Ter um bom currículo, buscar qualificações e apresentar uma boa conduta profissional são alguns fatores que fazem com que a sua carreira seja alavancada. No entanto, tem outro ponto muito importante para prestar atenção: evitar conflitos no trabalho.
Construir uma imagem profissional positiva é fundamental para alcançar os seus objetivos de carreira e ter o sucesso esperado. Por isso, vale a pena também ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho e colaborar para um clima organizacional positivo.
Pensando nisso, trouxe 7 dicas para lidar com conflitos no trabalho de maneira profissional e eficiente. Quer saber como manter um bom relacionamento onde você atua? Então, acompanhe e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
1. Evite que as fofocas se espalhem
Um ambiente de trabalho pesado pode interferir até mesmo na sua saúde mental e física, sem contar que ocorrem diversos prejuízos quando toda a equipe não atua em harmonia. Desse modo, o que fazer para lidar com conflitos no trabalho?
Aqui vai uma ótima sugestão: evite que as fofocas se espalhem. Esse é um dos principais problemas enfrentados no ambiente de trabalho. Afinal, ninguém gosta de saber que estão falando da sua vida, principalmente em um espaço profissional.
Desse modo, se alguma fofoca chegar até você, evite passá-la para mais alguma pessoa. Além disso, mostre como isso pode ser incômodo para os outros e não incentive que os seus colegas continuem espalhando os boatos.
2. Identifique a raiz do problema
Uma das maneiras de solucionar um problema é entender o que está o causando. Desse modo, tente identificar quais são os fatores que trazem mais conflitos no trabalho. É conversar sobre política? É a falta de diálogo entre a equipe? Confira o que pode trazer desconfortos ou desavenças entre os colegas e busque maneiras de evitá-los.
As reuniões são espaços fundamentais para identificar e conversar sobre a raiz do problema. Desse modo, sempre que houver muitos conflitos no trabalho, é interessante incentivar uma conversa sobre o assunto.
3. Dê tempo para os envolvidos
Muitas vezes, as pessoas estão estressadas ou estão passando por uma fase conturbada na vida. Isso pode acontecer com qualquer um, e o melhor que pode ser feito é respeitar. Por isso, dê tempo para os envolvidos e, caso seja algo ao seu alcance, ofereça suporte para ajudar com os problemas.
Além disso, tente incentivar o diálogo no ambiente de trabalho. Assim, é possível entender melhor por que uma pessoa começou a agir diferente ou o que está sendo feito que traz sentimentos negativos a outros colegas.
4. Converse em um local adequado
Não adianta nada tentar lidar com os conflitos no trabalho chamando a atenção dos colegas na frente dos outros ou, até mesmo, falando pelas costas. Sempre que houver desavenças ou desentendimentos, é importante esperar os ânimos se acalmarem e escolher tanto o momento quanto o local apropriados para mediar os problemas.
Dessa maneira, se você estiver em uma posição gerencial dentro do ambiente de trabalho, chame as pessoas envolvidas no conflito e fale com cada uma em particular. Caso você esteja no meio da confusão, peça para conversar amigavelmente com o colega e tente resolver os problemas em um espaço isolado dos outros. Isso ajuda a evitar fofocas e constrangimentos.
5. Aprenda a dar feedbacks positivos
Os conflitos existem em praticamente qualquer lugar em que várias pessoas estão reunidas. Afinal, cada um tem o seu jeito de pensar, falar e agir; e essas diferenças, apesar de positivas, podem gerar alguns problemas em determinados casos.
No entanto, também é possível tirar uma boa lição dos conflitos. Ao gerenciar essas interações, você pode identificar saídas para que as interações não prejudiquem o trabalho nem a saúde dos envolvidos.
Uma estratégia para conseguir isso é por meio dos feedbacks positivos, ou seja comentários construtivos. Avaliar os colaboradores e ajudá-los a melhorar os pontos fracos é uma maneira de manter o ambiente de trabalho produtivo e com um bom engajamento. Com esse retorno, o grupo se sente mais valorizado e motivado a continuar buscando um bom desempenho profissional.
Sendo colega de trabalho ou estando em um cargo de supervisão, você pode oferecer feedbacks, utilizando uma linguagem acolhedora e colocando-se à disposição para ajudar no que for possível. Assim, você aprende a se tornar um bom líder, conquistando bons resultados na carreira.
6. Seja transparente nas decisões
Independentemente da escolha que você fizer, é preciso que ela seja comunicada de maneira transparente. Dessa forma, as pessoas conseguem entender as suas ações, e é possível criar uma discussão colaborativa, sem ofensas ou conflitos.
Além disso, esse é um ótimo incentivo para que os demais colegas sejam transparentes com relação às suas decisões no ambiente de trabalho. Assim, todo o clima organizacional sofre efeitos positivos, o trabalho pode ser mais interativo e colaborativo, assim como é possível reduzir a incidência de conflitos.
7. Desenvolva inteligência emocional
Por fim, é importante observar em mais um aspecto fundamental para ter um bom desenvolvimento profissional e caprichar no marketing pessoal: a inteligência emocional.
Antes de tudo, é importante perguntar: você sabe o que é inteligência emocional? Muitas pessoas confundem essa habilidade com a ideia de não demonstrar os sentimentos e ser um profissional rígido, que não apresenta fragilidades.
No entanto, a inteligência emocional no âmbito profissional não tem nada a ver com isso. Na verdade, trata-se de saber gerenciar as emoções para manter o foco no trabalho, mesmo ao passar por situações desafiadoras e que envolvem muita pressão. Desse modo, ao desenvolver essa habilidade, é possível evitar que os conflitos mexam muito com os seus sentimentos e façam com que você tome decisões sem pensar.
A inteligência emocional é uma das habilidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho. Por meio dela, você consegue se sair bem em situações conflituosas e contribuir para que todos possam se resolver de maneira harmoniosa.
Como visto, desenvolver algumas competências é importante para saber como lidar com conflitos no trabalho. Liderança, equilíbrio, inteligência emocional, foco no desenvolvimento pessoal e profissional, assim como as habilidades interpessoais são apenas alguns fatores que vão ajudar na resolução de problemas. Além disso, é importante estar sempre em busca do crescimento da carreira e de alcançar os seus objetivos.
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