Conhecer os diferentes benefícios do ômega 3 é um passo importante para incluir na rotina mais alimentos com esse importante nutriente. Com isso, é possível cuidar melhor da saúde e do bem-estar por meio de uma alimentação saudável e equilibrada.
Esse é um dos ácidos graxos mais conhecidos, principalmente por estar presente nos peixes. Mas saiba, desde já, que esse não é o único alimento em que você pode encontrar esse composto.
Neste post, entenda melhor o que é o ômega 3, por que é benéfico para a saúde e como garantir que faça parte da sua alimentação!
O que é ômega 3 e qual sua importância para o corpo?
O ômega 3 é um tipo de gordura, mais conhecido como ácido graxo, que tem ação benéfica no organismo. Apesar de ser um nutriente fundamental para a saúde, o corpo não o produz naturalmente. É por isso que é importante contar com uma boa alimentação no dia a dia para manter a nutrição do organismo.
A maior parte dos alimentos que possuem boas quantidades de ômega 3 em sua composição é de origem animal. No entanto, quem segue uma dieta vegana ou vegetariana também pode consumi-lo regularmente em outros alimentos, como oleaginosas, ou fazer suplementação, se for indicada por um nutricionista.
Quais são os benefícios do ômega 3?
Para entender melhor a importância do consumo de ômega 3 no dia a dia, vale a pena conferir os principais benefícios que esse nutriente é capaz de proporcionar ao organismo. A seguir, veja a lista!
Diminui a inflamação
Uma das principais funções do ômega 3 é proporcionada pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Esse é um fator muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico e para o cuidado com a saúde.
Uma alimentação rica em ômega 3 permite a absorção adequada desse nutriente. Dessa forma, infecções virais ou bacterianas podem provocar reações menos intensas e sintomas mais leves no corpo, devido à propriedade anti-inflamatória do ácido graxo.
Além disso, essas mesmas funções são excelentes para combater os radicais livres do corpo, provocados pelo estresse oxidativo das células. Assim, é possível prevenir o envelhecimento precoce, uma série de doenças e o agravamento de sintomas de transtornos crônicos.
Protege contra doenças cardiovasculares
Diversas doenças cardiovasculares são consequências da má alimentação, como o excesso de frituras e alimentos gordurosos no dia a dia. É claro que fatores genéticos também influenciam o surgimento de problemas na saúde do coração e das passagens sanguíneas, mas ter uma boa alimentação é uma ótima maneira de prevenir ao máximo o aparecimento dessas complicações.
O ômega 3 é um exemplo de fonte de gordura boa. Por conta disso, é capaz de regular o colesterol e evitar o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Com isso, é possível prevenir doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, a hipertensão e o colesterol alto.
Consequentemente, com o consumo regular de ômega 3, por meio de uma alimentação equilibrada, é possível ter uma boa saúde cardiovascular e mais qualidade de vida.
Evita a formação de coágulos
Alguns compostos presentes no ômega 3 também contam com propriedades anticoagulantes. Isso faz com que as plaquetas tenham mais dificuldade de se agrupar, evitando o surgimento de trombos, coágulos de sangue na veia ou em artérias.
Com uma nutrição adequada com ômega 3, é possível também evitar graves complicações de saúde, como a trombose venosa e a embolia pulmonar. Com a prevenção de doenças cardiovasculares, esse é um fator muito importante para a promoção de bem-estar e longevidade.
Ajuda a combater a depressão
Não é apenas a saúde física que tem benefícios com o consumo do ômega 3. O bem-estar mental também é melhorado, desde as funções cognitivas e proteção do cérebro até a prevenção do agravamento de transtornos mentais.
O ômega 3 também tem ação nootrópica. Isso é fundamental para melhorar algumas funções cognitivas, como atenção e memória. Consequentemente, o desempenho no trabalho e nos estudos é potencializado com o consumo regular do nutriente, por meio da alimentação balanceada. A longo prazo, também pode contribuir para a prevenção do surgimento dos sintomas do Alzheimer.
Além disso, o ômega 3 auxilia no tratamento da depressão. Isso porque atua também na regulação do humor e do processamento emocional, com o estímulo à produção de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina. Com isso, sintomas de apatia e problemas de sono, presentes em pessoas com depressão, podem ser diminuídos.
Combate a asma
A função anti-inflamatória do ômega 3 também é útil para o controle dos sintomas da asma. Com a prevenção de crises, é possível ter muito mais bem-estar e qualidade de vida para a realização de atividades diárias.
Quais alimentos são ricos nesse nutriente?
Mas, afinal, onde encontrar esse nutriente tão importante para a saúde física e mental? Confira alguns alimentos ricos em ômega 3 que você pode consumir de forma pura ou em receitas:
- peixes de águas frias — salmão, sardinha, atum, anchovas, cavalinha, truta, entre outros;
- vegetais de folhas verde-escuras — espinafre, agrião, couve etc.;
- oleaginosas — castanhas, nozes, pistache e amêndoas;
- frutas vermelhas — morango e framboesa;
- abacate;
- ovos.
Como incluir o ômega 3 na dieta?
A melhor maneira de consumir mais ômega 3 no dia a dia é por meio do preparo de alimentos ricos desse nutriente. Como você viu, existem opções para todas as refeições, inclusive os lanches da tarde.
Sendo assim, experimente consumir alimentos ricos em ômega 3, pelo menos, duas vezes ao dia. Por exemplo, comer um abacate com pão no café da manhã e ovos com salada de vegetais no almoço já oferece uma boa porção do nutriente para seu organismo.
Para montar o cardápio ideal para as necessidades do seu corpo, é importante consultar um nutricionista e conversar sobre os seus objetivos. Assim, é possível identificar as doses adequadas de ômega 3 para o seu organismo e montar um plano alimentar equilibrado e personalizado.
O importante mesmo é ter em mente os principais benefícios do ômega 3 e incluí-lo na alimentação diária. Ao consumir alimentos mais saudáveis e de forma equilibrada, você pode cuidar melhor da saúde da família e desfrutar de bem-estar e qualidade de vida, justamente por conta de uma boa nutrição.
Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter para ver muito mais conteúdos sobre os cuidados com a saúde e qualidade de vida!