Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Consulta no urologista: por que fazer de tempos em tempos?

18 de maio, 2023

por

Compartilhe:

Embora muitas pessoas já tenham o hábito de ir ao médico periodicamente para fazer um check-up, marcar uma consulta no urologista é algo que nem sempre faz parte dos planos. Esse é um profissional que os pacientes costumam buscar mais quando surgem sintomas específicos, e não de forma preventiva.

Há também o fato de que a urologia é bastante vista como uma especialidade voltada apenas para homens, o que não é verdade. Qualquer pessoa pode e deve ir ao urologista para cuidar da saúde.

A seguir, entenda melhor por que você deve ir a uma consulta no urologista. Boa leitura!

O que faz um urologista?

O urologista é o médico especializado em condições que acometem o sistema urinário de homens e mulheres e o sistema reprodutor masculino. Assim, o profissional é responsável por fazer exames para chegar a um diagnóstico, orientar o melhor tratamento para cada doença e até mesmo realizar cirurgias.

O ideal é que os homens comecem a se consultar com um urologista ainda na pré-adolescência para acompanhar a saúde dos órgãos reprodutores. Já adultos, o acompanhamento deve continuar com uma consulta pelo menos uma vez por ano, da mesma forma que as mulheres são acompanhadas por um ginecologista.

As mulheres, por sua vez, também precisam consultar um urologista regularmente, principalmente se já tiveram doenças do trato urinário. Nesse caso, uma vez por ano também é a frequência indicada para procurar esse profissional.

Qual é a importância de uma consulta com urologista?

Ir a uma consulta no urologista preventivamente ou mesmo quando surgem sintomas é de suma importância para diagnosticar e tratar corretamente uma série de problemas, como:

  • dificuldade para urinar;
  • infecção urinária;
  • incontinência urinária;
  • inflamações no trato urinário;
  • tumores no sistema urinário;
  • cálculo renal;
  • fimose;
  • disfunção erétil;
  • ejaculação precoce;
  • impotência sexual;
  • infertilidade;
  • infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Além disso, a consulta no urologista é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o tipo mais comum de câncer entre os homens, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Por esse motivo, aqueles com mais de 40 anos precisam procurar o médico anualmente para realizar exames específicos para detecção dessa doença.

Como a consulta no urologista costuma ser?

Para quem nunca procurou um urologista, certamente fica a dúvida sobre o que esperar dessa consulta e como se preparar. Não muito diferente de como acontece em outras especialidades, a primeira consulta é o momento de o médico fazer uma avaliação geral do paciente e conhecer seu histórico de saúde, além de solicitar exames.

É comum que os pacientes, principalmente homens, fiquem constrangidos em consultar o urologista, ainda mais quando já têm idade para fazer o exame de toque retal, utilizado no diagnóstico do câncer de próstata. No entanto, o exame é rápido, não causa dor e é muito importante, de forma que vale a pena deixar a vergonha de lado para cuidar da saúde.

Como é possível perceber, ir a uma consulta no urologista periodicamente permite diagnosticar doenças de modo precoce para iniciar o tratamento adequado com agilidade. Assim como em outras áreas médicas, consultas preventivas são fundamentais para manter a saúde em dia e precisam ser uma prioridade na agenda de qualquer pessoa.

Quer saber como marcar consultas por um preço baixo? Acesse o site do Cartão de TODOS e entenda como podemos ajudar!

Tags: