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Como parar de fumar? Conheça as melhores dicas e os tratamentos atuais

Se durante muito tempo fumar era símbolo de status e descontração, com o cigarro presente em filmes famosos e muitos comerciais televisivos, nos últimos anos a situação se transformou visivelmente. Cada vez mais pessoas se conscientizam sobre os malefícios do tabagismo à saúde, e o cigarro perdeu o seu status de glamour na sociedade.

Assim, parar de fumar se tornou um dos objetivos mais comuns na atualidade, principalmente depois do surgimento da pandemia da Covid-19. Diversos estudos apontam que fumar tanto o cigarro convencional como as versões eletrônicas favorece o agravamento da infecção causada pelo novo Coronavírus.

Por isso, listamos as melhores dicas e os tratamentos atuais que podem auxiliar os fumantes a superarem o vício e terem uma vida mais saudável:


• Faça um planejamento e escolha uma data para parar de fumar

O ideal é escolher uma data específica para ser o seu primeiro dia como ex-fumante. Mas, para isso, faça um planejamento, diminuindo gradualmente a quantidade de cigarros nas duas semanas que antecedem à data marcada. Dessa forma, será mais fácil a transição. Nesse processo, tente adiar ao máximo fumar o primeiro cigarro do dia, pois isso aumenta a chance de diminuir a quantidade total diária.


• Evite o café e as bebidas alcoólicas

Geralmente, essas duas bebidas estão associadas ao ato de fumar. Por isso é aconselhável evitar o cafezinho e as bebidas alcoólicas durante o processo de superação do vício. Além da dependência física, causada pela nicotina, a dependência psicológica é muito forte. Assim é importante se afastar dos hábitos ligados ao uso do cigarro.


• Busque ajuda médica para tratamentos auxiliares

Parar de fumar não depende só de “força de vontade” como muitos dizem. É preciso muita disciplina e também a adoção de estratégias que podem ser fundamentais para enfrentar esse desafio.

Atualmente, há muitas formas de reposição de nicotina que aliviam os sintomas de abstinência, como chicletes, pastilhas, adesivos para pele e spray nasal de nicotina. Além disso, o médico pode receitar medicamentos como o Bupropiona, aprovados para o tratamento contra o tabagismo.


• Identifique os “gatilhos” que levam ao cigarro

Para conseguir vencer o vício é muito importante identificar os “gatilhos”, ou seja, situações que fazem você sentir vontade de fumar. Por exemplo, ver outras pessoas fumando, tomar café e bebidas alcoólicas (como já mencionado) e situações de estresse são alguns exemplos. Assim que identificar, tente ao máximo evitar o contato com esses gatilhos.


• Procure aplicativos que podem ajudar

A tecnologia trouxe muitas facilidades ao nosso dia a dia e uma delas é o uso de aplicativos para as mais diferentes finalidades, inclusive apps para auxiliar a parar de fumar. Disponíveis para celulares com sistema Android e iPhone, os aplicativos trazem textos motivacionais, comunidades on-line e estimativas de economia com o abandono do vício.


Fontes: Drauzio Varella, UOL Viva Bem e G1.

Tópicos: Saúde, Cigarro, Abstinência

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