Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Quer aprender como fazer um bom churrasco? Veja estas 8 dicas!

20 de outubro, 2021

por

Compartilhe:

Mesmo que seja um “evento” muito comum para a maioria dos brasileiros, é verdade que nem todo mundo sabe como fazer um bom churrasco. Logo, nada melhor que pegar umas dicas para melhorar cada vez mais os resultados, não é mesmo?

Essa é uma oportunidade de estar com pessoas queridas, bater papo e até combater o estresse da rotina. Mas é claro que a refeição também precisa ser de ótima qualidade para deixar esse momento melhor ainda.

E você, faz parte do grupo dos churrasqueiros ou ainda não? Siga as minhas dicas e aproveite!

1. Entenda como funciona a churrasqueira

Existem vários tipos de churrasqueiras com funcionalidades diversas. Além do sistema tradicional da brasa, os modelos elétricos ou a gás também não deixam a desejar.

Para quem não sabe acender o fogo, basta embebedar o carvão ou lenha com álcool e jogar um fósforo aceso para ocasionar a combustão. Assim que a labareda se formar, você já pode começar a colocar os alimentos. Não deixe o fogo atingir diretamente a carne, para não ressecá-la ou queimá-la.

Outros detalhes, como usar espetos ou grelha, influenciam os cuidados que precisam ser tomados para que a carne seja bem assada. Portanto, tenha atenção a tudo isso para evitar erros que comprometam o seu churrasco.

2. Compre carnes de qualidade

Dificilmente você vai ter um ótimo churrasco se não tiver carnes de qualidade, o que não significa que precisa escolher apenas carnes nobres durante as compras. Inclusive, opções vegetarianas podem ajudar a complementar sua refeição e ficam uma delícia quando são assadas — como abobrinha, abacaxi, cebola, pimentão, entre outras.

Independentemente de qual for a sua preferência de corte, dê prioridade para carnes frescas e que tenham boa procedência. Outra recomendação é deixar o seu churrasco variado, escolhendo mais de uma opção de carne, como linguiça, asa de frango, cortes bovinos, suínos, entre outros.

3. Prepare um bom tempero

Fora a qualidade do produto, o tempero faz toda a diferença para ter um resultado saboroso. Nesse caso, tudo depende do que você gosta para condimentar os alimentos, lembrando que cada tipo de carne pode combinar mais com alguns temperos do que outros.

O ingrediente básico para não ter um churrasco sem sabor é o sal grosso, porém, é possível utilizar outros itens como pimenta, ervas (alecrim, tomilho, orégano, salsinha etc.), alho, cebola, limão e assim por diante.

Passe toda a sua mistura na carne antes mesmo de ela ir para a churrasqueira, deixando alguns minutos para o tempero ser absorvido. Se preferir, use apenas o sal e faça pastas ou molhos para servir com a carne já assada. O principal cuidado é não exagerar nas quantidades, a fim de não ficar temperado em excesso e difícil de comer.

4. Tenha os acessórios necessários

Ter os acessórios certos em mãos, com certeza, vai facilitar o seu churrasco. Cada um tem suas necessidades, e algumas churrasqueiras têm realmente um kit completo para cumprir a missão de servir seus convidados.

O que seria essencial para não passar sufoco? Basicamente, você vai precisar de uma boa faca, um garfo para ajudar no corte, uma tábua de apoio e um pegador para mexer com os alimentos sem furá-los, de modo a não perder a suculência. Há vários outros complementos e acessórios de churrasco bem inusitados, mas esses não podem faltar.

5. Fique de olho na churrasqueira

O tempo na churrasqueira é um dos segredos de como fazer um bom churrasco. Apesar das referências e dicas de outras pessoas, muitos fatores influenciam o resultado: a potência do fogo ou a espessura do corte da carne, por exemplo. Ainda temos diferentes pontos do assado que agradam (ou não) as pessoas.

Como não há uma regra sobre o tempo, o ideal é acompanhar com atenção cada alimento que está sendo assado. Uma dica: não fique virando várias vezes a carne. Quando achar que ela já está no ponto, tire da churrasqueira e corte um pedaço para conferir. Caso não esteja do seu gosto, deixe mais alguns minutos, sempre prestando muita atenção para não torrar a comida.

6. Aprenda a cortar a carne da maneira correta

Você pode colocar tudo a perder se não souber cortar a carne assada do jeito certo, sabia? Partir uma linguiça ou desfiar uma costela assada é mais simples, porém, especialmente os bifes e as peças inteiras requerem uma tática para não acabar com o seu churrasco.

Os experts nessa missão recomendam que a carne seja cortada sempre no sentido contrário às suas fibras. Tenha uma faca muito bem afiada e posicione-a em sentido transversal para deslizar bem sobre o pedaço. Assim, tanto a apresentação quanto o sabor serão preservados!

7. Aposte nos seus acompanhamentos preferidos

Nem só de carnes ou alimentos assados se faz um bom churrasco. Os acompanhamentos deixam tudo ainda mais gostoso e complementam sua alimentação. Você pode inovar nesse sentido ou seguir sugestões tradicionais, como:

  • arroz;
  • vinagrete;
  • salada;
  • maionese de batatas;
  • pães;
  • farofa.

Se o seu foco é ficar por conta do churrasco, peça para outras pessoas ajudarem nessa parte ou não deixe de verificar a churrasqueira de tempos em tempos.

8. Aproveite o momento

Esta é minha última dica para ter um ótimo churrasco, pensando não só na refeição, mas também no momento que deve ser aproveitado. Não ter pressa e curtir cada etapa faz parte do processo. Sem contar que a falta de cuidado pode prejudicar todo o resultado, como já falamos.

Aproveite a ocasião como uma verdadeira chance de cuidar da sua saúde mental, conviver com outras pessoas e se dedicar a algo prazeroso para quebrar a sua rotina. A experiência vai deixar você um churrasqueiro cada vez melhor!

É claro que o maior benefício de saber como fazer um bom churrasco é se deliciar com as comidas, mas não tenha dúvidas de que esses momentos podem ser muito especiais e marcar sua memória.

Com a pandemia aprendemos muito sobre isso, não é? Por isso, promova suas reuniões com segurança e saboreie um belo churrasco em família, junto aos amigos ou até mesmo sozinho.

Gostou? Então, aproveite para seguir o Cartão de TODOS nas redes sociais (Facebook e Instagram) para continuar acompanhando outras dicas super úteis!

Tags: