Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Climatério e menopausa: saiba a diferença e como melhorar os sintomas

23 de outubro, 2020

por

Compartilhe:

Não tem como fugir: mais cedo ou mais tarde o climatério e a menopausa chegam para todas as mulheres. No entanto, apesar de ser uma fase esperada, quando os sintomas aparecem geralmente impactam a vida feminina de forma drástica. Muitas vezes, até mesmo por falta de informações, grande parte das mulheres sofre intensamente nesse período da vida.

Antes de tudo, é importante distinguir dois momentos que geram bastante confusão – a menopausa e o climatério. Enquanto a menopausa é caracterizada pela parada das menstruações, o termo climatério designa a fase de transição entre o período reprodutivo da mulher até a sua última menstruação.

Assim, mesmo no climatério, muitas mulheres já começam a sentir os sintomas da diminuição dos níveis dos hormônios sexuais femininos, o estrogênio e a progesterona. A partir desse momento, os sintomas geralmente são acentuados à medida que a menopausa se aproxima, por volta dos 45 a 55 anos.

Sintomas

Entre os principais sintomas estão as famosas ondas de calor, suor intenso, irritabilidade, insônia, perda de memória, secura vaginal, cansaço frequente e perda de massa óssea (osteoporose). Com essa combinação de alterações, é comum que muitas mulheres nesse período desenvolvam quadros sérios de ansiedade e depressão.

A boa notícia é que atualmente há muitos tratamentos para aliviar esses sintomas. Um dos mais procurados e eficientes é a terapia de reposição hormonal, aliando o estrogênio e a progesterona, que pode ser de uso oral ou através da pele. No entanto, apesar de a terapia ser muito procurada, há contraindicações em casos de mulheres com riscos de desenvolver câncer de mama, doenças cardiovasculares, trombose, entre outras doenças. Por isso, uma avaliação médica minuciosa é sempre indicada.

Como aliviar os sintomas de forma natural

Para as mulheres que não podem ou não desejam fazer a terapia de reposição hormonal, também há formas naturais e muito eficazes de aliviar os sintomas do climatério e da menopausa. Pequenas mudanças nos hábitos cotidianos podem aumentar bastante a qualidade de vida neste período.
Confira as dicas!

  • Reduza o consumo de café e de bebidas alcoólicas que podem aumentar o nível de ansiedade.
  • Tenha uma alimentação mais saudável, rica em cálcio (leite e seus derivados) e vegetais que contenham fitoestrógenos (hormônios vegetais que têm ação semelhante ao estrogênio), como soja, grão-de-bico e brócolis.
  • Pratique atividade física regular, o que ajuda no bem-estar físico e emocional.
  • Beba bastante água para se hidratar. Além da secura vaginal, outras partes do corpo, como a pele e os cabelos, também ficam ressecados com a diminuição hormonal.
  • Tenha o hábito saudável de tomar sol por 10 a 15 minutos, no horário entre às 10h e 16h, pelo menos 3 vezes por semana. Essa prática é muito importante para o organismo produzir a vitamina D, além de melhorar o sistema imunológico. 

Fontes: Veja Saúde, Drauzio Varella e UOL.

Tags: