O formato do ENEM
Uma das provas de que não podemos dissociar a vida cotidiana dos estudos é a própria prova do ENEM, que ao longo dos anos adquiriu novos contornos. Além dos assuntos regulares, um dos itens que mais deve ser levado em consideração pelos candidatos é o chamado “conhecimento de mundo” . Ele aparece nos temas das redações e também nas questões da prova, verificando se os alunos que desejam ingressar nas universidades estão conectados com o mundo em que vivem.
Por isso, não basta assistir apenas às aulas dos quatro grandes grupos de conteúdos (Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias); é necessário prestar atenção ao mundo à nossa volta!
Hoje, vamos colocar algumas dicas de filmes que são interessantes para quem vai fazer o ENEM em breve.
AmarElo – É tudo pra ontem
O documentário recém lançado mostra os bastidores do show de mesmo título, do cantor paulistano Emicida. Este é apenas o pretexto para que o rapper discorra sobre a cultura negra no Brasil a partir de fatos da sua própria história.
The Crown
A série, lançada em 2016, fala sobre a família real britânica desde a ascensão da atual rainha, Elizabeth II, ao trono, em 1952. A história retrata muitos fatos históricos que impactaram o século XXI e é uma boa forma de compreender certas questões políticas e sociais que estudamos nos livros.
O destino de uma nação
Lançado em 2017, o filme mostra o então primeiro ministro britânico Winston Churchill enfrentando o exército nazista durante a 2ª guerra mundial. Uma produção excelente que rendeu a Gary Oldman o Oscar de melhor ator.
Uma mente brilhante
Conta a história de John Forbes Nash, um homem estadunidense que, apesar da esquizofrenia, produziu conteúdos muito relevantes para o avanço dos estudos matemáticos.
O dilema das redes
Lançado esse ano, foi um dos filmes mais comentados dos últimos tempos. O documentário mostra a forma como as redes sociais afetam as nossas vidas e movimentam a vida política em todo o mundo.
O Jogo da Imitação
Alan Turing é considerado o pai da computação. Durante a 2ª Guerra Mundial, foi um dos responsáveis por descobrir o local onde as tropas nazistas estavam, contribuindo, assim, para o fim do conflito. A vida do matemático britânico, que pôs fim à sua própria vida aos 41 anos, é contada no filme.
Tropicália
O documentário brasileiro aborda o movimento tropicalista, que envolveu artistas da cena nacional – como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Glauber Rocha, José Celso Martinez Corrêa e Os Mutantes – e modificou os rumos da arte no Brasil.
Ilha das Flores
O documentário do diretor Jorge Furtado mostra, a partir do tema da produção de lixo, o encadeamento dos eventos em nossas vidas. Lançado em 1989 e com duração de menos de 15 minutos, o filme continua bastante atual.
Nise
Glória Pires dá vida à psiquiatra alagoana Nise da Silveira, que revolucionou os tratamentos psiquiátricos, levando humanização e arte aos pacientes.
Getúlio
Lançado em 2016, o filme traz Tony Ramos na pele do então presidente da República Getúlio Vargas, em seus últimos 19 dias de vida.
Que tal aproveitar os dias de recesso para estudar com a ajuda do cinema?
Até ano que vem!