Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Cashback: entenda como funciona e qual a lógica por trás?

6 de abril, 2023

por

Compartilhe:

Encontrar estratégias para economizar no orçamento doméstico é fundamental para manter as contas em dia e economizar em casa. Por isso, vale a pena conhecer o cashback, uma maneira muito interessante de recuperar uma parte do valor que você gasta nas compras — e que vem ganhando cada vez mais espaço no comércio.

Para aproveitar os benefícios desse tipo de serviço, é importante começar entendendo bem do que se trata, seu funcionamento e o que você precisa fazer ter acesso a ele. Assim, você consegue planejar melhor como vai gastar o seu dinheiro e se certificar de que realmente vai economizar uma parte dele.

Elaboramos este post para ajudar você a entender o que é e como funciona o cashback, além de trazer algumas dicas imperdíveis de como conseguir economizar por meio dessa estratégia. Acompanhe!

O que é cashback?

É muito provável que, ao fazer compras ou simplesmente observar o anúncio de um produto, você já tenha se deparado com o termo em inglês cashback — que em português significa “dinheiro de volta”. Como a própria palavra indica, é uma prática em que o consumidor pode receber de volta uma parte do valor que pagou em uma compra.

A primeira empresa a adotar o uso do cashback foi a Ebates, dos Estados Unidos, ainda no ano de 1998. Desde então, essa estratégia ganhou mais adeptos em outros países, chegando ao Brasil em 2007. Com o tempo, o cashback se consolidou como um modelo de recompensa bastante vantajoso, que certamente chama a atenção dos consumidores.

Como funciona o cashback?

É importante notar que as regras do cashback variam de uma empresa para outra. Por exemplo, em alguns casos é possível que você receba 0,5% do dinheiro de volta, enquanto em outras situações mais raras a devolução pode chegar a 100% do valor. O ideal é sempre procurar entender quais são as condições ofertadas em cada compra.

Para ganhar dinheiro com cashback, é necessário fazer a compra por meio de um site ou aplicativo que adota essa estratégia. Na prática, existem alguns tipos diferentes de cashback, como destacamos aqui:

  • carteira digital — o cliente recebe o dinheiro de volta em forma de crédito em uma carteira digital, e o valor normalmente só pode ser usado em novas compras;
  • cashback financeiro — o valor é depositado na conta bancária do cliente;
  • cashback social — quem recebe o valor é uma instituição beneficente, e o cliente apenas escolhe qual causa social vai apoiar, dentre as opções apresentadas pelo negócio (meio ambiente, crianças ou animais, por exemplo).

Qual é a lógica por trás dos programas de cashback?

Como o cashback é uma forma de os consumidores recuperarem uma parte do valor que gastaram, é normal que você se pergunte por que as empresas possibilitam que isso aconteça. Afinal de contas, qual é o sentido em devolver dinheiro aos clientes e abrir mão de faturar mais?

Acontece que, por incrível que pareça, o cashback é interessante não só para quem compra, mas também para quem vende. Isso porque a estratégia é um diferencial competitivo que dá mais visibilidade ao negócio e ajuda a atrair e fidelizar mais clientes, o que gera mais lucro ao longo do tempo.

Como ganhar cashback?

Se você também quer ganhar dinheiro com cashback, como tantas pessoas já fazem, saiba que é possível fazer isso em várias situações rotineiras. A seguir, destacamos algumas dicas para ajudar:

Compras online

Essa é uma das maneiras mais simples de receber cashback, já que a prática é bastante comum nas lojas virtuais. Então, da próxima vez que for fazer uma compra pela internet, observe se há a opção de pagar por meio de alguma ferramenta — geralmente um aplicativo — que oferece cashback.

Pagamentos

Bancos e outras instituições financeiras também costumam oferecer cashback quando os pagamentos são feitos. Nesse caso, cada vez que você pagar um boleto ou usar o cartão de crédito, por exemplo, uma porcentagem do valor vai ser devolvida a você.

Estabelecimentos físicos

Postos de combustível, restaurantes e lojas físicas, entre outros estabelecimentos em que você faz compras presenciais, podem ter programas de cashback. Em geral, é preciso informar o número do celular e outros dados no momento da compra.

Cartão de TODOS

Você pode utilizar o aplicativo do Cartão de TODOS para fazer pagamentos e receber de 1,5% até 100% de cashback, a depender do valor da compra e das condições de cada loja. É só consultar, no próprio aplicativo, quais são as farmácias, padarias, mercearias, açougues e demais lojas do ramo varejista que são parceiras do Cartão de TODOS.

Quais são os benefícios do Cartão de TODOS?

Vale ressaltar que o cashback é apenas um dos diversos benefícios do Cartão de TODOS, que é um cartão de descontos aceito em todo o Brasil por milhares de estabelecimentos. Com ele, você e sua família conseguem ter muito mais acesso a serviços de saúde, educação e lazer, e tudo por um valor que cabe no orçamento.

No âmbito da saúde, o Cartão de TODOS possibilita que você pague apenas R$ 26,00 em consulta médica de clínica geral e R$ 35,00 em outras especialidades médicas. Além disso, há descontos em consultas odontológicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Já a compra de medicamentos em farmácias parceiras sai com até 35% de desconto.

No que se refere à área da educação, o Cartão de TODOS facilita o acesso a cursos técnicos, profissionalizantes, graduação, pós-graduação e idiomas, além de ajudar a baratear a compra de materiais. Em outros setores, os descontos ainda continuam em restaurantes, hotéis, academias, clubes, parques, pet shops, comércio varejista e muitos outros locais.

Desse modo, o Cartão de TODOS é um ótimo meio para você ganhar cashback e economizar mais no dia a dia, além de conseguir outros descontos que fazem diferença no orçamento. Assim, é interessante conhecer melhor esse serviço e aproveitar todos os benefícios junto com a sua família.

Quer conhecer ainda mais o Cartão de TODOS e cada um dos nossos benefícios? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Tags: