Ainda não pensou em como vai fazer para pagar IPVA? Saiba que você, provavelmente, não está sozinho nessa! No começo do ano, sempre surgem algumas contas a mais que precisam ser planejadas com cuidado.
A boa notícia é que existem ótimas maneiras de pagar o imposto do seu veículo com mais facilidade. Neste post, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você nessa missão. Acompanhe e saiba mais!
O que é o IPVA e como ele funciona?
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado sobre todo tipo de veículo com motor, como carro, moto, caminhão etc. Todos os proprietários legais desse bem devem realizar o pagamento desse imposto, a não ser que recebam a isenção.
Geralmente, quem não precisa pagar IPVA são os donos de veículos com mais de 10, 15 ou 20 anos de fabricação. O tempo mínimo vai depender do estado em que você mora, onde o bem está registrado.
Existe um valor médio cobrado pelo IPVA, mas saiba que o preço que você vai pagar é calculado de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) do seu veículo.
Como consultar o IPVA?
Para consultar o valor do IPVA, é preciso acessar o site ou o aplicativo do Detran do estado em que o veículo está registrado. Em seguida, procure pela opção “Infrações e Multas de Trânsito”, seguida de “Pesquisa de Débitos e Restrições de Veículos de Terceiros”.
O próximo passo é ir até “Débitos e Restrições”, digitar a placa do veículo em questão, assim como o número do RENAVAM. A partir disso, é possível conferir o valor e ter acesso ao boleto de pagamento.
Lembre-se de que nenhum outro site disponibiliza essa informação, apenas o Detran. Isso ajuda a evitar cair em golpes. Além disso, não é necessário informar seus dados pessoais nesse processo.
Quando o IPVA deve ser pago?
O IPVA costuma ter o vencimento no início do ano, geralmente no mês de março. Você tem a opção de pagar o valor total do imposto, que garante um pouco mais de economia, ou parcelar em até 3 vezes. As datas, geralmente, variam de estado para estado.
Como se organizar financeiramente para isso?
Quer saber o que fazer para pagar o IPVA sem nenhum problema? O segredo está na organização. Veja as nossas dicas!
1. Faça um planejamento financeiro
O primeiro passo é planejar como você vai pagar as contas do início do ano. Programar-se para quitar essas dívidas logo no começo é uma maneira de evitar dores de cabeça no futuro.
2. Organize as demais contas
Vai viajar de férias? Precisa comprar o material escolar das crianças? Tem mais alguma outra conta planejada para a época? Então, lembre-se de organizar todas elas para caber no salário.
Saber que vai precisar pagar o IPVA é uma excelente forma de se preparar e antecipar as dívidas que virão. Por isso, organize as outras contas tendo sempre em mente os impostos do começo do ano.
3. Poupe um pouco do décimo terceiro
Quer mais uma dica para manter a sua saúde financeira em equilíbrio? Guarde um pouco do valor que você recebe no fim do ano. Quem trabalha com carteira assinada tem direito ao décimo terceiro salário, uma quantia extra que ajuda a pagar as novas contas.
Para evitar prejuízos no seu bolso e andar com os documentos do veículo em dia, não deixe de se organizar para pagar o IPVA dentro do prazo. Assim, você fica longe de problemas e pode ter a tranquilidade de saber que todas as contas estão pagas.
Curtiu este post? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para ver mais conteúdos relevantes!