Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como se proteger dos problemas respiratórios no tempo seco

5 de outubro, 2020

por

Compartilhe:

Nas últimas semanas, uma reclamação tem se tornado cada vez mais frequente em todo o País: o tempo seco. Apesar das diferenças nas condições climáticas nas regiões brasileiras, a escassez de chuva e a baixa umidade do ar são comuns na maior parte das cidades. Com isso, cresce a incidência de diversos problemas respiratórios como rinite alérgica, asma, bronquite, irritação na garganta e até mesmo sangramento nasal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar para o corpo humano está entre 50 e 80%. Abaixo desses índices, pode ocorrer o ressecamento das vias aéreas, o que aumenta o risco de inflamação e o surgimento dos problemas respiratórios. Além disso, a poluição e as queimadas prejudicam ainda mais a qualidade do ar, agravando os sintomas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), muitas localidades no Brasil estão atingindo níveis alarmantes de umidade relativa do ar, abaixo de 20%, o que significa alto risco para a saúde. Diante disso, a única saída é mudar alguns hábitos para amenizar as consequências dessa situação.

Saiba as dicas para proteger a sua saúde no tempo seco:

  • Consuma muito líquido para hidratar o corpo. Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Se não tiver umidificador de ar, espalhe baldes com água ou panos úmidos pela casa, principalmente, no quarto, ao dormir;
  • Mantenha os ambientes limpos e arejados e, se possível, livres de tapetes e cortinas, que podem acumular poeira;
  • Evite ficar muito tempo no ar condicionado, isso pode ressecar ainda mais as vias respiratórias, além de impedir a renovação do ar natural;
  • Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico algumas vezes por dia;
  • Tente não fazer exercícios físicos no período entre 10h e 18h;
  • Evite roupas e cobertores de lã ou com pelos. Se precisar usar mesmo assim, sempre lave antes. Ao ficarem
    guardados, esses itens podem acumular pó e fazerem mal à saúde.

 

Fontes: Veja Saúde e Inmet.

Tags: