Conseguir juntar dinheiro não é uma tarefa fácil para muitas pessoas. No entanto, isso é necessário para garantir a segurança financeira pessoal e de toda a família. Para isso, nada melhor do que apostar em uma reserva financeira.
Engana-se quem pensa que uma reserva financeira é coisa para pessoas de alta renda. Na verdade, o ideal é que todos os indivíduos tenham consciência da importância de guardar dinheiro para se preparar para imprevistos.
Neste post, vou mostrar por que é importante começar a planejar o futuro, organizando as finanças e juntando dinheiro para uma reserva financeira. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem comigo!
Por que ter uma reserva financeira?
Sabe aquela geladeira que estragou justo quando cartão de crédito não tinha mais limite para arcar com esse custo? É muito provável que o desespero bata e você não saiba o que fazer para não se endividar, não é mesmo? Quem tem uma reserva financeira consegue ter mais tranquilidade em situações como essas.
Ocasiões inesperadas, problemas de saúde, perda do emprego, crises financeiras: todas essas são situações nas quais uma reserva pode ajudar a reduzir danos e a se organizar até que as coisas melhorem. Durante a pandemia, muitas pessoas entenderam o verdadeiro valor de conseguir juntar dinheiro para emergências.
Ter como objetivo montar uma reserva financeira é importante para se preparar para diversos imprevistos e manter o bem-estar mesmo em situações desafiadoras. Isso vale para qualquer pessoa, independentemente da classe social.
Como organizar as contas e sair do vermelho?
Conseguir juntar dinheiro, de fato, é um desafio para muitas famílias. Afinal, o número de pessoas endividadas no país ultrapassa os 60%, e isso é uma consequência de diversos fatores socioeconômicos.
Por isso, antes de começar a guardar para a sua reserva financeira, é preciso primeiramente aprender a organizar as contas e evitar ficar no vermelho. A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar nessa missão!
Use a tecnologia ao seu favor
Existem diversos aplicativos e planilhas que ajudam a organizar as suas contas e manter o pagamento em dia. Fazer uso dessas ferramentas é uma estratégia para não se perder e ter um bom acompanhamento dos gastos.
Busque reduzir as compras no cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser o seu melhor amigo, mas também é capaz de se tornar o grande vilão da história. Isso porque as taxas de juros são extremamente altas para quem não consegue fazer o pagamento total da fatura, caso ocorra algum imprevisto.
Por essa razão, é preciso ter muito cuidado ao usar essa forma de pagamento. O ideal é evitar fazer muitas compras no crédito. Além do mais, acompanhar cada gasto feito no cartão é muito importante para não deixar que a fatura chegue a um valor que você não consegue pagar.
Negocie as dívidas
Alguma dívida persegue você por muito tempo? Então, está na hora de negociá-la. Um dos motivos que faz com que uma pessoa se torne inadimplente é o alto valor de juros e multas acumulados. No entanto, é possível contornar esse problema de forma inteligente.
Muitas empresas oferecem descontos sobre os juros e permitem fazer o parcelamento da dívida, caso ela esteja muito alta. Negociar com o financeiro dos credores é a melhor maneira de limpar o nome.
Além disso, dê preferência para o pagamento das contas que cobram mais juros, como é o caso do cartão de crédito. Em alguns casos, fazer empréstimos com juros menores que os de suas dívidas é uma opção viável para sair do vermelho. Nesse caso, prefira uma alternativa de crédito pessoal que ofereça mais vantagens, como é o caso do CredTODOS.
Como conseguir juntar dinheiro de maneira eficiente?
Com as dívidas controladas, chegou a hora de saber o que fazer para conseguir juntar dinheiro de uma maneira eficiente. A seguir, confira mais dicas de sucesso!
Avalie os gastos e ganhos mensais
Você sabe o quanto gasta por mês? Esse é um conhecimento importante para se organizar financeiramente e saber o quanto precisa guardar na reserva de emergência. Por isso, comece analisando os seus custos mensais.
Além disso, estime a sua renda mensal, mesmo que seja um profissional autônomo. Assim, é possível projetar o limite máximo de gastos por mês e o quanto será possível guardar mensalmente. Dessa forma, basta fazer alguns ajustes para que os custos não ultrapassem esse valor.
Defina um objetivo
É muito complicado conseguir juntar dinheiro sem ter uma finalidade para essa quantia guardada. Definir um objetivo é como criar um gatilho mental para se motivar a alcançá-lo.
Para criar uma reserva financeira, pense nos benefícios e na tranquilidade que ela pode trazer no seu dia a dia. Além disso, defina um valor que você precisa guardar. Assim, é possível se organizar mensalmente para juntar toda a quantia.
Uma dica: o ideal é que uma reserva de emergência cubra cerca de 6 meses do seu estilo de vida. É por isso que saber o quanto você gasta por mês é tão importante. Assim, basta multiplicar esse valor por 6, definir o seu objetivo e criar pequenas metas para alcançá-lo aos poucos.
Saiba onde investir
Onde essa reserva vai ficar guardada também faz muita diferença. Existem diversos tipos de investimento, desde investimentos financeiros com selic até investimentos em loterias, como a mega da virada, que você pode fazer para ganhar ainda mais dinheiro.
No caso de uma reserva financeira, você deve ter a possibilidade de retirar o valor assim que for necessário. Desse modo, o ideal é apostar em investimentos com liquidez diária. A partir disso, confira as suas opções junto a instituições financeiras a fim de encontrar o melhor rendimento, sem deixar de avaliar as suas necessidades de ter o dinheiro em mãos quando surgirem emergências.
Busque uma renda extra
Procurar maneiras de fazer um dinheiro extra é outra alternativa para conseguir montar uma reserva. Assim, toda a renda vinda dessa nova opção pode ser guardada para resolver imprevistos. Para isso, pense nas suas habilidades e no tempo disponível para se dedicar a outra atividade que gera retorno financeiro.
Aprenda a economizar
Outra forma excelente de fazer com que sobre mais dinheiro é aprender a gastar o menos possível. Aproveitar os descontos, barganhar, comprar apenas o necessário e analisar sempre o custo-benefício de um produto ou serviço são apenas algumas estratégias que você pode adotar no dia a dia.
Apostar no Cartão de TODOS é uma maneira de economizar nos cuidados com a saúde, educação e lazer. Afinal, por meio dele, você tem várias oportunidades de desconto nas redes credenciadas, sendo possível conseguir juntar dinheiro sem deixar de cuidar do bem-estar.
Com essas dicas, você vai ver que para conseguir juntar dinheiro basta utilizar algumas estratégias e ter um objetivo bem definido. No entanto, para começar a montar uma reserva, é preciso sair do vermelho. Por isso, dê início à sua organização financeira o quanto antes para desfrutar de mais tranquilidade no futuro.
Este post inspirou você a tomar algumas iniciativas para se organizar financeiramente? Então, aproveite a visita e leia também como conseguir dinheiro para abrir um negócio!