Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Empresa paulista desenvolve tecido capaz de eliminar o Coronavírus

Estudiosos da empresa paulista Nanox – apoiada pelo Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) – criaram um tecido com micropartículas de prata na superfície capaz de inativar o Coronavírus.

O material eliminou 99,9% da quantidade do vírus após 2 minutos de contato em testes realizados em laboratório. “Já entramos com o pedido de depósito de patente da tecnologia e temos parcerias com duas tecelagens no Brasil que irão utilizá-la para a fabricação de máscaras de proteção e roupas hospitalares”, afirmou Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox.

Segundo informações do jornal Estadão, o desenvolvimento do material contou com a colaboração de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), da Universitat Jaume I, da Espanha, e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp.

Outras empresas de tecidos já desenvolveram máscaras, por exemplo, com ação antiviral. A marca Insider criou uma máscara que atua contra a contaminação cruzada, isto é, pelo contato com sua superfície, porque desativa vírus e bactérias em até 15 minutos, conforme a norma internacional ISO 18184, dispensando, assim, a troca a cada 4 horas.  

Boas notícias como essas merecem ser compartilhadas!

Tópicos: Coronavírus, Pesquisas, Tecidos

Nova call to action

Posts recentes

Você conhece o Cartão de TODOS Esportes? Veja os detalhes e benefícios

read more

Quais são os sintomas de gastrite nervosa? Descubra e saiba como controlar

read more

Qual é o valor da endoscopia com o Cartão de TODOS? Descubra!

read more