Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Conheça 6 dicas para conviver bem com a família durante a quarentena

Com o distanciamento social imposto pela pandemia, a convivência familiar foi colocada à prova.

Casais, filhos e familiares nunca passaram tanto tempo juntos e, apesar de estarem habituados a conviver, cada um tem uma rotina e uma individualidade. Em circunstância normal, aceitar os costumes dos outros já não é tarefa simples e se torna mais complexo ainda quando é preciso dividir o mesmo espaço.

Para superar esse período da melhor forma possível, listamos, abaixo, 6 dicas para você conseguir manter a harmonia em casa, seja com os filhos, o/a marido/esposa, pais, tios, amigos ou netos.

Estabelecer uma rotina para toda a família é muito importante

É claro que cada um deve preservar sua individualidade, realizando tarefas de seu próprio interesse, mas o primeiro ponto para uma boa convivência familiar é manter uma rotina e estabelecer horários para que todos compartilhem dos bons momentos. Por exemplo, nada de cada um almoçar na hora que bem entender. Além de melhorar a relação, sentar-se à mesa juntos pode evitar problemas, sobretudo, para os adolescentes. Segundo a estudiosa Ane Fishel, fundador do The Family Dinner Project (Projeto Jantar em Família), uma organização não governamental que existe há 15 anos nos Estados Unidos, os adolescentes que fazem refeições em família estão menos propensos a ter distúrbios alimentares ou depressão, e têm menos riscos de se envolverem com drogas e bebidas alcóolicas. Além disso, almoçar e jantar em família melhora o relacionamento entre pais e filhos.

Ocupe o tempo livre com atividades prazerosas

Mesmo quem está em home office tem mais tempo livre do que antes, pelo menos aos finais de semana. Para não surtar com o confinamento, é muito importante focar em atividades prazerosas e positivas, como ler um livro, assistir filmes e séries, dançar, ou seja, dedicar um tempo à própria diversão e ao relaxamento. Respeitar a nossa própria vontade é o primeiro passo para respeitar as diferenças dos outros. Afinal, quando estamos bem com a gente, as relações com o próximo fluem melhor.

Planeje eventos para curtir em família

Para que haja harmonia entre todos, é importante planejar atividades em família que sejam saudáveis e agradáveis. Preparar uma noite do cinema pode ser um programa divertido para todos. Se houver desentendimento sobre a escolha do gênero do filme, façam um acordo. A cada semana, por exemplo, um escolhe o tema preferido. Uma dica para tornar esse momento ainda mais especial é criar um ambiente de descontração na sala ou no quarto, com colchões, travesseiros e cobertores. Vale ainda fazer pipoca ou alguma guloseima para entrarem no clima compartilharem durante a sessão.

Incentive os idosos

Neste período, os idosos geralmente são os mais afetados. Vale incentivar as pessoas mais velhas realizarem atividades que lhe deem prazer, como assistir um filme de época, fazer palavras-cruzadas, ouvir músicas e ler um livro. Que tal ler para ele/ela e discutir depois o enredo? Este pode ser um bom passatempo com os pais. Se estiver longe deles, faça ligações por vídeo ou telefone. Fazer contato é fundamental para os idosos se sentirem importantes.

Atividades para as crianças

Em primeiro lugar, os pais devem organizar uma rotina com seus filhos. Uma dica importante é adaptar brincadeiras e atividades no dia a dia das crianças, que sejam educativas e lúdicas ao mesmo tempo. Sabemos que não está fácil conciliar trabalho e casa, mas se reunir as duas funções, aprendizado e brincadeira na mesma atividade, aproveitará melhor o tempo com os pequenos. Há canais no Youtube e no Instagram de contadores de histórias e programas educativos. Confira algumas opções abaixo:

O Baú da Camilinha

Fafá Conta

Minuto da Terra

Turminha do Paraíso

Uma noite para o casal

Com a rotina atribulada de afazeres e responsabilidades dobradas com os filhos na quarentena, é possível que a vida do casal tenha ficado em segundo plano. Para aquecer a relação, vale reservar uma noite da semana só para namorar. Escolham uma noite só para vocês se divertirem. Vocês podem, por exemplo, marcar um encontro no quintal, na varanda ou no próprio quarto. Produza-se, prepare um canto com velas e petiscos, dancem juntinhos ou curtam um filme romântico. O importante é manterem um papo leve e otimista. E, por que não, fazerem novos planos para o futuro?

Tópicos: Quarentena, Convivência familiar, Relações

Nova call to action

Posts recentes

Cartão de TODOS promove intercâmbio cultural por meio da culinária

read more

4 sintomas da anemia infantil para ficar de olho

read more

O Cartão de TODOS cobre exames? Entenda

read more