Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Como combater o estresse? Descubra aqui o que fazer

O estresse é uma reação espontânea do nosso organismo e muito presente no cotidiano. Quando nos sentimos ameaçados de alguma forma, o corpo nos prepara para a suposta situação de perigo. O resultado é a manifestação de um estado de alerta, essencial à sobrevivência em diferentes circunstâncias. Isso, por sua vez, provoca mudanças emocionais e físicas que, em excesso, são prejudiciais. Daí a importância de aprender como combater o estresse de um jeito eficaz.

Nos casos em que o estresse se acumula e foge do controle, é a nossa qualidade de vida que fica em risco. A fim de mantê-lo sob controle, você precisa seguir algumas recomendações indispensáveis, como as dicas que selecionamos e apresentamos na sequência. Acompanhe!

Aprenda técnicas de respiração

Sim, respirar é um procedimento natural e espontâneo efetuado por qualquer pessoa. No entanto, existem técnicas de respiração que produzem uma sensação de tranquilidade quase instantânea ao organismo. Trata-se de uma forma de “dizer” ao corpo que toda aquela reação é um exagero e que, portanto, ele pode se acalmar.

Para alcançar tal nível de controle, a respiração abdominal e profunda é uma ótima pedida. Experimente, então, inspirar o ar apenas pelo nariz, contar até 5 e, em seguida, soltar o ar através da boca. Durante a soltura, conte até 10 para saber o momento de finalizar o exercício.

Pronto! Você acaba de praticar uma respiração lenta e profunda. Ela é essencial para ampliar o volume de oxigênio disponibilizado às células do cérebro, causa da sensação de bem-estar que surge logo em seguida.

Relaxe os músculos e a mente

Ao longo de dias complicados e cansativos, toda a tensão gerada costuma ser absorvida pela musculatura de partes variadas do corpo. Logo, é necessário encontrar meios de eliminar essa “carga”. Uma solução eficiente consiste em receber uma boa massagem terapêutica. Também vale a pena exercitar alongamentos, principalmente para aliviar a região dos ombros.

Para a mente, não há nada melhor do que a boa e sábia meditação, que atua como uma espécie de tranquilizante natural. Completa, a ioga ajuda a relaxar simultaneamente corpo, mente e espírito — reflexo de uma verdadeira filosofia manifesta por meio de movimentos (posturas) corporais precisos.

Priorize hábitos de vida saudáveis

Evitar alimentos nocivos e respeitar as horas de sono de que seu corpo necessita são dois hábitos básicos para evitar que o estresse ganhe grandes proporções. No primeiro caso, uma medida bem-vinda é preparar a própria comida com maior frequência.

Além de o próprio ato de cozinhar ser, em si, uma atividade relaxante, você sequer precisa perder tempo com pratos complexos. Afinal, receitas rápidas e fáceis não faltam. 

Em se tratando de noites bem-dormidas, vale ressaltar que elas são decisivas para fortalecer a imunidade. Aqui, a dica elementar se resume a aderir a uma rotina mais equilibrada. Para tanto, considere os seguintes pontos:

  • tente ir dormir no mesmo horário diariamente;
  • se cochilar à tarde, não ultrapasse o intervalo de 30 minutos;
  • evite ingerir líquidos que contenham cafeína no período noturno;
  • dê preferência a um cardápio mais suave no jantar;
  • prepare o ambiente adequadamente, ou seja: nada de luminosidade (seja de uma lâmpada, seja de um dispositivo eletrônico) e barulho. A luz compromete a produção de melatonina, enquanto o ruído favorece constantes interrupções do sono;
  • caso não esteja com muito sono, pratique atividades que proporcionem sonolência, como ouvir uma playlist repleta de músicas calmas. Se a dificuldade para dormir for frequente, é necessário ficar atento aos sinais de uma possível insônia.

Pratique atividades físicas

Há muitas razões para praticar exercícios físicos. Ao pensar em como combater o estresse de maneira satisfatória, colocar o corpo em movimento regularmente faz muita diferença.

Para entender o efeito, basta lembrar que a prática proporciona um aumento da liberação de endorfina. Trata-se de um dos hormônios usados em reações químicas que culminam na geração de uma sensação de bem-estar. Consequentemente, o estresse diminui.

Separe um tempo para fazer o que gosta

Com certeza, você deve ter ao menos uma atividade que gosta de fazer. Ouvir música, ler um livro, meditar, dar uma volta no parque, andar de bicicleta etc. Enfim, há uma infinidade de coisas que podem ser realizadas para minimizar as taxas de estresse, conservando-as em equilíbrio com outros índices corporais.

Tenha em vista que reservar um intervalo no dia para dar vida àquilo que afasta você dos problemas cotidianos é vital para que sua mente tenha algum momento de descanso. Em outras palavras, é fundamental aprender a dividir o dia entre as tarefas obrigatórias (estudo, trabalho etc.) e aquelas que sejam realmente prazerosas.

E se você estiver pensando “mas eu adoro o meu trabalho”, saiba que isso não é desculpa. Na verdade, existe até uma expressão para as pessoas que não conseguem parar de trabalhar: workaholic (alguém viciado em trabalho e em todos os elementos relacionados a ele, como as metas).

Em médio e longo prazo, a falta de algumas horas por dia só para você pode ser extremamente prejudicial. Logo, saiba priorizar o lazer quando for oportuno.

Não se esqueça de dar boas risadas

Rir com familiares e amigos é tão importante quanto tudo o que já foi comentado até aqui. Em casa, é interessante aproveitar e valorizar todo o tempo compartilhado com seus entes queridos. Desse modo, uma dica nesse sentido é conhecer atividades para fazer com as crianças.

Revise sua rotina e gerencie melhor o tempo

Você já parou para pensar com carinho na rotina que vem levando nas últimas semanas, meses ou, quem sabe, anos? O exercício é ótimo para que consigamos notar, de uma forma mais precisa, como gastamos as horas de nossos dias — de segunda a sexta; aos sábados e domingos.

A partir dessa revisão, fica fácil identificar o que pode ser alterado para tornar os dias mais serenos. De fato, a correria cotidiana tende a se apresentar como algo inerente e, de certa forma, indissociável da vida moderna em grandes centros urbanos.

Por outro lado, isso não significa que seja inviável ter dias mais suaves e, consequentemente, menos estressantes. Pensando nisso, determine intervalos específicos para cada tarefa.

Sempre que for necessário mais tempo, negocie consigo mesmo e com outras pessoas envolvidas (quando for o caso). Aprender a não se sobrecarregar é tão relevante quanto saber como combater o estresse. Com as dicas apresentadas aqui, você tem tudo para levar uma vida com leveza. Sabe o que contribui mais ainda? A oportunidade de ter em mãos um cartão que ofereça descontos incríveis em consultas médicas e em empresas que promovam atividades de lazer.

Para aproveitar essa oportunidade imperdível, venha conversar com um de nossos consultores e conheça todas as vantagens surpreendentes do Cartão de TODOS

Tópicos: Saúde mental


Posts recentes

6 mitos e verdades sobre o anticoncepcional: acabe de vez com suas dúvidas

read more

Afinal, como cuidar da saúde sem sair de casa? Descubra!

read more

Seu IMC está normal? Saiba como calcular esse índice

read more