Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, um dos problemas que se agravou foi o endividamento e a inadimplência dos brasileiros. A crise econômica, que já afetava muitas famílias, acabou piorando com o aumento dos índices de desemprego e a queda no faturamento das empresas durante o período.
Em julho deste ano, um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que o endividamento das famílias no Brasil alcançou recorde histórico. Assim, com mais dívidas e menos renda, ficar com o nome “negativado” tornou-se uma situação recorrente.
No entanto, uma luz no fim do túnel começa a aparecer. Com a expectativa de retomada da economia, no final deste ano, várias pessoas já têm o mesmo plano em mente: limpar o nome. E, ao contrário do que muita gente pensa, alcançar esse objetivo pode ser mais simples e fácil do que se imagina.
Durante a pandemia, o Serasa lançou o programa chamado “Serasa Limpa Nome”, que permite a negociação das dívidas de forma on-line, sem sair de casa e com grandes possibilidades de descontos. Veja como é simples:
1 – Consulte o seu CPF
Antes de tudo, é preciso saber exatamente quais são as suas dívidas e para quem está devendo. Para isso, é possível consultar seu CPF gratuitamente no Serasa Consumidor.
2 – Acesse o site do Serasa Limpa Nome
Depois de acessar o site, digite o seu CPF e clique em consultar. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.
3 – Confira as suas dívidas no site e faça a negociação
Depois de entrar com o seu login, aparecerão na tela todas as dívidas que tiverem alguma oferta de negociação. Em seguida, você pode clicar em “ver oferta” e visualizar os detalhes, com o desconto que a empresa oferece, as opções de parcelamento e a data de vencimento.
4 – Conclua a negociação e gere o boleto
Após escolher a melhor opção de negociação, clique em concluir acordo e gerar o boleto. Pronto! Só não se esqueça de pagar o boleto em algum banco.
Importante!
- Após o pagamento do boleto, as empresas têm até cinco dias úteis para deixar o seu nome limpo.
- Não são todas as empresas que têm parceria com o Serasa Limpa Nome. Se a empresa para a qual está devendo não estiver no site, você precisará entrar em contato diretamente com o credor.
- Se a dívida tiver mais de cinco anos, ela não estará mais nos bancos de dados do Serasa, mas continuará existindo.
- Para regularizar, é preciso também entrar em contato diretamente no local onde fez a dívida. Não adianta: a dívida não caduca de fato!
Fontes: Serasa e UOL Economia.