Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Confira como mexer no Excel e saiba criar planilhas mais profissionais!

Você sabe como mexer no Excel? Esse é um dos editores de planilhas mais utilizados por todo o mundo e facilita muito a rotina no trabalho, nos estudos, na organização financeira e nas demais tarefas. Por meio desse programa, é possível fazer gráficos, organizar tabelas, administrar dados, entre várias outras funções.

Apesar de ser muito conhecido e de oferecer diversas vantagens, muitas pessoas não entendem como utilizar esse aplicativo. Você é uma delas? Então, saiba que mexer no Excel pode ser mais simples do que você imagina.

Neste post, vou mostrar as principais funcionalidades do Excel e dar algumas dicas para utilizar o aplicativo no seu dia a dia para obter diversos benefícios. Acompanhe!

Quais são as principais funcionalidades do Excel? 

Tem interesse em saber o que o Excel pode fazer para ajudar no seu dia a dia? Então, confira as principais funcionalidades do programa!

Tabelas dinâmicas

O ponto-chave do Excel são as tabelas. Contudo, o software apresenta um diferencial, que permite que as linhas e colunas se correlacionem de forma dinâmica. É isso que permite que o aplicativo ajude a economizar tempo na gestão de dados e oferece mais precisão nas informações.

Administração de dados

O Excel é uma ótima ferramenta para organizar e visualizar informações importantes. Por meio da tabela, é possível administrar os dados, classificá-los de acordo com as suas classes e, inclusive, filtrá-los, para encontrar os elementos fundamentais para determinada tarefa.

Preenchimento automático

O Excel também tem um sistema de aprendizagem, que reconhece padrões já digitados, oferecendo a função de preenchimento automático de células conhecidas. Por mais simples que pareça, essa funcionalidade contribui muito para poupar tempo e ter mais praticidade no dia a dia.

Funções

O Excel oferece diversas funções para manusear os dados das tabelas. Além disso, apresenta funcionalidades inteligentes, como a formatação condicional, que permite que o programa responda com resultados mais precisos diante de uma determinada condição indicada pelo usuário.

Como usar o Excel para criar planilhas profissionais? 

Gostou das funcionalidades do Excel? Então, veja como você pode aproveitá-las para criar planilhas profissionais que otimizem a sua rotina de trabalho ou de estudos!

Conheça as principais funções

Conhecer as funções que o Excel apresenta é o primeiro passo. Apesar de serem várias, algumas delas se destacam e fazem com que esse programa seja tão valioso, como as seguintes:

  • SOMA — essa é uma das funções mais simples, mas que ajuda muito no dia a dia, somando os valores indicados;
  • SOMASE — trata-se de uma variação da soma, na qual os valores só serão somados caso correspondam a uma dada condição;
  • MÉDIA — calcula a média aritmética dos valores indicados;
  • DESVPADA — essa função calcula o desvio-padrão de uma média, que nada mais é que o grau de dispersão dessa medida;
  • MÁXIMO ou MÍNIMO — compara os valores de um intervalo e identifica qual é o maior e qual é o menor;
  • CONT.VALORES — conta a quantidade de células que pertencem a um determinado intervalo;
  • CONT.SE — nesse caso, conta as células que pertencem a um intervalo, dada uma condição;
  • PROC — localiza um valor, presente em uma linha ou coluna, compatível com o procurado.

Faça um curso

Existem diversos cursos que ajudam a dominar as funções do Excel nos mais variados níveis: iniciante, intermediário e avançado. Para compreender melhor o programa e utilizá-lo no dia a dia, vale a pena procurar boas aulas.

Treine

Tente aprender as funções do Excel praticando por conta própria. Insira dados aleatórios e visualize como o programa os interpreta e organiza. Assim, é possível encontrar várias funcionalidades que você não havia visto antes. 

Por que usar o Excel?

Se você chegou até aqui e ainda não se convenceu de que o Excel é um ótimo aliado para o seu dia a dia, então, não deixe de ler as principais vantagens de utilizar esse software, a seguir!

Produtividade

Ter uma boa produtividade no trabalho ou nos estudos é um dos principais objetivos de muitas pessoas no dia a dia. Afinal, com isso é possível render mais e melhor, fazendo com que o tempo desempenhado em uma determinada atividade seja mais bem aproveitado.

O Excel tem recursos suficientes para aumentar a produtividade e, até mesmo, a disciplina nos estudos. Por meio do programa, você consegue visualizar melhor os dados e informações que precisa trabalhar, além de programar algumas funções específicas para realizar as tarefas pendentes.

Economia de tempo

Como visto, com o Excel, é possível ter mais eficiência nas tarefas. É por isso que, além de sua produtividade ser melhorada ao utilizar bem as funcionalidades do programa, você consegue economizar várias horas ao automatizar alguns processos.

Pense em quanto tempo você demoraria para organizar algumas informações em um caderno. Isso sem falar na necessidade de estar com esse objeto por perto sempre que tiver necessidade.

No Excel, tudo o que você precisa é inserir as informações, aproveitar as funções do programa para otimizar tempo e ter uma maior precisão no armazenamento, processamento e organização dos dados.

Além disso, um documento do Excel pode ser salvo em nuvem e o programa também está disponível para dispositivos móveis. Desse modo, é possível acessá-lo de onde estiver, seja pelo computador, smartphone ou tablet.

Flexibilidade

Esse software também é bastante flexível, sendo possível realizar inúmeras atividades, indo bem além de montar planilhas. Inclusive, você consegue configurá-lo em diversas línguas, principalmente o inglês, o que pode ajudar a aprender outro idioma mais rápido.

Agrega valor ao currículo

Lembra que eu disse que o Excel facilita muito a vida profissional? As empresas também reconhecem isso. Não é à toa que diversos recrutadores dão preferência a candidatos a uma vaga de emprego que apresentam noções de informática.

Por esse motivo, ao apresentar um currículo com conhecimentos em Excel, você acaba atraindo mais a atenção dos recrutadores e ganhando pontos extras na seleção. Afinal, como visto, ao conhecer o programa, é possível ter em mãos habilidades facilitadoras da rotina, que ajudam a otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

Entendeu por que saber como mexer no Excel é importante? Esse é um software que pode ser utilizado para os mais variados objetivos e nos mais diversos níveis de domínio. Além disso, faz parte da rotina de muitas empresas e cursos. Por isso, quanto mais cedo você aprender a utilizá-lo, mais vantagens poderá obter com o programa.

Além de ter domínio do Excel, existem outras maneiras de melhorar o seu currículo e apresentar diferenciais competitivos. Quer saber mais? Então, leia também algumas dicas para ser chamado para as entrevistas de emprego!


Posts recentes

Saúde financeira pessoal: confira sua importância e como organizá-la

read more

7 dicas de jardinagem para ter plantas e flores bonitas em casa

read more

Como aprender o básico sobre economia: 5 dicas práticas para o dia a dia

read more