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5 dicas de como lidar com chefes difíceis

5 de agosto, 2021

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Os desafios no ambiente de trabalho são diversos. Desenvolver novas competências, superar obstáculos todos os dias e manter a motivação em alta são alguns deles. Outro exemplo é lidar com chefes difíceis.

Por mais que essa não seja a melhor situação do mundo, ela é capaz de trazer vários aprendizados. Você já passou ou está passando por isso? Sabe o que fazer? A seguir, apresento 5 dicas de como lidar com chefes difíceis e conciliar o trabalho e a saúde mental!

A importância de um ambiente saudável de trabalho

É natural que pequenos conflitos aconteçam quando existe uma convivência no dia a dia, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente. Quem é autônomo não passa por isso, só que ser chefe de alguém também é uma grande responsabilidade.

Pessoas diferentes divergem em muitos pontos, mas o mais importante é não deixar que isso comprometa as boas relações, a saúde e os seus resultados profissionais.

Conviver em um espaço agradável é algo que influencia diretamente a motivação e produtividade de cada um, já que é difícil ter um bom rendimento quando estamos tristes ou insatisfeitos. Inclusive, existe o risco de que alguns problemas se tornem mais graves, levando ao desenvolvimento de quadros de insônia, estresse ou até depressão.

Portanto, cultivar um ambiente saudável de trabalho deve ser uma prioridade pelo bem dos colaboradores e da própria organização. Afinal, de pouco adianta ter uma equipe desmotivada, improdutiva e infeliz.

Dicas de como lidar com chefes difíceis

Muitos fatores ajudam na construção e manutenção de um ambiente saudável para trabalhar, como conforto, respeito e segurança. Ter que lidar com chefes difíceis é um problema que pode existir nesse caminho, sendo importante tentar contornar a situação.

Veja algumas dicas para superar esse desafio sem prejudicar o seu trabalho e bem-estar.

1. Tenha organização

Saber gerenciar suas tarefas e cumprir todas elas com certeza é uma atitude que vai evitar muita dor de cabeça. Fazer tudo o que está ao seu alcance da melhor maneira possível é o mesmo que não dar motivos para que o seu chefe reclame de você.

A organização é uma habilidade necessária para ser um profissional produtivo, assim como disciplina e comprometimento. Sabendo disso, se esforce para administrar suas atividades muito bem e, assim, diminuir as chances de problemas.

2. Desenvolva sua inteligência emocional

Personalidades difíceis exigem muita inteligência emocional, especialmente em dois sentidos: para conseguir manter um bom relacionamento mesmo com as dificuldades e para não se desestabilizar.

Ou seja, você precisa saber controlar as emoções que surgem diariamente: raiva, estresse, tristeza, frustração, medo, pressão, angústia, entre várias outras. As dicas são fortalecer suas próprias emoções e não levar tudo para o pessoal.

É comum que algumas pessoas (ainda mais na posição de chefe) descontem seus problemas em outras ou acabem transferindo problemas por também não saberem lidar com eles. Quando se deparar com mau-humor ou grosseria, por exemplo, respire fundo e não perca sua razão.

Essa jornada de desenvolver a inteligência emocional envolve muita calma, paciência e autocontrole. Busque conhecimento para enfrentar os elementos negativos e não se abalar com as pequenas coisas. Pense em como isso pode prejudicar sua vida pessoal e profissional!

3. Ofereça feedbacks sempre construtivos

Nem sempre uma pessoa que ocupa um cargo de chefia está aberta a ouvir feedbacks dos seus subordinados. Porém, pode ser que isso aconteça no seu ambiente de trabalho, e dar um retorno construtivo é uma boa estratégia para melhorar o relacionamento.

Às vezes, você pode precisar de uma ajuda ou tem que corrigir uma falha que não estava sob o seu controle. Independentemente do que houve, é claro que isso precisa ser feito com toda cautela. Exponha suas ideias e esclareça suas demandas sempre com muito cuidado.

Bater de frente nunca é a melhor opção, sendo com o seu chefe ou qualquer pessoa. Prefira dizer o que é necessário de forma construtiva, focando nas possíveis soluções e não só nos problemas.

4. Aposte em uma boa comunicação

A principal ferramenta em um relacionamento é a comunicação. Por mais que a outra parte da relação não seja tão fácil de lidar, você pode assumir o papel de facilitar o entendimento.

Detalhes podem virar grandes confusões; por isso, a clareza é um dos aspectos fundamentais. Deixe tudo muito claro e procure entender o outro lado para não agir impulsivamente. Com muita educação, tire suas dúvidas e se posicione sempre que for preciso.

A parte boa de ter tanta paciência e se comunicar de forma objetiva é poder demonstrar essa habilidade para o seu chefe. A torcida é para que ele aproveite a inspiração para aprender a fazer o mesmo.

5. Defina seus limites

O incentivo para ser uma pessoa controlada, consciente e tranquila é pensar no seu sucesso profissional — e, claro, na sua saúde. No entanto, isso não quer dizer que você deve aceitar qualquer tipo de comportamento de um chefe.

Desentendimentos acontecem, e aquele velho ditado de ter que “engolir alguns sapos por dia” não é ficção. O que não deve fazer parte da sua realidade é falta de respeito e ética.

Casos de ofensas, assédio ou qualquer outro contexto grave não podem ser aceitos. Existem também os chefes que cobram excessivamente, sem levar em conta as reais condições que o funcionário tem de realizar determinadas tarefas.

A questão é que ter dedicação no trabalho e aguentar um chefe complicado é diferente de ter os seus limites pessoais invadidos a todo momento. Ainda que você precise do emprego, nada vale sua integridade, certo?

Então, saiba quais são os seus limites e quando uma situação pode fazer mais mal do que bem. Também é importante tentar resolver usando o poder da comunicação, expondo seus sentimentos e limitações com sinceridade.

Saber como lidar com chefes difíceis é um exercício diário, que nem sempre vai ser fácil. Aproveite todas as oportunidades de aprendizado e acredite na sua evolução sem descuidar da saúde em nenhum momento!

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