Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Confira 5 dicas de ouro para fazer sua compra do mês render mais

Com a assustadora alta do preço dos alimentos nas últimas semanas, ficou mais caro comprar até mesmo os itens básicos do dia a dia. Em muitos lugares, o pacote de arroz, que normalmente custava em torno de R$ 15, chegou a valer R$ 40. Como o brasileiro não perde a esportiva, a alta súbita chegou a virar até mesmo memes em redes sociais e viralizou na internet. Mas, levando o assunto a sério e usando a ajuda da economia, esse problema pode ficar menos “salgado”.

Além do arroz e do feijão, outros alimentos básicos também tiveram aumentos expressivos, como o leite, o óleo de soja e as carnes. Diante disso, descobrir maneiras de economizar e fazer a sua compra do mês render mais pode ser a salvação para o orçamento doméstico.

Descubra 5 dicas de ouro para evitar o desperdício e ainda poupar o seu dinheiro.


1 - Utilize mais o freezer

Uma das melhores soluções contra o desperdício está bem próxima de você: seu freezer ou congelador. A utilização do freezer prolonga a vida útil dos alimentos em até quatro vezes. O importante é saber embalar com cuidado e, se caso for descongelar, não voltar o alimento ao freezer. Algumas comidas prontas também podem ser congeladas, como o arroz, feijão, carne moída e sopas.

 

2 - Fique atento ao prazo de validade

Muitas vezes um alimento em promoção chama tanto a nossa atenção que acabamos comprando diversas unidades sem ver o prazo de validade. Assim, a desejada economia pode se transformar em um grande prejuízo. É preciso ter muito cuidado, pois é comum os supermercados darem descontos em produtos próximos ao vencimento.


3 - Monte um cardápio da semana

Além de facilitar a sua vida, ao montar um cardápio da semana, você vai saber exatamente quais os ingredientes e quantidades de que precisa. Dessa forma, não corre o risco de comprar mais do que necessita e ainda consegue pensar em sugestões com os alimentos que ainda tem em casa.


4 - Aproveite ao máximo os alimentos com receitas criativas

É comum jogarmos cascas e talos de alimentos no lixo, mas, muitas vezes, com isso estamos também jogando fora nutrientes importantíssimos para a nossa saúde e perdendo a chance de aproveitar melhor esses produtos. Assim, o aproveitamento integral dos alimentos traz benefícios para todos. Partes, normalmente descartadas, como cascas de banana, de abacaxi, laranja e talos de brócolis e couve-flor, por exemplo, rendem receitas saborosas e nutritivas.


5 - Planeje a sua ida ao supermercado

Além de buscar formas de economizar em casa, é fundamental planejar o momento de fazer as compras para não estourar o seu orçamento. Dicas simples como levar anotado tudo o que precisa; não ir ao supermercado com fome nem estressado; estabelecer um limite de valor para a compra e somar na calculadora podem realmente surpreender você e fazer toda a diferença.

Fontes: Serasa Ensina e Fabiana Scaranzi Educação Financeira

Tópicos: Alimentos, Economia, Economia doméstica

Nova call to action

Posts recentes

6 mitos e verdades sobre o anticoncepcional: acabe de vez com suas dúvidas

read more

Afinal, como cuidar da saúde sem sair de casa? Descubra!

read more

Seu IMC está normal? Saiba como calcular esse índice

read more