Não há dúvidas de que, hoje em dia, o hábito de fazer compras é muito diferente do que há alguns anos. Depois do surgimento da internet, em poucos minutos já é possível escolher o produto ou serviço que deseja e comprar quando e onde quiser, com toda a comodidade das lojas virtuais.
No entanto, alguns cuidados são fundamentais para evitar cair em golpes e ter seus dados bancários roubados, ou ainda, acabar comprando “gato por lebre”. Por isso, separamos as dicas mais importantes para fazer as compras na internet com segurança, principalmente agora em que uma das datas mais movimentadas do comércio se aproxima: a Black Friday.
Veja as cinco regras de ouro a seguir e compre sem medo.
1 – Faça as compras usando somente um celular ou computador de confiança
A primeira regra para fazer uma compra com segurança é usar somente um equipamento de confiança com um antivírus atualizado. Jamais use computadores públicos que podem conter vírus e roubar os dados pessoais. Também é preciso ter cuidado com a rede wi-fi na qual estiver conectado: prefira redes conhecidas e protegidas por senhas.
2 – Escolha sites de compra confiáveis
Procure dar preferência a lojas virtuais conhecidas, indicadas por amigos e familiares. Apesar da grande variedade de ofertas de produtos na internet, resista à tentação de comprar sem saber antes as informações sobre quem está vendendo. Sempre é recomendável buscar a reputação da loja nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e em sites de avaliação de compras, como o ReclameAqui, que registra as reclamações dos clientes.
3 – Verifique a conexão de segurança
Quando entrar em uma loja virtual, verifique se há o símbolo de um cadeado em uma das extremidades da barra de endereço do navegador. Esse pequeno cadeado significa que todos os dados que você inserir no site ficarão guardados em ambiente seguro.
4 – Confira se o site disponibiliza informações sobre a empresa e canais de atendimento
Antes de efetuar a compra verifique se o site disponibiliza informações da empresa como razão social, CNPJ, endereço, e também os canais de atendimento ao cliente. Saiba quais as formas de contato, se há telefone, e-mail ou número de WhatsApp. Também é indicado saber a política de compra da empresa, ou seja, quais os procedimentos em caso de troca do produto, formas de envio e prazos de entrega.
5 – Deixe registrada a sua compra
Apesar de ficar registrada no site, é importante você também arquivar os passos da sua compra, em caso de haver qualquer problema futuro. Guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações como o comprovante de pagamento. Se preferir, faça um print da tela (ou tire foto) e deixe salvo como uma forma de documentação.
Fontes: Canal Tech, Meu Porto Seguro e UOL.