Trabalhar de forma autônoma e, muitas vezes, sem ninguém para ajudar é um desafio árduo, mas também comum para os brasileiros. Geralmente, contando com poucos recursos financeiros, um dos maiores obstáculos é como divulgar o seu serviço ou produto de forma barata e atraindo o maior número de clientes possível.
Diante disso, uma das estratégias mais eficazes é o marketing pessoal, que nada mais é do que promover a si mesmo e o seu serviço de forma a zelar por sua boa imagem e reputação. Atualmente, com a popularização dos meios digitais, esse objetivo ficou muito mais fácil. Acompanhe as dicas a seguir e se surpreenda:
1 – Tenha um cartão pessoal físico ou digital
Não são somente as empresas que devem ter um cartão de visitas, mas também todo empreendedor. Se estiver sem dinheiro nem precisa ser um cartão impresso. Com uma versão digital, que apresente o tipo de serviço prestado, e-mail e telefone, já é possível fazer a divulgação nas mídias sociais e ampliar a sua rede de contatos.
2 – Faça seu perfil no LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com pessoas que se conectam em busca de vagas de emprego ou para compartilhar assuntos relacionados a negócios e oportunidades de aprimoramento nessa área. Assim, nada melhor do que ter um perfil atualizado na rede e usar a plataforma para interagir com os usuários e promover os serviços que oferece.
3 – Participe de eventos
Relacionamento é a palavra-chave do marketing pessoal. Por isso, participar de eventos e conhecer pessoas é fundamental para divulgar a si mesmo. Não precisa ser eventos pagos! Muitas vezes, pequenos encontros em associações de bairros e condomínios ou mesmo realizar cursos de marketing digital em turmas na internet podem representar grandes oportunidades de novos contatos e indicações do seu trabalho.
4 – Faça uma faxina em suas redes sociais
As redes sociais como Facebook e Instagram são vitrines pelas quais enxergamos a vida das pessoas, como elas se apresentam. Assim, é preciso ter muito cuidado com as postagens que podem passar uma imagem que não condiz com o profissional competente, dedicado e cordial que deseja se apresentar. Publicações, a princípio insignificantes, podem arruinar a carreira de qualquer pessoa.
5 – Priorize o atendimento de cada cliente
Ter paciência com clientes chatos, muitas vezes, é difícil, mas a sua educação e seu empenho podem proporcionar ótimos resultados. Manter a boa postura, sem perder a razão, pode render um excelente retorno no futuro. Um cliente chato hoje pode fazer a indicação que mudará os rumos do seu negócio amanhã.
Fontes: Me Poupe e Profissas.